sábado, 23 de julho de 2011

JOVENS RESGATAM IDEALISMO E PAIXÃO PELA ECOLOGIA

Jovem musa lidera protesto estudantil no Chile


              Camila Vallejo, 23 anos, se tornou musa do movimento estudantil no Chile. Foto: Divulgação
            Camila Vallejo, 23 anos, se tornou portavoz do movimento estudantil
              no Chile

Uma jovem militante da juventude vista como comunista ficou conhecida internacionalmente após liderar o movimento estudantil no Chile, que luta pelo fortalecimento da educação pública no país. De olhos azuis e traços delicados, a beleza de Camila Vallejo, 23 anos, vem sendo propalada e até um grupo de música popular dedicou a ela uma canção romântica de amor.Estudante do curso de Geografia e presidente da Federação Estudantil da Universidade do Chile (Fech), ela atua há cinco anos no movimento da juventude. E não é só a beleza que destaca a jovem na luta estudantil, a eloquência e o preparo também são marcas de Camila. Ela lidera um movimento que mantém em xeque o governo do presidente Sebastián Piñera, mostrando-se capaz de mobilizar mais de milhares de pessoas em passeatas pelo centro da capital Santiago.
Camila admite que a beleza ajudou a atrair a atenção dos meios de comunicação para a sua mensagem idealista, social, buscando uma transformação da realidade: "Objetivamente sou bonita e não tenho problemas em dizê-lo, mas não coube a mim decidir sobre qual seria a minha aparência. O que pude decidir é o meu projeto político e isso estou levando à frente", declarou em entrevista.

Fontes:  AFP
              Terra
              http://folhaverdenews.blogspot.com




Daniel Iliescu eleito agora presidente da União Nacional dos
Estudantes diz que jovens vão supreender também no Brasil
                                      
                   
                  Russa nada nua com baleias em mares gelados

 Natalia Asveenko faz experimento sobre o suposto 'radar' destes animais que conseguiriam perceber o estado de espírito e a comunicação dos humanos


Natalia Asveenko, campeã mundial de prender a respiração debaixo d'água, se lançou em um experimento ousado: nadar completamente nua, ao lado das baleias-brancas - também conhecidas como belugas - que habitam as gélidas águas de cerca de -2º Celsius no Mar Branco, próximo ao Círculo Polar, no noroeste da Rússia. Natalia, de 36 anos, pretende com seu intento, ''comprovar a teoria de que baleias-brancas e golfinhos têm uma espécie de radar que registra as ondas emitidas pelos humanos e ver como isso afeta seu comportamento'' e registrar essa experiência em vídeo."Quem sabe, possamos melhorar a comunicação entre baleias e as pessoas, que talvez pudessem assim ficar mais humanas em relação a estes animais".
Ela conta que ao começar a mergulhar completamente despida sentiu que os animais percebiam a sua vulnerabilidade e procuravam ajudá-la a até mesmo chegar à superfície.


Nua como uma beluga

Ecologista e pesquisadora quer também
nova relação de homens com animais

 Fontes: BBC
               http://folhaverdenews.blogspot.com/

4 comentários:

  1. Estaria voltando com tudo o movimento da juventude dos anos 60 e 70? Jovens de agora voltarão a se manifestar nas ruas em assuntos políticos, culturais? Agora com mais liberdade? E além de resgatar valores, vão também assumir a luta pela ecologia?
    Estas matérias nos levam a estas perguntas. As respostas estão com os jovens e a realidade ou o tempo.

    ResponderExcluir
  2. Homens e mulheres, que se tornaram o animal mais violento da Terra ultimamente, chegarão a ser realmente humanos?

    ResponderExcluir
  3. Duas informações muito lindas e positivas, comenta por e-mail para nosso editor o ecologista Valdivino Franco, acrescentando que "dá gosto acessar a Folha Verde".
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Neste dia trágico nos relembramos das mortes de Jimmi Hendrix, Janis Joplin e outras feras da música dos anos 60: morreu (não se sabe se por overdose ou excesso de problemas) Amy Winehouse, um talento musical, equilibrada em suas composições, mas sofrendo um total desequilíbrio na sua vida e também nas suas performances. Morre aos 27 anos (assim como Hendrix e Joplin...) quando tinha todo um trabalho pela frente. Neste dia trágico, esta notícia positiva da juventude no Chile, na Noruega, no Brasil, nos consola.

    ResponderExcluir

Translation

translation