segunda-feira, 6 de junho de 2011

Manifestantes protestam contra Belo Monte e Código Florestal em SP e em outros lugares do país

Protesto bloqueou um sentido da Avenida Paulista no domingo Dia Mundial do Meio Ambiente
 
O jornalista de ecologia Randáu Marques nos envia de São Paulo o link para a matéria do Globo Natureza, feita pelo repórter Dennis Barbosa, registrando o ato público que manifestantes, em sua maioria jovens ligados ao movimento da ecologia e da cidadania, fizeram neste domingo à tarde, por sinal data mundial do meio ambiente, protestando contra a liberação pelo Ibama e o próprio projeto duma megausina em Belo Monte, como também, contra os conteúdos ruralistas no Código Florestal e até pela não-violência em relação ao animais ou a questão do lixo, que influem diretamente na qualidade de vida da população. Como estampou em sua cartolina um jovem manifestante "essa é a voz do Brasil". 
A manifestação foi organizada por grupos ambientalistas e de defesa dos direitos dos animais ocupou algumas faixas da Avenida Paulista, em São Paulo, no sentido Consolação. Os presentes pediam principalmente a paralisação das obras da usina de Belo Monte e a não aprovação da reforma do Código Florestal, que atualmente está nas mão do Senado. O protesto chegou a bloquear um sentido da maior avenida paulistana por alguns instantes, pouco antes das 16h, mas com a presença da polícia passou a se deslocar até a Praça da República, deixando um espaço livre para o tráfego de carros. Muitos dos motoristas em trânsito aplaudiam e buzinavam para apoiar a manifestação.

A agressão da megausina de Monte Belo ao Xingu na Amazônia foi um dos temas

O Código Florestal mobilizou a massa, assim como a defesa dos animais e da saúde pública

E não foi só em São Paulo, em Salvador na Bahia e em vários locais do país também protestos


Fontes: G1
             http://folhaverdenews.blogspot.com




3 comentários:

  1. Para um ecologista, todo dia é dia do meio ambiente, de toda forma a manifestação em SP e outros protestos e eventos em variados lugares do país na data odicial da ONU alertam nossos governantes e parlamentares sobre a necessidade de uma visão sustentável de desenvolvimento, respeitando a ecologia para um avanço econômico de verdade. Este foi também o tema, por exemplo, num programa jornalístico na Rádio Imperador AM de Franca, que é sintonizada em todo nordeste paulista e sudoeste mineiro. Em cada local do Brasil houve um tipo de evento ou manifestação, mas em geral o povo brasileiro mostrou o que quer da Nação.

    ResponderExcluir
  2. Depois mostraremos mais fotos e mais manifestações, também por aqui no interior, como por exemplo em Franca. Houve manifestações também durante plantios de árvores ou protestos contra situação do lixo ou pedidos de reciclagem em vários locais do país, o que se detecta é que uma nova a opinião pública sobre o valor da ecologia emerge em todo o Brasil, não só através de entidades como Xingu Vivo ou militantes do PV, mas há todo um movimento de consciência nacional, especialmente da juventude, que com certeza quer avançar uma nova forma sustentável de desenvolvimento, quer um desenvolvimento de verdade na Nação, que por enquanto ainda é o país da natureza.

    ResponderExcluir
  3. Até nos campos de futebol houve manifestações sobre Código Florestal, Belo Monte, meio ambiente: nova consciência nacional se manifesta. A modelo Gisele Bundchen fez campanha na mídia neste domingo com uma idéia: tome uma atitude no seu dia a dia pelo meiop ambiente. Vc pode conferir as fotos em www.redepv.ning.com ou também em www.movmarina.com.br nos comentários da matéria Manifestantes Protestam Contra Código Florestal E Belo Monte Em Vários Lugares

    ResponderExcluir

Translation

translation