terça-feira, 15 de maio de 2012

MARISA MONTE LEMBRA MUTANTES E NOVA MÚSICA ECOLÓGICA

O que você quer saber de verdade procura destacar os sentimentos humanos

Produzido por Marisa Monte o seu novo CD tem presenças marcantes dos talentos de Carlinhos Brown (estrutura sonora) e de Arnaldo Antunes (poesia), amigos da cantora e compositora, este novo trabalho cult  - na avaliação do editor do blog Folha Verde News, ecologista Padinha -  tem alguns flashes que recriam um estulo musical que lembra Os Mutantes da época do Tropicalismo, não só pela síntese entre o rock ou o pop com a canção brasileira. Outros instantes se assemelham com a música portuguesa. De toda forma, trata-se de uma produção musical bem contemporânea, que reflete exatamente o momento cultural no Brasil, mistura sentimentos bem humanos, toques bem brasileiros e um som universal, por estas e outras, em meio a tanto comercialismo e besteirol que se escuta atualmente no país, nosso blog de ecologia e de cidadania elegeu "O que você quer saber de verdade" como um dos mais significativos CDs deste ano: "Eu que curto muito também músicas que criticam a realidade social, política, sinto um pouco falta disso como de acordes mais pedados, mas reconheço que Marisa Monte e sua equipe criaram um conjunto de canções da mais pura sensibilidade e isso também faz parte da ecologia neste universo de violência e de problemas que anda prá todos a vida no país ou em qualquer lugar do mundo que é uma sociedade de consumo", comentou Padinha. Ele registrou suas impressões ao ouvir este trabalho: "Senti a liberdade da natureza, dos índios ou dos hippies, sentindo emoções ou uma atmosfera bem leve, de tristeza ou de alegria mas que ajuda a energizar as pessoas para a luta do dia a dia de hoje". E se tivesse que destacar um momento do CD, cita "Seja feliz com seu país", música de Dadi, Marisa Monte e Arnaldo Antunes. Ressalta a precisão de Marisa como cantora, como intérprete. A áurea de Carlinhos Brown e do som mais brasileiro em ritmos contemporâneos pontuam toda esta criação de Marisa Monte e seus amigos de muita qualidade e emoção. Um nível de acabamento com cuidados técnicos internacional mas com uma alma bem Brasil. Segundo conclui em seu comentário , Padinha escreve que "ao mesmo tempo em que alguns flashes musicais lembram Os Mutantes e Tropicalistas, em outros, a linguagem avança para buscar o futuro da música ecológica que se começa a criar na atualidade".




Um trabalho de alta qualidade e sons muito sensíveis...

...às vezes Mutantes, ás vezes um som meio do futuro...

...uma produção cult bem o Brasil de agora...

...de muita vibração para a ecologia (poesia versus violência)


Equipe Técnica
Coproduzido por Dadi
Produção Executiva // Marisa Monte, Leonardo Netto e Suely Aguiar
Gravado entre dezembro de 2010 e maio 2011 no Rio de janeiro por Dadi, Daniel Carvalho e Antoine Midani / em NY por Patrick Dillett / assistentes Jonathan Altschuler e Jonathan Schara / Em LA por Mario Caldato Jr., Benjamin Tierney, Aníbal Kempel e Rodrigo Amarante / em SP por Gustavo Lenza / assistente Regis Baba / em Buenos Aires por Ariel Lavigna
Todas as faixas mixadas em NY em maio/junho de 2011 por Patrick Dillett, exceto O QUE SE QUER mixada em LA em junho de 2011 por Mario Caldato Jr.
Masterizado em Sterling Studios por Greg Calbi
Direção de arte // Giovanni Bianco GB65
Fotos // Tom Munro e Dora Jobim
Tratamento de imagens // Alex Wink / Studio AW

Fontes: http://www.marisamnonte.com.br/

              http://folhaverdenews.blogspot.com/


4 comentários:

  1. No meio de tanta luta (e sofrimentos) para defender a ecologia e o futuro da própria vida na violência da realidade, de repente este novo CD de Marisa Monte é um oásis, com sons sensíveis e...sustentáveis.

    ResponderExcluir
  2. Sim, ao mesclar com equilíbrio rítmos brasileiros e sons universais, sons que parecem do mato com de tecnologia atual, segundo o editor do nosso blog, este CD "O que você quer saber de verdade" consegue ser sustentável, ou seja, equilibrando os conteúdos mais variados da realidade cult de hoje, com tons antigos e flashes futuristas.

    ResponderExcluir
  3. Desta forma, ressaltando que o trabalho tem um ou outro equívoco ou carência, nosso blog Folha Verde News elege este novo trabalho de Marisa Monte, com um apoio de amigos dela como Dadi, Carlinhos Brown, Arnaldo Antunes, como o CD de 2012, onde não falta referências aos Mutantes do Tropicalismo nem a Jorge Ben nem ao som tribal nem à música contemporânea mais alternativa ou menos comercial.

    ResponderExcluir
  4. Até mesmo, vale destacar, o pique de Raul Seixas ou a emoção de Tim Maia ou a poesia alucinada dos anos 60 e 70 às vezes entram ali ou aqui no universo musical e universal deste trabalho muito feliz, que se refere ao passado mas sintoniza bem a realidade do Brasil agora e ensaia a criação do futuro, no caso, a música ecológica.

    ResponderExcluir

Translation

translation