sábado, 14 de julho de 2012

MISTÉRIO OU CRIME AMBIENTAL?

Cerca de 500 Pinguins são achados mortos no litoral gaúcho no país da violência contra animais


Cerca de 500 Pinguins apareceram mortos em praias do litoral norte no Rio Grande do Sul nos últimos três dias, a quantidade de mortes chama a atenção de biólogos e de ecologistas de vários países, no Brasil, infelizmente tem sido rotina a violência contra animais, violência também contra animais, comenta Padinha, editor do blog da ecologia e da cidadania, Folha Verde News, argumentando: "Já faz parte da rotina, do dia a dia notícias e acontecimentos de violência contra a vida, tanto de seres humanos como de animais. EM São Paulo teve até manifestação contra extermínio de negros e pobres na periferia, os crimes na área rural são constantes, os indígenas são cada vez mais vítimas, quanto aos animais, isso´também acontece, na vida urbana, nos rodeios ou maus tratos, no meio rural, com o desmatamento, as queimadas, uma civilização da crueldade: é uma realidade que precisamos mudar para que exista chance de futuro de vida no país".
Segundo a reportagem de Felipe Bãchtold para o site do jornal Folha de São Paulo na edição deste sábado, biólogos e policiais da Patrulha Ambiental do Estado estão percorrendo a orla da região e tantar monitorar a situação, para revelar as causas destas mortes, definindo se houve alguma ocorrência natural ou fonte de poluição ou crime ambiental. Ainda não se sabe o que causou a morte dos 500animais. Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul colheram amostras e farão análises em Porto Alegre. Policiais do Rio Grande do Sul encontraram cerca de 500 Pinguins-de-Magalhães mortos no litoral gaúcho. Os Pinguins são da espécie Magalhães e apareceram em uma faixa de 50 km entre as cidades de Tramandaí e Cidreira. Essas aves costumam chegar ao litoral do Sul do Brasil durante o inverno, quando tentam escapar das águas geladas desta época do ano na região da Patagônia, na Argentina. E não é a primeira vez. No ano passado, as mortes de centenas de pinguins da espécie no litoral gaúcho levaram o Ministério Público Federal a abrir uma investigação para apurar as causas e a possibilidade de exaustão dos bichos ou de crime ambiental, porém, até o momento não se definiram as causa, não foi divulgada nenhuma informação. Cabe então cá entre nós a pergunta: alguma investigação foi mesmo realizada?...


Não é o primeiro caso mas continua o mistério sobre a morte de Pinguins no sul do país

Algumas autoridades alegam "exaustão" destes animais mas cientistas e ecologistas suspeitam que...

...esteja havendo alguma espécie de crime ambiental para explicar as 500 espécies mortas agora

O fato choca crianças, ecologistas e precisa levar a mudanças na realidade de violência atual

Fontes: http://www.folha.com/
              http://www.correiodopovo.com.br/
              http://folhaverdenews.blogspot.com/

5 comentários:

  1. Fatos como este, que já vão virando rotina no dia a dia de acontecimentos violentos contra animais e também cointra pessoas, no país, no planeta também, nos levam a questioinar os rumos das atuais sociedades de consumo e toda a estrutura de vida da atualidade.

    ResponderExcluir
  2. Se fatos como este, além de nos chocar, não nos levarem a uma investigação com empenho, a descoberta das causas (no caso, das mortes de 500 Pinguins Magalhães no Rio Grande do Sul) e até em especial a mudanças na realidade, de nada adiantará o nosso protesto contra a violência da realidade da vida atual.

    ResponderExcluir
  3. Nosso blog de ecologia e de cidadania abre o seu webespaço não só para denunciar mais esta violência, mas para cobrar das autoridades brasileiras uma investigação, uma explicação pública, além de estímulos para mudar esta realidade de violência no cotidiano da gente.

    ResponderExcluir
  4. O ecologista que edita o Folha Verde News disse que estes Pinguins da espécie Magalhães mortos no litoral gaúcho foram sacrificados para que mais este sinal de violência nos leve a mudar e avançar a realidade. Se isso não ocorrer, este acontecimento vai apenas consagrar a violência da atualidade, mais uma vez.

    ResponderExcluir
  5. Os resultados de análises de amostras de alguns entre os cerca de 500 Pinguins aparecidos mortos no litoral do Rio Grande do Sul (entre Tramandaí e Cidreira) só serão revelados daqui 30 dias, segundo os técnicos governamentais incumbidos da tarefa, como informa o site www.ambientebrasil.com.br

    ResponderExcluir

Translation

translation