sábado, 12 de maio de 2012

HOMENAGEM DE PEDREGULHO AO FUNDADOR DO PARQUE ESTADUAL DO BOM JESUS

Título de cidadão honorário ao ecologista José Moreno valoriza a luta pela ecologia na região


Na noite desta sexta-feira, a Câmara Municipal de Pedregulho, por iniciativa do vereador Odilon Bernardes, outorgou ao empresário José Moreno, ecologista, vegetariano e principal fundador do Parque Estadual das Furnas de Bom Jesus título de cidadão honorário da cidade: entre outros discursos de autoridades políticas pedregulhenses e de ambientalistas de toda a região, um dos que melhor traduziu a trajetória e as lutas do homenageado foi a do médico Wagner Deocleciano Ribeiro, dirigente do Indesufran (Instituto de Desenvolvimento Sustentável de Franca), que entre outras coisas narrou passagens da vida dele, mostrando que "o amor pela natureza que está enraizada nesse ser humano muito avançado", disse Dr. Wagner, que se acompanhava ao evento da geóloga Ângela Pimenta. O filho do homenageado conseguiu emocionar a todos, contando o dia a dia do seu pai: "Obrigado por existir em nossa vida, pai", falou Saulo Moreno, empresário do setor contábil, esportista e líder jovem da comunidade espírita em Franca. Também o editor de nosso blog Folha Verde News esteve presente à homenagem, citando personagens e fatos da fundação do Parque Estadual das Furnas do Bom Jesus, de que participou na década de 80. Padinha também relatou que José Moreno, ligado ao PV, teve seu nome aprovado pela Assembléia Legislativa do Estado do São Paulo via o deputado Gilson de Sousa para nomear o Parque Estadual, a proposta foi vetada pelo Governo do Estado, porém, a Comissão de Justiça do Legislativo está derrubando o veto e a reserva de vida nativa regional, com muitas nascentes, cachoeiras, espécies vegetais e animais raras do Cerrado e da Mata Atlântica, passará em breve a ser denominada como Parque Estadual das Furnas do Bom Jesus, José Moreno. Um resgate à cidadania e à batalha ecológica do Seu Zé, que tem enfrentado erros, perseguições e limites dos gestores públicos da reserva, agora finalmente trocando de administrador por decisão do Instituto Florestal. O próprio José Moreno em sua fala, anunciou que "o Parque Estadual poderá atender agora melhor à sua finalidade, sendo mais aberto aos pesquisadores e ecologistas, criando um sistema de proteção a incêndios das matas, podendo nos seus mais de 800 alqueires servir como ponto de educação ambiental para a população sobre a nossa natureza, temos que retomar ainda mais essa luta junto com toda a comunidade de Pedregulho e da região".
Por sinal, Zé Moreno aos 82 anos de juventude e força ainda para ir à luta foi também um dos fundadores da Sociedade Ecológica do Nordeste Paulista (Senp), que participou da ECO-92 e também estará na Rio+20, divulgando por exemplo idéias e práticas da Não-Violência, do vegetarianismo, as ervas medicinais brasileiras, bem como, outras causas nacionais como o movimento pelo veto presidencial ao Código Florestal dos ruralistas: o Veta, Dilma foi um dos momentos mais aplaudidos por todos no evento da noite desta sexta-feira em Pedregulho, naqueles instantes (documentados pelo jornalista e radialista Hélio Ribeiro, do site Circuito Regional e também pelo fotógrafo da natureza Wilson Teodoro da Silva) que marcaram uma revalorização da própria ecologia na macrorregião, que tem no José Moreno um dos seus mais simpáticos e autênticos ícones. Um ser humano como ele mostra que podemos ser filhos de Deus e da Mãe-Natureza, ajudando assim com a nossa evolução no dia a dia a criar uma nova realidade na vida. Brevemente em outras edições deste blog de ecologia e de cidadania, bem como no Facebook, estaremos mostrando mais imagens e discutindo mais informações.


José Moreno no instante em que era homenageado pela cidade de Pedregulho...

...em especial pelo seu trabalho junto ao Parque Estadual das Furnas de Bom Jesus

A homenagem revaloriza a luta de todo o movimento socioambientalista da região, disse Padinha

Fonte: http://folhaverdenews.blogspot.com/




3 comentários:

  1. Além das questões ligadas ao Parque Estadual das Furnas do Bom Jesus, outro dado de muita importância na homenagem ao José Moreno foi o destaque sobre a alimentação natural, vegetariana, orgânica, para a saúde e o equilíbrio de cada pessoa, algo que influi diretamente também na lutra para mudar e avançar a realidade.

    ResponderExcluir
  2. Vale ressaltar que o evento foi prestigiado também pelo Prefeito de Pedregulho, por todos os Vereadores da Câmara Municipal, por familiares do José Moreno, sua esposa Dona terezinha, filhos, neto, parentes, amigos e amigas, além de alguns dos principais ecologistas do nordeste paulista. Com justiça o resgate da luta de Zé Moreno.

    ResponderExcluir
  3. Outro destaque da maioria dos discursos foi a espiritualidade do homenageado, bem como o valor desta postura na vida para que a pessoa seja humana e ajude a diminuir os índices de violência e de problemas na realidade atual.

    ResponderExcluir

Translation

translation