quarta-feira, 13 de julho de 2011

HOJE DIA MUNDIAL DO ROCK, MÚSICA DA LIBERDADE


Hoje na era da música de mercado se redescobrem a poesia e rebeldia do rock 

No som de Jimi Hendrix a alma do rock dos anos 60

Os Mutantes, Caetano e Gil rock no Tropicalismo, no Brasil
Conforme destaca toda a mídia nacional e internacional, também nosso blog registra a data, celebrada de forma especial no Brasil pelo jornal e site do Estadão juntamente com a Rádio Eldorado, que busca escapar dos limites do mercado musical da atualidade. O Dia Mundial do Rock que é comemorado neste 13 de julho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), como uma homenagem ao megaespetáculo Live Aid, criado a fim de arrecadar fundos para combater a fome na África. Um grande show com os nomes mais importantes do rock mundial foi realizado simultaneamente em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos nesta mesma data, em 1985. Organizado por Bob Geldof, o show foi transmitido para todo o mundo e contou com a participação de evento artistas e bandas como The Who, Madonna, Led Zeppelin, Dire Straits, Queen, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, U2, Paul McCartney, Phil Collins, Joan Baez. Em 2005, o mesmo Geldof organizou o Live 8, maior e em com shows em mais países, para pressionar os países ricos, líderes do G8, a perdoar a dívida dos países pobres. Canções marcam a história do rock e seus ídolos, como The Beatles, Tha Rolling Stones, Elvis Presley, Jimi Hendrix, U2, Pearl Jam, The Who, Radiohead, The Police, The Smiths e muitos outros. A história começa no final da década de 40 e início dos anos 50, nos Estados Unidos, e se espalhou pelo mundo. Há controvérsias sobre qual foi a primeira gravação do rock, que marcaria o início do gênero musical, mas uma das primeiras e mais famosas canções foi Rock Around The Clock, de Bill Haley, em 1955. O rock se consagrou principalmente nos anos 60, 70 e até o final dos anos 80 quando o comercialismo da sociedade de consumo começou a invadir de vez a música popular em todos os países, também no Brasil.
 
Aqui o link para a playlist da Rádio Eldorado: ouça sucessos do Rock

www.estadao.com.br

2 comentários:

  1. Folha Verde News, neste novo projeto cultural que se inicia aqui no nosso blog, não poderia deixar de homenagear os pioneiros do rock no planeta e no Brasil: esta música poderá retornar numa nova era cultural no futuro? Sim,porque no momento a criação musical sofre uma crise de comercialismo, apesar de muitos talentos musicais em todos os lugares do mundo.

    ResponderExcluir
  2. Superimportante revalorizar músicas de verdade, como os rocks dos anos 60, 70, 80, que não tem nada a ver com essas musiquinhas de mercado de hoje em dia.

    ResponderExcluir

Translation

translation