domingo, 27 de maio de 2012

AUMENTA A MOBILIZAÇÃO PARA A RIO+20 E A CÚPULA DOS POVOS

INPE lança cartilha educativa sobre a Rio+20 em parceria com a Rede Clima 




Daniele Bragança, do site O Eco, informa que com a colaboração da Rede Clima (Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) lançou uma cartilha educativa sobre economia verde, desenvolvimento sustentável e erradicação da miséria - temas da Conferência Rio+20, que acontecerá de 20 a 22 de junho no Rio de Janeiro. "Nesta data acontece a reunião oficial das autoridades governamentais de mais de 180 países, porque a Cúpula dos Povos, o encontro paraleo e mundial de ecologistas, cientistas, lideranças socioambientais e de cidadania, bem como, de movimentos sociais e populares, já está começando via Internet e vai rolar, antes durante e depois da conferência da ONU, alertando, pressionando e avançando o evento", comentou Padinha, editor do blog Folha Verde News, que está publicando a boa notícia do Inpe e Rede Clima, por sugestão do jornalista especializado em meio ambiente, Randáu Marques, de São Paulo.

Uma inciativa de muito valor que populariza e difunde o conteúdo da Rio+20


 A cartilha “O Futuro que Queremos - economia verde, desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza”, têm 23 páginas e traz um histórico das conferências anteriores relacionadas ao meio ambiente e questões ecológicas, além de recomendações que mostram como a população pode contribuir na preservação dos recursos naturais.
O material está disponível em PDF e é uma boa pedida para professores usarem em sala de aula.
O leitor tem acesso a informações sobre as mudanças climáticas previstas, às atividades do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e outros projetos e programas nessas áreas.
No site O Eco você tem todos os detalhes e pode ler também esses artigos:
Relatório de mudanças do clima avalia impactos na Amazônia
Rio+20: ONU cria ferramenta para divulgar eventos e dados
Governo apresenta organização da Rio+20
Cartilha “O Futuro que Queremos - economia verde, desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza”.

Fontes: http://www.oeco.com.br/
             http://folhaverdenews.blogspot.com/



3 comentários:

  1. Realmente, tem muuito valor a iniciativa do Inpe e Rede Clima para popularizar os temas e difundir a própria Rio+20, cabe a nós ecologistas também alertarmos sobre a importância, muito grande, do evento paralelo à conferência mundial da ONU, a Cúpula dos Povos, que é um canal para pressionar democraticamente o evento a fim de que ele busque mesmo na realidade alcançar os seus objetivos maiores.

    ResponderExcluir
  2. Como já postamos em outras matérias sobre a Rio+20, a ação da Cúpula dos Povos é uma luta coletiva para que a conmfer~encia mundial da ONU sobre desenvolvimento sustentável não fique só no oba oba ou no blá blá blá.
    Iniciativas como a desta cartilha, levando a informação a mais gente, servem também a este objetivo positivo.

    ResponderExcluir
  3. Neste momento, em milhares de lugares do planeta, milhões de pessoas estão com as cabeças e os olhos voltados para a Rio+20 da ONU e a Cúpula dos Povos, levando em conta os temas do evento que a Cartilha do Inpe e da rede Clima destacam.

    ResponderExcluir

Translation

translation