sexta-feira, 6 de julho de 2012

REVISTA TRILHA VERDE FAZ RAIO X DO MEIO AMBIENTE NA REGIÃO DE FRANCA

O ecologista Padinha do blog Folha Verde News é um dos entrevistados na edição especial

Tiago Lélis, pela equipe de reportagem das revistas Trilha Verde e Trilha Verde/Sementes, gravou uma entrevista com o ecologista e editor do nosso blog de ecologia e de cidadania, Antônio de Pádua Padinha, para iniciar uma radiografia sobre as raízes, os problemas da atualidade e as perspectivas de futuro por aqui na macrorregião nordeste paulista e sudoeste mineiro, por aqui onde ambos atuam: na próxima edição da revista Trilha Verde, ecologistas ou cientistas como Padinha, Vinicius de Oliveira, João Peres Chimello, Drª Joana D'Arc Félix estarão discutindo a partir de suas experiências de trabalho ou de suas lutas a história ambiental de Franca e de toda a região no interior do país. Padinha ressaltou que há uns 200 anos, esta cidade era uma estância ecológica, com centenas de nascentes e muitas riquezas hidrominerais, fundamentais para o próprio Aquífero Guarani, antes que por aqui aumentasse muito o cultivo do café (que usa agrotóxico) e se expandisse em especial nos últimos 100 anos a indústria coureira calçadista (que usa cromo, metal pesado, no tratamento do couro para a fabricação de calçados). Ele contou para o jovem repórter Tiago Lélis como foi por exemplo a luta de toda a sociedade civil, do movimento ecológico e científico para se implantar um sistema de tratamento dos efluentes industriais nos curtumes (nos anos 90), algo que via a Amcoa ajudou a despoluir em parte as nossas águas. Falou também do desafio de mudar a realidade de agora com várias formas de poluição ou agressões ambientais, problemas e violências, para  a atual geração criar uma nova realidade: "Temos que ter mesmo esta perspectiva histórica e também a visão do que precisamos fazer agora para tornar possível a criação do futuro de nossa vida, que só se viabilizará com um desenvolvimento sustentável, equilibrando avanço econômico com a proteção da nossa última ecologia", argumentou Padinha, do blog Folha Verde News.
O repórter Lélis explicou que a dupla de comunicadores Júnior Franco e Ana Krauss, além de atuarem em assessoria de imprensa e marketing, como jornalismo editam a revista Trilha Verde, que vem ganhando destaque nacional, também como veículo de ecoturismo e de esportes radicais: recentemente, os dois e sua equipe de ação lançaram também uma versão para crianças desta publicação com conteúdo ecológico., Trilha Verde/Sementes, que procura colocar em linguagem mais acessível todas as informações que têm a ver com a questão ambiental e a cultura da vida.
Em breve, também com um material preparado pelo designer Aguinaldo Lazarini, voltaremos ao assunto, registrando aqui fotos e textos da reportagem especial que faz um raio X do meio ambiente numa das regiões de maior importância para a economia e a ecologia do nosso interior brasileiro.



Atualmente a revista Trilha Verde tem também uma edição especial para crianças

Na próxima ediçao, reportagem de Trilha Verde levanta recusos da nossa natureza....

...tendo como objetivo debater um equilíbrio sustentável entre conomia e ecologia na macrorregião

Fontes: http://www.trilhaverde.com.br/
              http://folhaverdenews.blogspot.com/

4 comentários:

  1. Superimportantes, tanto esta edição especial da Trilha Verde fazendo um raio X do meio ambiente, como também, o lançamento da versão infantojuvenil da revista, com o subtítulo expressivo de Sementes.

    ResponderExcluir
  2. Ontem, nosso editor e ecologista Padinha duante cerca de duas horas gravou uma reportagem com Tiago Lélis, da revista Trilha Verde, questionando mudanças estruturais e não somente pontuais, em alguns setores que avançaram, para ser possível a criação do futuro, uma realidade sustentável.

    ResponderExcluir
  3. Por aqui no nordeste paulista e sudoeste mineiro, entre a Serra da canastra, o Rio Grande, o Aquífero Guarani, o potencial de um desenvolvimento sustentável é muito grande e a necessidade desta nova estrutura de vida é urgente, levando em contra a ameaça de que em 50 anos poderão estar comprometidos os recursos naturais da nossa última ecologia: a luta agora é para criar outra realidade, viabilizando o futuro da nossa vida, destacou Padinha, que durante a entrevista teve o seu depoimento mostrado ao vivo online na Internet, graças a um apoio técnico dde Aguinaldo Lazarini.

    ResponderExcluir
  4. A união de forças e de esforços entre ecologistas, cientistas, jornalistas forma um mutirão da sociedade civil, capaz de mudar e de avançar a atual realidade também por aqui no inbterior do Brasil.

    ResponderExcluir

Translation

translation