sábado, 1 de outubro de 2011

BOMBA DE PAZ E DE CIDADANIA: O EFEITO MARINA


“O Efeito Marina” é livro de primeira a ser lançado na segunda 

O autor Alfredo Sirkis e a a líder socioambientalista (tema do livro) participarão de uma noite de autógrafos na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos: Sirkis é um dos fundadores do Partido Verde, ecologista, roteirista, escritor, líder de cidadania, assim como sua companheira de lutas Marina Silva, que já entrou e saiu do PV, já foi candidata superbem votada a Presidente do Brasil e hoje busca uma nova forma de fazer política, ela que já é um mito político do país, um ícone da luta socioambiental e que também agora virou um livro, que logo virará um filme. Enfim,  isso tudo ajuda o avanço do desenvolvimento sustentável, a bem do futuro da Nação. (Padinha)

O autor e o seu tema, Marina e a luta da sustentabilidade

Ícone já virou livro










O livro “O Efeito Marina”, que relata a campanha de Marina Silva para as eleições presidenciais de 2010 no Brasil será lançado nesta segunda-feira em São Paulo. O autor Alfredo Sirkis e a ex-senadora participarão de uma noite de autógrafos na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos, na zona sul da capital paulista, conforme também destaca em seu site de notícias a Band. Em “O Efeito Marina, notas da campanha histórica de Marina Silva à Presidência da República em 2010”, Alfredo Sirkis ― deputado federal do PV pelo Rio de Janeiro e vencedor do Prêmio Jabuti pela obra “Os carbonários” ― mostra o surgimento do fenômeno no qual a candidata se transformou. O livro, lançado pela Editora Nova Fronteira, traz os relatos de Sirkis, um dos coordenadores da campanha, traçados no calor da ocasião, entre 2009 e 2010, junto com entrevistas, notícias de jornais, anotações e observações atuais, iluminando os bastidores dos acontecimentos que contam todo um período da história viva e contemporânea do Brasil, como já havia ressaltado aqui em outra postagem o nosso blog Folha Verde News.
Nas palavras do autor, trata-se de um caleidoscópio dos momentos que viveu e se tornaram uma das experiências mais ricas e emocionantes que presenciou em 43 anos de vida política. Esses sentimentos são perfeitamente refletidos no texto de Sirkis, resultando em uma obra que mostra de maneira única o cotidiano de uma campanha política. A própria Marina Silvia assina o prefácio: “Ao ler O efeito Marina, um relato pessoal de Alfredo Sirkis sobre o processo eleitoral de 2010, pude reviver cada momento desse magnífico período que partilhamos com milhares de militantes verdes, colaboradores, simpatizantes e ‘marineiros’ de todo o país. Foi uma experiência fantástica, enriquecedora, mas nem por isso fácil. Enfrentamos máquinas político-partidárias poderosas, que há tempos estavam anunciadas como as únicas na disputa, ao mesmo tempo em que nos deparávamos com as anomalias da legislação eleitoral brasileira. Foi um desafio complexo”, recorda a ecologista.
Alfredo Sirkis acompanhou toda a trajetória e registra no livro os desafios, surpresas e alegrias de uma candidatura que partiu dos 3% das intenções de voto para um resultado que abrangeu quase 20% do eleitorado brasileiro. Da incredulidade acerca da filiação de Marina à decisão de manter a independência durante o segundo turno, a obra não apenas revisita um passado próximo como resgata temas e levanta questões essenciais da realidade nacional, mantendo viva a proposta de não permitir que a ética e a sustentabilidade fiquem de fora do dia a dia  da agenda política brasileira. Isso pode significar um avanço para a criação do futuro do país.
.

Fontes: Band
             Folha Verde News

2 comentários:

  1. Muitas lideranças do interior paulista e mineiro, daqui da divisa SP/MG, deverão estar presentes neste lançamento de livro, que com certeza se transformará num evento de importância para a política socioambiental brasileira, neste momento em que o país vive o dilema de enchentes e de incêndios florestais ao mesmo tempo em que em Brasília o Congresso já pauta a discussão do Código Florestal.

    ResponderExcluir
  2. Na segunda-feira, faremos um link com o evento literário e político, que envolve produção cultural e luta ecológica, alternativa, para mudar e avançar a realidade da Nação.

    ResponderExcluir

Translation

translation