domingo, 10 de junho de 2012

EDITOR DO FOLHA VERDE NEWS NO FÓRUM DAS MÍDIAS LIVRES


Junto com a equipe do blog ele está indo ao Rio de Janeiro para a Rio+20 e Cúpula dos Povos

Um grupo de pessoas ligadas à luta pela ecologia e pela cidadania viajará neste domingo de madrugada de Franca para o Rio de Janeiro, reproduzinho o que está acontecendo em todas as regiões do país e do planeta: de todos os lugares do mundo ecologistas, cientistas, jornalistas, lideranças de movimentos sociais e populares, do socioambientalismo e das entidades ambientais, produtores culturais e gente de variados setores da sociedade civil  - que têm a ver com o tema da Conferência Mundial da ONU sobre desenvolvimento sustentável -  já estão se dirigindo à Rio+20: além desta mais conhecida reunião de cerca de 180 representantes oficiais de países, acontecem nesta cidade desde agora até o final de junho outros eventos paralelos e simultâneos, como a Cúpula dos Povos, o Global Greens, o Green Nation, shows, lançamentos culturais e outras atividades, sendo que uma das atividades do grupo ligado ao nosso blog será o Fórum Mundial das Mídias Livres. Neste fórum, programado pela Cúpula dos Povos para os dias 16 e 17 deste mês, próximo final de semana, o editor do Folha Verde News, Antônio de Pádua, o repórter e ecologista Padinha, ligado à Não-Violência estará desenvolvendo uma atividade, que ele explica: "Vamos ouvir relatos de jornalistas de todos os tipos de veículos de comunicação e de todos os lugares do planeta sobre eventuais problemas de censura ou de ameaças à liberdade de expressão, bem como fazendo um levantamento de profissionais mortos ou correndo risco de vida na sua função de informar, a partir daí, a gente vai fazer um relatório sobre esta questão, que envolve diretamente a sustentabilidade, sem liberdade de informação a realidade não muda, não avança, a população em cada comunidade fica sem condição objetiva de criar o futuro". Enfim, nesta ação no Fórum das Mídias Livres vai-se colocar que a a liberdade de informação e a condição de segurança no trabalho dos profissionais de comunicação de toda a mídia, também na Internet, é vital para o desenvolvimento sustentável, além de direitos humanos e de trabalho, configura também fatos de um direito socioambiental (ou justiça ambiental), um conceito que ainda está começando na vida cultural e política dos países. O relatório coordenado pelo Padinha será encaminhado a outras instâncias pela Cúpula dos Povos, em especial aos dirigentes de países que estarão reunidos na Rio+20 da ONU, no Riocentro, objetivando mudar esta situação.
----- Original Message ----- From: Mídias Livres - Cúpula dos Povos To: navepad@netsite.com.br
Sent: Friday, June 08, 2012 2:42 PM Subject: Urgente - confirmação de atividade
Prezado proponente,
Agradecemos a submissão de proposta para o Fórum Mundial de Mídia Livre 2012. Informamos que sua atividade foi pré-selecionada para fazer parte do encontro e gostaríamos que você confirmasse a disponibilidade em realizá-la, respondendo ao nosso e-mail até 15h desse domingo, 10 de junho, para que finalizemos a programação do Fórum Mundial das Mídias Livres.




Documentário, sementes, adesivos, contatos e vivências cults na Rio+20

Além da participação no Fórum Mundial das Mídias Livres, Padinha e sua equipe que saem na próxima madrugada de Franca, nordeste do estado de São Paulo, estarão realizando um documentário sobre os vários eventos paralelos e simultâneos da Rio+20. Chamado de "Não-violência versus fim do mundo", o vídeo em full hd será complementado posteriormente com outras filmagens e gravações em outros locais do Brasil para se tornar um programa de televisão, já havendo uma rede nacional de TV interessada em exibir o trabalho como um especial de fim de ano. Na equipe, estarão também o camera man Reginaldo Teófilo, da produtora RS, o designer e fotógrafo Aguinaldo Lazarini, o índio Xavante Gaspar Waratzere Tsiwari, que veio especialmente da aldeia de Namunkurá do Mato Grosso para a Rio+20 e o técnico de apoio, Di Pereira dos Anjos, além do roteirista e diretor Padinha, que foi vítima de censura nesta sua atividade durante o governo ditatorial brasileiro, sendo que agora está de volta, como ele diz "para ajudar a criação coletiva do futuro, manifestada em todos estes acontecimentos nestes dias agora no Rio de Janeiro".
Esta equipe leva também ecobags e sementes da empresa MacBoot, que dá apoio cultural ao blog Folha Verde News (sementes de Crotalária, que são um combate biológico ao mosquito transmissor da dengue, um problema de saúde público hoje no Rio, no país), adesivos com mensagens relativas aos eventos que ocorrem na Rio+20, inclusive, defendendo a liberdade cultural, religiosa e política do Tibet, uma das causas que estão sendo debatidas também nos encontros da sociedade civil e da ONU. São várias atividades e vivências no Rio nestes dias, avançando a luta pelo equilíbrio entre a economia e a ecologia, que resume o que é o desenvolvimento sustentável para criar uma nova realidade no país, na Terra.

Fontes: http://www.cupuladospovos.org.br/
             http://folhaverdenews.blogspot.com/

3 comentários:

  1. Para nosso blog, também para a luta ecológica do interior do país, por aqui nesta região que abrange o Aquíero Guarani e a Serra da Canastra (nascente do Rio São Francisco), a Rio+2o é de muita importância no processo de mudança e avanço da realidade, também via este encontro de jornalistas e dá webmidia de todo o planeta.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, o conjunto de todas as atividades cults, ecológicas, políticas e socioambientais da Rio+20 e eventos paralelos e simultâneos, configuram a cultura da vida em busca de novas condições favoráveis à criação do futuro na Terra. Tem esta dimensão maior tudo o que for acontecer nestes dias no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  3. É importante que todos os setores da sociedade civil participaem destes eventos, via Internet ou ao vivo, informando-se sobre o que se conseguir de avanço, criticando eventuais erros ou limites, o que poderá ajudar a nossa geração melhorar a atual realidade.

    ResponderExcluir

Translation

translation