domingo, 25 de março de 2012

CADA PESSOA CONSOME EM MEDIA 3 MIL LITROS DE ÁGUA POR DIA NA TERRA

Um consumo insustentável para 7 bilhões de habitantes


Para você dimensionar o consumo de água na alimentação, são necessários 1.500 litros de água para gerar um quilo de grãos e dez vezes essa quantidade - 15 mil litros -  para produzir apenas um quilo de carne, afirma a FAO,entidade da ONU ligada à alimentação e agriicultura: o grande consumo necessário no dia a dia e mais o enorme desperdício representam um problema para que exista alguma chance de criarmos o futuro da própria vida no planeta, diz o editor deste blog, Padinha: "Por outro lado, diminuir o uso de água também para produzir alimentos é uma forma de economizar este recurso natural e de buscar uma vida mais sustentável". Confira a matéria de hoje do Folha Verde News.

Agora em 2012, o tema Água e segurança alimentar reforça a importância da água para a produção alimentar”. Segundo a FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations) para produzir alimentos suficientes para satisfazer as necessidades diárias de uma pessoa são necessários cerca de 3 mil litros de água. A população mundial, hoje em torno de 7 bilhões, deverá chegar a 9 bilhões até 2050. “Se quisermos alimentar esta crescente população, é fundamental produzir mais alimentos utilizando menos água, reduzir perdas e desperdício e ter uma alimentação mais sustentável”, afirma Alan Bojanic, representante regional da FAO para América Latina e Caribe.
A agricultura utiliza 70% de toda a água disponível, comparado a 20% para a indústria e 10% para uso doméstico. “A água doce é um recurso renovável mas é finito. A população mundial cresce a cada ano e será cada vez mais difícil satisfazer as necessidades de todos se não melhorarmos a eficiência de sua utilização”, explica Bojanic.

 Somos ricos em água

A América Latina é uma região rica em recursos hídricos: recebe quase 30% da precipitação mundial e possui uma quantidade de água por habitante muito acima da média do planeta: 28 mil metros cubicos por habitante ao ano. A distribuição da água na região, no entanto, é muito desigual e sua disponibilidade está sujeita a grandes pressões. Mudanças climáticas e escassez  que já são problemas hoje exigem uso inteligente
A crescente escassez de água em alguma regiões exige uma melhora da eficiência de seu uso para a produção de alimentos, por meio da implementação de técnicas para melhorar a irrigação e manter a umidade dos solos, a retenção e o armazenamento da água.
Com as mudanças climáticas, é necessária uma agricultura “de clima inteligente”, que incremente de modo sustentável a produtividade por meio da adoção de práticas de adaptação e uma melhor gestão dos riscos ambientais na produção de alimentos e na identificação e redução da vulnerabilidade a eventos extremos.
O número crescente de inundações e secas exigem maior atenção sobre a gestão das bacias hidrográficas, devido aos efeitos que os eventos climáticos podem ter sobre a segurança alimentar, levando a escassez de alimentos. Na macrorregião do interior da América do Sul está, para exemplificar, o Aquífero Guarani, uma das maiores reservas mundiais de água, em alguns pontos, já está ameaçada por agrotóxicos, erosões, uso irracional, poluição e falta de uma gestão sustentável da nossa natureza. 



Fontes: FAO
              www.ecodebate.com.br
              folhaverdenews.blogspot.com





2 comentários:

  1. Um ângulo de muita importância, este o da alimentação vegetariana como fator de economia de água, o recurso natural mais essencial para a nossa vida. Além de propiciar menos gastos de dinheiro e gerar mais saúde ou até mais beleza, o alimento vegetariano - hoje, a opção de milhões de ecologistas em todas as regiões da Terra - tem este conteúdo de um valor extremo para todos.

    ResponderExcluir
  2. Estas informações divulgadas pela FAO, que motivaram uma série de matérias no site Eco Debate, estão aqui no blog da ecologia e da cidadania para motivar você a novos comportamentos em relação à água, na vida da comunidade e no seu dia a dia pessoal.

    ResponderExcluir

Translation

translation