terça-feira, 7 de agosto de 2012

EXPANSÃO DA AGRICULTURA SEM AGREDIR ECOSSISTEMAS NATURAIS

Aumentar produção de alimentos  sem desmatamento é possível


Um dilema do Brasil e do planeta segundo pesquisa do Instituto Centro de Vida (ICV) e Agrosuisse mostra que há uma alternativa de solução e desenvolvimento sustentável, aqui, na matéria de Daniela Torrezan


 
Aumentar a oferta de alimentos e evitar o desmatamento é possível, aponta estudo
Esta foto do arquivo ICV mostra uma mancha de floresta protegida em fazenda de produção de soja

A intensificação sustentável da produção nas terras agrícolas já existentes tem sido apontada como uma solução crucial para o conflito entre a expansão da produção agrícola e a conservação dos ecossistemas naturais. Já foi mostrado que é possível aumentar a eficiência da agricultura e mitigar as emissões de gases de efeito estufa por meio da preservação dos recursos naturais e melhorias no uso da terra, o que leva a uma maior produção sem novos desmatamentos”. O texto faz parte do estudo AUMENTANDO A PRODUÇÃO AGRÍCOLA E EVITANDO O DESMATAMENTO – UM ESTUDO DE CASO PARA O MATO GROSSO, BRASIL, coordenado pelo Instituto Internacional para a Sustentabilidade (IIS) e elaborado em parceira pelo Instituto Centro de Vida (ICV) e Agrosuisse. O objetivo do estudo é subsidiar os debates em torno da Redução de Emissões de Desmatamento e Degradação de Florestas (REDD+) e de soluções práticas para conciliar o aumento da produtividade agrícola com a eliminação do desmatamento. A pesquisa envolveu as cadeias de soja, pecuária e madeira com foco tanto no nível do produtor, investigando exigências financeiras, quanto no nível mais amplo, discutindo possíveis mecanismos de financiamento e de realização.
A publicação indica que é necessário o envolvimento de vários atores, incluindo o setor privado, ONGs e o Governo para que se reduza o desmatamento além de investimentos para permitir mudanças nas práticas agrícolas, que no futuro levarão a aumentos de produtividade com a conservação dos ecossistemas naturais.
O estudo está disponível em português e inglês.
AUMENTANDO A PRODUÇÃO AGRÍCOLA E EVITANDO O DESMATAMENTO – UM ESTUDO DE CASO PARA O MATO GROSSO, BRASIL
INCREASING AGRICULTURAL OUTPUT WHILE AVOIDING DEFORESTATION – A CASE STUDY FOR MATO GROSSO, BRAZIL
"Um avanço de informação para os que lutam para o desenvolvimento sustentável, equilibrando aumento da produção de alimentos e proteção da última ecologia, algo fundamental para o Brasil e para todos o planeta", comenta o ecologista Padinha, no momento em que editamos nosso blog Folha Verde News hoje.

Fontes: IIS
             www.ecodebate.com.br
             http://folhaverdenews.blogspot.com

3 comentários:

  1. Em alguns casos, funciona mais a visão positiva da realidade, considerando os problemas ou os desafios, mas indicando as alternativas de solução: é o que faz o IIS e o ICV dimensionando o caminho do futuro.

    ResponderExcluir
  2. Este estudo demonstra mais uma vez que as universidades e os pesquisadores brasileiros e também do exterior já têm alternativas de solução para os problemas e desafios da realidade, vai de os Governos se informarem e implantarem gestões de desenvolvimento sustentável, no caso do tema de hoje em nosso blog de ecologia e cidadania, avançando a economia rural.

    ResponderExcluir
  3. Ainda minoritária no Brasil a produção de alimentos orgânicos ou a agroecologia em sua multiplicidade podem vir a se encaixar exatamente com este teorema da criação do futuro, um aumento da produção agrícola sem mais desmatamentos ou agressões ao último equilíbrio do meio ambiente.

    ResponderExcluir

Translation

translation