sexta-feira, 11 de maio de 2012

A NOVA CARA DO VELHO HIMALAIA É UM JOVEM ECOLOGISTA

Jovem ambientalista nepalês ganha prêmio internacional lutando pela vida do velho Himalaia


Dawa Steven Sherpa, guia montanhês e um pioneiro da aventura, com 28 anos de idade, ganhou o primeiro Prêmio Internacional da Rede WWF, entregue durante cerimônia especial realizada em Roterdã, na Holanda, por ocasião da conferência anual desta organização ambientalista mundial: Dawa trabalha como guia montanhista e é um ativista da ecologia na região do Himalaia, onde ele cresceu. Formado em administração de empresas, Dawa Steven Sherpa dirige uma empresa que organiza trilhas ecológicas e de aventura na natureza (trekking) e incentiva o respeito à natureza entre montanhistas e exploradores. Ainda bem jovem, anos atrás, ele já havia escalado picos de até 8 mil metros, inclusive o Monte Everest, por duas vezes. O novo Prêmio Internacional Presidente da Rede WWF foi criado para distinguir e incentivar a realização destacada de jovens com menos de 30 anos de idade, em todos os lugares do planeta, que tenham feito uma contribuição poderosa e inspiradora para a conservação da natureza ou para a defesa dos recursos naturais e a sustentabilidade. “É com grande prazer que eu apresento esta primeira edição deste prêmio para o jovem Dawa Steven Sherpa, que serve de inspiração para tantos outros jovens no planeta”, afirmou Yolanda Kakabadse, Presidente Internacional da Rede WWF.
Criado em Katmandu, no Nepal, desde 2008 Dawa Steven organiza expedições ecológicas ao Everest. Ele atraiu a atenção internacional para o impacto das mudanças climáticas nos povos e no meio ambiente do Himalaia. Suas expedições utilizam fogões solares e ele iniciou um sistema de “dinheiro pelo lixo” por meio do qual os escaladores recebem pagamento para trazer o lixo de volta para a base, ao invés de deixá-lo na montanha. Ele também trabalha com jovens locais para inspirá-los e conscientizá-los para que atuem para proteger as montanhas, "o Himalaia é terno na medida que saibamos ocupá-lo com intelig~encia e também principalmente com amor à natureza, que é o que garante o equilíbrio do planeta", falou por sua vez Dawa Steven Sherpa ao receber a homenagem da WWF.


O jovem ambientalista premiado nasceu no Nepal e se dedica à ecologia das montanhas

A premiação da WWF tem mais importância também porque o Himalaia é uma reserva de água para o futuro

Fontes:  BBC
              http://www.wwf.org.br/
              http://folhaverdenews.blogspot.com/


3 comentários:

  1. Uma inciativa de muito valor e de boa oportunidade da WWF Internacional, que vai na direção contrária da destruição da água e dos recursos naturais do Himalia e do planeta.

    ResponderExcluir
  2. Além do conteúdo ecológico, este prêmio internacional da WWF valoriza a luta das comunidades tradicionais e atuais do Himalaia, ali onde está o Tibet, point de uma luta por independência cultural e religiosa que se destaca na atualidade deste início do Século XXI.

    ResponderExcluir
  3. Cada ecologista como Dawa Steven Sherpa é um sinal de esperança para que exista o futuro da vida, através de uma defesa da ecologia e uma prática da sustentabilidade, se os governos vacilam, a sociedade civil avança mais rápido.

    ResponderExcluir

Translation

translation