quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

TESTE APROVA CHIA COMO ALTERNATIVA NATURAL DE DIETA E DE SAÚDE

R7 testa a Chia, a semente mexicana que elimina gordura e desintoxica

chiaGetty Images
Semente ajudou a desinchar e também ficar com a pele bonita
 
"Depois das loucuras do Carnaval, também com excesso de gorduras, bebidas, toxinas, nada melhor que uma alimentação vegetariana ou pelo menos natural, com muita água e energia pura", recomenda o ecologista Padinha, que edita este blog, abrindo espaço para a repórter que emagreceu três kgs em um mês sem passar fome: ela é Giselli Souza, do site R7, que relata também aqui no Folha Verde News a sua experiência, a semente mudou a sua alimentação e a sua vida:
"A fama de ser o hit das dietas atuais foi o que mais me chamou a atenção para experimentar a Chia, a semente que ajuda a derreter as gordurinhas. Como não sabia se iria gostar, comprei apenas um quilo da semente e passei a usá-la como substituto da granola no café da manhã. Além de ajudar na saciedade – chegava ao almoço sem fome – passei a ficar menos inchada. Nisso, o chá verde também é semelhante, mas a principal diferença com a chia veio na pele que melhorou bastante após a retirada das toxinas. Toda a mulher sonha em conhecer algum alimento que ajude exatamente nisso: tirar aquela sensação de inchaço na barriga. Como percebi os efeitos positivos da chia, passei a usá-la também no lanche da tarde. Como sinto fome sempre no final do dia, passei a usar a semente em sucos e também como substituto da aveia na vitamina de soja. Funcionou! Passei a comer menos carboidrato à noite, justamente por estar mais saciada. O resultado? Menos três kgs na balança em um mês. Parte do sucesso da chia está nas fibras que ajudam a regular o intestino, evitando ou tratando a prisão de ventre, por exemplo. Enquanto a aveia possui 9,1g de fibras a cada 100g do grão, a chia tem 13,6g de fibra. Prova disso é quando eu coloco a chia no suco a semente rapidamente cria uma espécie de gelatina, que é o que justamente acontece no organismo. Segundo especialistas, a semente cria um “gel” que dilata o estômago ajudando no emagrecimento.

Alimento do bem

Já Patrícia Giuffrida, do site Women's Health, relata outros lances da mesma Chia: " Nome esquisito, né. É uma sementinha originária lá do México. Aqui no Brasil, ela é ainda novidade, mas já virou uma grande promessa no combate ao excesso de peso. Esse grão milagroso age em duas frentes distintas que auxiliam no emagrecimento. A primeira delas é a redução da fome. Isso de deve graças às doses generosas de fibras. “No intestino, em contato com a água, elas forma um gel que deixa a digestão mais lenta, prolongando a saciedade”, explica a nutricionista Luiza Lima, do Conselho Regional de Nutricionistas da 9a Região. As fibras também ajudam a desintoxicar o organismo, pois regulam o trânsito intestinal, promovendo uma limpeza geral. Mas atenção: para obter todos esses benefícios, é preciso ingerir líquidos de modo adequado.
A outra frente é o combate à inflamação do corpo. Mas o que isso tem a ver com a perda de peso? A explicação é simples: “a gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. O ômega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite”, afirma a nutricionista Flávia Cyfer.Esse grãozinho especial também é uma boa opção para quem quer os músculos mais firmes e fortes. É que ele tem uma elevada concentração de proteínas, a principal matéria-prima da musculatura. Por isso, os especialistas recomendam consumi-la após a malhação. Quer mais benefícios? A Chia é rica em antioxidantes e minerais como magnésio, ferro, cálcio e fósforo. Ela protege o coração contra doenças, tem ação direta no controle da pressão arterial e na redução do colesterol e dos triglicérides. Também pode ajudar na prevenção do câncer de mama e do diabetes.
Mas há restrições! “Pessoas com síndrome do intestino irritável devem ser bem cautelosas no uso de sementes em geral e seguir orientações médicas”, alerta a nutricionista Priscila Di Ciero, de São Paulo. Você pode encontrar essa poderosa semente em lojas de produtos naturais na forma de grãos, farinha e óleo. Cerca de 100 g contêm 371 calorias, por isso, é bom não abusar da quantidade. A porção diária ideal é de um colher de sopa. Como usá-la? É possível adicioná-la a frutas, cereais, saladas, sopas e iogurte. Moída é uma boa substituta da farinha em massas e pães. Cada vez mais pessoas buscam alternativas mais naturais de alimentação ou de dieta, a saúde e a beleza rimam com o uso da semente Chia".

Atletas de vários clubes e esportes tambe´m têm utilizado a Chia como complemento alimentar



VITAMINAS QUE TIRAM A FOME


Fontes: R7
             Women's Health
              Folha Verde News

3 comentários:

  1. São inúmeras as opções e vantagens da alimentação natural, em especial a vegetariana ou ainda à base de produtos orgânicos, como esta semente que era utilizada por tribos indígenas do México e de toda a América do Norte.

    ResponderExcluir
  2. Com o conceito da medicina natural de investir na saúde para não ter que cuidar de doenças, a Chia é mais uma alternativa diante dos erros e limites da alimentação ou do consumo de alimentos na atualidade. Além do mais o processo é mais econômico, além de mais ecológico.

    ResponderExcluir
  3. Outro dado que está fazendo aumentar a procura por esta sementinha é que os benefícios que ela causa à saúde resultam em maior equilíbrio corporal e numa palavra, em beleza da pessoa, fato que faz com que a Chia seja a busca da hora especialmente para as mulheres.

    ResponderExcluir

Translation

translation