quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

MANIFESTAÇÃO CONTRA A CORRUPÇÃO PODE REUNIR 100 MIL

Marcha contra a Corrupção no aniversário de Brasília em abril já mobiliza cidadania

Segundo Mariana Haubert, repórter do site Uol no Distrito Federal, cerca de 40 mil pessoas foram às ruas de Brasília para protestar contra a corrupção, na duas edições anteriores, nesta marcha de cidadania que já começa a virar um grande evento. A mobilização dos moradores de Brasília contra a corrupção já chama a atenção de toda mídia nacional e até internacional, lideranças do movimento de cidadania de todo o país e estudantes já querem também participar e ela já tem data marcada. Após reunir aproximadamente 38 mil pessoas em manifestações realizadas em 7 de setembro e em 12 de outubro do ano passado, o Movimento Brasil Contra a Corrpução definiu a data em que a capital do Brasil completa 52 anos para protestar. É no próximo 21 de abril que os integrantes do movimento esperam que milhares de vozes façam coro às reivindicações. Jornais locais chegam a afirmar que agora em 2011 a marcha poderá reunir 100 mil pessoas.

Pessoas de todos os setores da população participam do movimento...

...que busca brecar a corrupção e aprimorar a gestão pública no Brasil

Este protesto criou uma imagem símbolo desta manifestação

Na pauta, 13 itens pedem mudanças nas práticas políticas, como o fim do voto secreto legislativo e a transformação da corrupção em crime hediondo. Em reunião realizada agora, o grupo marcou a data da próxima marcha e também aproveitou para definir desde já algumas ações para este ano, além de mobilizar a mídia, que por sua vez, aumentará a participação de cidadãos e cidadãs. “A 3ª Marcha será nos mesmos moldes das que aconteceram no ano passado, sem inclusão de partidos políticos e com intensa mobilização virtual”, explicou  Giderclay Zeballos, um dos integrantes em Brasília. No ano passado, mais de 25 mil pessoas ocuparam as pistas da Esplanada dos Ministérios em 7 de setembro. Logo depois, em 12 de outubro, mais 13 mil. Em uníssono, gritos de guerra contra a corrupção ecoaram pelos Ministérios. O recorde de público foi alcançado graças a uma intensa mobilização feita em especial a partir das redes sociais, como o Facebook e o Twitter.

Um grito nacional contra a corrupção

Zeballos explica que a lista de reivindicações cresceu, mas ainda é genérica. A intenção é filtrar o que for de maior interesse dos internautas agora nos primeiros contatos e a partir daí definir a pauta principal da marcha de abril. “Lutamos pelo fim da corrupção, mas como é muito abragente decidimos propor várias pautas mas vamos elencar as prioritárias até abril. Agora temos tempo para organizar e nos programarmos. Ainda é o começo, mas queremos colocar para o povo ter conhecimento da nossa luta e com o passar do tempo selecionar o que for prioritário para mudar o país”, afirmou Giderclay Zeballos.
"A cidadania tem o poder a mobilizar o país e até de mudar ou avançar a realidade, pacificamente e com inteligência", comentou por sua vez o editor do blog Folha Verde News, colocando-se à disposição deste movimento de grande importância para a criação do futuro da Nação.

Fontes: www.congressoemfoco.uol.com.br
             http://folhaverdenews.blogspot.com

3 comentários:

  1. Assim como a luta dos cientistas e dos ecologistas por Um Desenvolvimento Sustentável, em caos como Belo Monte e Código Florestal, este movimento de cidadania é fundamental para definir o que será a Nação que estamos todos juntos criando agora, independente dos erros ou limites dos políticos e dos governantes.

    ResponderExcluir
  2. Para um país se tornar realmente uma Nação é mesmo necessário que a população tome a liderança e critique os erros, supere os limiotes, indique os novos caminhos e assim se faz a história do Brasil nesse momento que vivemos agora, de problemas e de desafios mas também de muita esperança e até expectativa de avanços a bem de todo o povo.

    ResponderExcluir
  3. Mais uma vez o nosso blog de ecologia e de atualidades se coloca à disposição deste movimento de cidadania, no caso a luta contra a corrupção, marcha popular já marcada para 21 de abril em Brasília, no sentido de prestar um serviço de informação livre e apoio à criação coletiva do nosso futuro.

    ResponderExcluir

Translation

translation