sexta-feira, 23 de março de 2012

HORA DO PLANETA SERÁ NA NOITE DO SÁBADO 31 DE MARÇO

Hora do Planeta 2012: apague as luzes pela ecologia da vida

Está chegando a hora de você se unir a milhões de pessoas no mundo para mostrar sua preocupação com o meio ambiente. Março é o mês da Hora do Planeta, o movimento global promovido pela Rede WWF em que a população de vários países do mundo inteiro apaga as luzes em um ato simbólico, por alguns minitos ou horas, contra o aquecimento global e os problemas ambientais que a humanidade enfrenta em variadas regiões do planeta, também para chamar a atenção das pessoas para o valor da ecologia na vida de todos nós em todo lugar na Terra. Por aqui na macrorregião, haverá manifestações dentro deste evento em algumas cidades como Ribeirão Preto e em Franca, nesta última, poderá haver o apagar das luzes do Estádio Municipal durante parte do intervalo do jogo entre Francana X São Bento de Sorocaba, válido pelo Campeonato Paulista da Série A3 da FPF, nesta partida as duas equipes estarão lutando por vaga na fase final da competição: "Se realmente esta medida for concretizada, isso será uma avanço a mais em termos de vivência ecológica na comunidade do futebol, na Francana nesta temporada, já vem sendo feita campanha de educação ambiental através da empresa calçadista MacBoot, que programa o plantio de 50 mudas nativas a cada gol do time", comentou o ecologista Padinha, editor deste blog Folha Verde News, apoiando também o evento da WWF, "Através de um jogo de futebol, a mensagem positiva desta campanha se popularizará".





Em milhares de cidades as luzes se apagaram por uma hora em 2011

Há chances agora em 2012 de até no futebol se fazer esta homenagem à ecologia

O Rio de Janeiro já programou participar na noite de 31 de março da Hora do Planeta 
Programe você também uma homenagem à ecologia

Pelo quarto ano consecutivo, o WWF-Brasil convoca a sociedade brasileira a participar da Hora do Planeta e em 2012, a campanha conta com patrocínio do Pão de Açúcar e da TIM. O Rio de Janeiro será, mais uma vez, a cidade-âncora da campanha brasileira. Ícones da paisagem carioca, como o Cristo Redentor, a igreja da Penha, o Monumento dos Pracinhas, a orla de Copacabana e o Arpoador, ficarão apagados das 20h30 às 21h30, no próximo dia 31. Por uns momentos, o Rio ficará na escuridão e apenas as luzes do Corcovado se acenderão. Além do Rio, a capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, confirmou sua participação e cidades no estado de São Paulo, Goiás, Paraná, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia também anunciaram a adesão. No ano passado, 123 municípios, sendo 20 capitais, aderiram ao movimento, o que tornou o Brasil o país com o maior número de cidades engajadas à Hora do Planeta.
“Neste ano, a Hora do Planeta no Brasil terá um componente especial: a Rio+20 que acontecerá em junho. O país então será anfitrião da conferência mundial da Organização das Nações Unidas que debaterá o desenvolvimento sustentável. O ato de apagar as luzes no dia 31 será mais uma forma de mostrar ao mundo que nós, brasileiros e brasileiras queremos um futuro com desenvolvimento econômico que respeite os limites do planeta, respeitando a ecologia e gerando inclusão social, em busca de aumentar a qualidade de vida para a população”, explica a superintendente de Comunicação e Engajamento do WWF-Brasil,Regina Cavini.
O engajamento para a Hora do Planeta 2012 já começou. Além dos patrocinadores, a ação conta com iniciativas desenvolvidas por parceiros que aderiram ao movimento. A Eldorado de São Paulo será a rádio oficial pelo quarto ano e veiculará, a partir da próxima semana, spots produzidos com exclusividade. Outras ações de mobilização estão sendo colocadas em prática como apagar as luzes de suas sedes ou unidades, programação cultural específica voltada para o evento, divulgação e campanhas junto a clientes, colaboradores e seguidores em redes sociais. O HSBC, Mapfre, rede Meliá de Hotéis, Sanofi Farmacêutica, Sesc Teresópolis, Sheraton São Paulo, Shopping Metrô Santa Cruz , Submarino.com, TAM Nas Nuvens, Vivo, são algumas das empresas parceiras.
No mundo, a iniciativa que começou em Sidney na Austrália em 2007 se espalhou para mais 5.250 cidades pelo globo no ano passado e envolveu 1.8 bilhão de pessoas em 135 países nos sete continentes.
Nenhuma pessoa deve ficar de fora, você pode participar apenas apagando a luz da sua casa ou mesmo do seu quarto...O que importa na Hora do Planeta é apagar ainda que rápida e simbolicamente as luzes e refletir sobre como você pode mudar seu estilo de viver ou como seu dia a dia pode ser mais sustentável. 
Para mais informações, entre no site do movimento no Brasil: www.horadoplaneta.org.br. Cidades ou empresas, entidades e pessoas interessadas em apoiar a iniciativa podem se cadastrar neste site.

Hora do Planeta até no espaço sideral

Pela primeira vez na história da Hora do Planeta, este ano o apagar das luzes em diversas regiões do mundo será registrado diretamente do espaço sideral. A Hora do Planeta irá alcançar a Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês), onde o astronauta e embaixador da Rede WWF, André Kuipers, irá vigiar nosso planeta no momento em que as luzes forem desligadas na noite de 31 de março. Ele irá compartilhar essa experiência com todas as organizações e ecologistas de todo o planeta por meio de imagens fotográficas e comentários ao vivo via Agência Espacial Européia (ESA). Kuipers se diz emocionado e contente em participar da Hora do Planeta e por levar para um novo patamar esse movimento de relevância mundial.  "Não há melhor maneira de conscientizar as pessoas sobre o futuro do planeta mais bonito do universo!", afirmou o astronauta da Estação Espacial Internacional.

Fontes: www.wwf.org.br
             http://folhaverdenews.blogspot.com

3 comentários:

  1. No ano passado, durante a Hora do Planeta, 1.8 bilhão de pessoas em 135 países nos sete continentes poarticiparam da iniciativa que é uma forma de chamar a atenção de todos para o valor da ecologia da vida.

    ResponderExcluir
  2. Nós aqui do blog Folha Verde News estamos abertos para divulgar e participar desta campanha de muito valor para motivar uma virada na maneira de pensar e de viver das pessoas, em todos os lugares da Terra. Só com esta mudança, tema da campanha Hora do Planeta, poderemos ter chances de criar o futuro da vida.

    ResponderExcluir
  3. É de muita importância concretizar a idéia de até no futebol haver uma integração com a campanha Hora do Planeta, no intervalo das partidas do sábado, 31 de março à noite, como se projeta para o Lanchão, no jogo entre os times de Franca e de Sorocaba, isso fará mais algumas milhares de pessoas nas regiões das duas cidades serem despertadas pelo conteúdo desta iniciativa de educação ambiental e amor pela ecologia.

    ResponderExcluir

Translation

translation