quinta-feira, 11 de novembro de 2010

CARTÕES ECOLOGICAMENTE CORRETOS SÃO A NOVA ONDA

Traços do efeito estufa no meio ambiente
Coletânea reúne 25 cartunistas que abordam sustentabilidade com humor




De uns tempos para cá, o aquecimento global entrou para a rotina da população mundial. As mudanças climáticas viraram temas para filmes, teses acadêmicas, bate-papo em boteco, reclamações em pontos de ônibus. E, como muitos problemas da humanidade, chegaram aos traços dos cartuns.
Criatividade e uma pitada de humor, é assim que a temática está sendo tratada na coletânea Aquecimento Global em Cartuns. Vinte e cinco cartunistas passaram por uma seleção para compor o livro, que revela uma preocupação com o ritmo acelerado das transformações ambientais.
Após assistir ao Live Earth de 2007, o cartunista carioca Leonardo Valença, 36 anos, teve a ideia de reunir cartunistas talentosos e engajados para colaborarem no livro, trabalho que demorou dois anos e meio para ficar pronto. Grande admirador de Ziraldo e cartunista há oito anos, ele conta como foi o processo de criação do livro, fala sobre a tendência de abordar temas complexos utilizando cartuns e explica como a obra que organizou é sustentável até no momento da impressão.

Como surgiu a ideia para fazer o livro?

Acho relevante quando vários artistas se unem em prol de uma questão tão importante como esta. No campo da música, pude assistir ao Live Earth, evento que reuniu artistas de vários países em torno do aquecimento global, nas areias de Copacabana em 2007. Percebi ainda que o tema sustentabilidade chamava a atenção de muitos cartunistas e daí tive a idéia de reunir novos talentos num livro de coletânea sobre o tema.

E como foi a partir dessa idéia inicial?

Apresentei o projeto ao Brazil Cartoon, portal que reúne cartunistas de todo o país (do qual eu também faço parte) e eles apoiaram a projeto, além de colaborarem na divulgação do livro. A coletânea visa criar um espaço de divulgação de novos talentos do humor gráfico e desenvolver uma reflexão sobre a questão do aquecimento global. Os cartuns abordam o tema com bom humor e bastante irreverência, fazendo um alerta sobre a importância da preservação ambiental em nosso planeta.

Quais os critérios de seleção dos 25 cartunistas que estão no livro?

Abri um processo de seleção de cartuns sobre o tema que foi divulgado pelo Brazil Cartoon e outros sites especializados em quadrinhos como Universo HQ e Bigorna. Recebi muitos trabalhos de vários cartunistas de todo o país. Foram selecionados aqueles que abordaram o assunto com muito humor, inteligência e criatividade.

No universo dos quadrinhos, há trabalhos importantes que tratam de temáticas sérias, a exemplo de Maus (Art Spiegelman) e Persépolis (Marjane Satrapi). Você vê nisso uma tendência? Por quê?

Sim. Porque o artista gráfico precisa estar antenado sobre o que acontece ao seu redor, e os problemas que temos hoje de cunho social, político e econômico que nos afetam diariamente têm sido fontes de constante inspiração para as criações no universo dos quadrinhos.

O livro é composto por diferentes cartunistas, com traços e pensamentos diferentes, como vocês organizaram tudo para que tivesse uma unidade?

Os cartunistas reunidos no livro têm como enfoque principal a questão do aquecimento global retratado em vários cartuns que abordam diversos aspectos desta temática como o desmatamento, o derretimento das calotas polares e até mesmo a utilização de energias alternativas, como a eólica.

A preocupação com o meio ambiente também se refletiu no processo de impressão do livro (o sistema POD, de impressão sob demanda). Quais as vantagens?

O POD é um recurso de alta tecnologia de preservação do planeta, disponível há alguns anos e de eficiência comprovada. Mais do que um recurso tecnológico em si, é uma ferramenta de administração de recursos: em vez de produzir estoques de livros impressos, estes são impressos à necessidade em que são requeridos. Dessa forma, evita-se o desperdício financeiro e ambiental.
(Andrés Bruzzone Comunicação)
Fonte: Terra

Um comentário:

  1. A arte é uma das melhores armas para mudar o modo de pensar e de viver das pessoas...

    ResponderExcluir

Translation

translation