domingo, 4 de março de 2012

ECOTECNOLOGIA USADA DESTA VEZ PARA A VIOLÊNCIA DA GUERRA

Tanques de guerra verdes testados nos EUA


Divulgação: BAE
Veículo é mais econômico, ágil e menos poluente mas, ...para matar

Um tanque de guerra "verde", que usa um motor híbrido, movido a diesel e eletricidade, já está sendo testado pelo Exército americano, de acordo com informações do repórter Anahi Aradas, da BBC, em cima de dados da empresa de defesa e tecnologia BAE Systems, que desenvolveu o veículo. A empresa afirmou que o novo tanque é entre 10% e 20% mais eficiente no uso de combustível e mais rápido do que os carros de combate convencionais, impulsionados por diesel.
O veículo pesará 63 toneladas, transportará 12 soldados e integrará os planos futuros de combate dos Estados Unidos. O novo Veículo de Combate por Terra (GCV na sigla em inglês) terá um motor diesel gerador de eletricidade incorporado a um tanque mais rápido do que o tradicional. Segundo o fabricante, ele será mais eficiente, ágil e terá mais força de aceleração graças a seu sistema elétrico que permitirá ainda a incorporação de novas tecnologias. A ideia também é que o tanque possa ser usado como uma espécie de gerador elétrico em acampamentos militares. Outra vantagem, assegura a empresa, é que ele será bem mais silencioso que os tanques impulsionados por diesel, o que ajudaria em manobras táticas. Além disso, teria uma durabilidade de 30 a 40 anos e sua tecnologia será adaptada a desenvolvimentos futuros que permitam aumentar sua eficiência. O preço porém é quatro vez maior do que veículos similares comuns, devendendo custar entre 12 e 17 milhões de dólares cada unidade.
"Estes mesmo recursos deveriam ser empregados em transporte coletivo, o que seria também mais coerente com a ecotecnologia, não adianta energia certa para fins errados, de toda forma, a notícia poderá gerar um valorização da eletricidade nos veículos em geral, o que será positivo", comentou Padinha, editor do blog Folha Verde News, reproduzindo as informações da  webedição de hoje da BBC.

Divulgação BAE
Ter veículos eficientes em termos de energia é importante para os EUA
Anderson também calculou que o Departamento de Defesa gastou cerca de US$ 20 milhões no Iraque em barracas e estruturas móveis dos acampamentos. A maior parte deste dinheiro foi usado para comprar o combustível usado para resfriar ou aquecer os locais.

Meio-Ambiente poderá ser beneficiado?

Para o ambiente, a escolha destes veículos pode ser uma boa notícia, a curto ou a loingo prazo: "A mudança do Exército americano para veículos elétricos e tecnologias verdes é importante", diz Miriam Pemberton, do International Study Center de Washington: "Tudo o que os militares americanos façam para reduzir suas emissões terá um impacto significativo", afirma. "Este impacto seria ainda maior se os militares priorizassem tecnologias que pudessem ser usadas para fins civis..."
"O uso da eletricidade para veículos em geral asseguraria que a mudança contribuiria para reduzir as emissões em toda a economia e não só na indústria da guerra. Os próprios militares consideram as mudanças climáticas como uma das maiores ameaças atuais, até também para a segurança", completa Miriam Pemberton. Ela raciocina que esta iniciativa de militares poderá convencer civis a abandonarem os combustíveis mais poluentes em menos tempo.


Fontes: BBC
             http://folhaverdenews.blogspot.com

4 comentários:

  1. Gostaríamos de estar postando aqui uma notícia diferente, que os Estados Unidos estão testando usar eletricidade conjugada com um tipo de diesel menos poluente para avançar o transporte coletivo e os veículos em geral nesta civilização do carro e...da poluição.

    ResponderExcluir
  2. Nosso blog Folha Verde News nestes dois anos de atuação na webcomunicação tem sido uma fronteira da Não-Violência, como busca da ecologia humana e até como forma de vida inteligente. Assim, somos radicalmente contra a violência e quaisquer tipos de guerras ou conflitos armados, mesmo que os tanques sejam movidos a eletricidade mixado com um diesel menos agressivo ao ambiente.

    ResponderExcluir
  3. As milionárias verbas de pesquisa colocadas à disposição dos Estados Unidos para "avançar" a sua indústria da guerra, poderiam estar sendo postas a serviço do transporte civil e da paz. De toda maneira, a ecotecnologia é mesmo um avanço, até em tanques militares acabará por influenciar positivamente uma mudança energética no dia a dia das cidades, pois tudo o que o Exército dos States faz é imitando em todo o mundo. Esta é a esperança verde nesta notícia polêmica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O preço entre 12 e 17 milhões de dólares cada unidade deste tanque? com este valor podemos construir milhares de casas populares, muitas escolas... e distribuir toneladas de alimentos... É o meu lamento da paz.

      Excluir

Translation

translation