terça-feira, 25 de janeiro de 2011

LIXO VIRA LUXO: DOCUMENTÁRIO RECICLA VIDA DE CATADORES

O tom de ecologia é a força maior de Lixo Extraordinário no Oscar 2011

A coprodução brasileiro-britânica "Lixo Extraordinário" foi indicada nesta terça-feira ao Oscar de Melhor Documentário, segundo o anúncio feito pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

O filme aborda a relação do artista plástico Vik Muniz com os catadores do lixão de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias (RJ). O documentário, de 99 minutos, foi codirigido por João Jardim, Lucy Walker, Angus Aynsley e Karen Harley.

O lixo vira luxo via a ecologia e a arte da vida...

Artista com visão ecológica é a alma do filme













Após saber da notícia, João Jardim declarou à edição online do jornal "Folha de S.Paulo" que ficou muito feliz de fazer parte do projeto. "Seria uma grande vitória para o Brasil, já que a equipe, o tema, tudo é praticamente à brasileira", afirma o cineasta. Já o artista Muniz destaca as boas chances do documentário para o Oscar. "Entre os filmes indicados, é o mais forte, o mais premiado até agora, além do mais respira ecologia, hoje fundamental, nossas chances são muito grandes", declarou por telefone à agência EFE.
"Lixo Extraordinário" disputará a estatueta com os filmes "Exit through the Gift Shop", "Gasland", "Trabalho Interno" e "Restrepo", na cerimônia que será realizada no dia 27 de fevereiro, em Los Angeles.
Este filme já ganhou o prêmio Anistia Internacional e também o correspondente à votação do público na seção Panorama da última edição do Festival de Cinema de Berlim.


Fontes:  EFE
              Yahoo
               http://folhaverdenews.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Se o documentário ganhar o Oscar da categoria em filme estrangeiro vai mostrar o caminho para nosso cinema avançar mais (e novamente) pelo planeta, depois que os anos ditatoriais aqui destruiram o Cinema Novo e as gerações herdeiras de Glauber Rocha. E também irá valorizar a ecologia, algo superimportante para todos nós que amamos a vida e vamos à luta para mudar a realidade e criar o futuro.

    ResponderExcluir

Translation

translation