quarta-feira, 27 de março de 2013

MINISTÉRIO PÚBLICO COMPRA A BRIGA DA CHAPADA

Chapada Diamantina vem sendo destruída por incêndios e outras agressões à sua ecologia

Um dos lugares sagrados da natureza brasileira, assim como a Serra da Canastra por aqui na macrorregião ou Alto Paraiso no centro do país, no interiorzão da Bahia, a terra de Antônio Conselheiro, que já foi vítima de garimpos clandestinos, tem sido desequilibrada constantemente em sua última ecologia, mas agora, pelo menos uma perspectiva de se mudar esta situação: autoridades baianas do Ministério Público Federal (MPF), em parceria com a Justiça Federal em Irecê (BA), realizarão quatro audiências públicas para discutir as ações necessárias para a preservação do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD). As reuniões acontecerão entre os dias 1º e 4 de abril, respectivamente, nos municípios de Andaraí e Mucugê e nos Distritos de Guiné (Mucugê) e Caeté de Açu (Palmeiras/BA). A finalidade é colher, junto às comunidades locais e aos agentes administrativos envolvidos, informações sobre a atual situação de conservação da Chapada e os danos historicamente causados pelos incêndios que vêm ocorrendo no local. Esta informação é um dos destaques hoje do site de assuntos socioambientais EcoDebate, sendo que abrimos nosso webespaço aqui no Folha Verde News para ela, "com a esperança de que se inicie no Brasil, pela Chapada Diamantina, o que ecologista vem pedido há tempos, o fim da violência ambiental contra algumas das áreas mais sagradas da nossa natureza, cada vez mais ameaçada de extinguir", comenta o nosso editor de conteúdo, repórter e ecologista Padinha: "A importância da Chapa Diamantina vai muito além do ecoturismo, embora ele também seja muito importante, tenho me interessado pelas reservas naticas do lugar desde muitos anos quando a Blimp Filmes de São Paulo fez um documentário no local".



Três imagens sobre a beleza e o potencial dos recursos da ecologia da Chapada Diamantina
Agora, o próprio procurador da República Samir Cabus Nachef Júnior se interessou pela questão  e também quer obter informações sobre os as ações e os procedimentos adotados pela União, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), para estruturação e conservação do PNCD, além dos resultados alcançados. A adoção dessas medidas foram determinadas, em caráter liminar, pela Justiça Federal em Irecê, em atendimento ao pedido do MPF em ação civil pública proposta ainda em outubro de 2009 e que somente agopra começa a ser efetivada. Todos os que amam os recursos naturais brasileiros, esperam que sim. Além das audiências públicas, será realizada uma inspeção judicial no Vale do Pati daqui duas semanas, entre 5 a 7 de abril, para verificação das ações implementadas pela administração deste Parque Nacional, do estado de preservação do seu equilíbrio ecológico e dos prejuízos causados pelos incêndios ao patrimônio histórico e paisagístico da unidade. Na ocasião, a comunidade local será visitada por uma equipe do MPF, indo a campo para concretizar uma nova fase de revalorização da natureza do Brasil. Uma iniciativa de grande valor do Ministério Público, a bem do interesse da Nação.

Fontes: www.ecodebate.com.br
            http://folhaverdenews.blogspot.com
           

4 comentários:

  1. Vale também visitar o blog de ecologistas baianos É Complexamente Azul e buscar outras informações sobre as riquezas naturais da Chapada Diamantina, que tem com um tesouro cultural também a sua comunidade, o seu povo bem interior do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Na Chapada há muitas histórias do passado do povo brasileiro, como os místicos de Antônio Conselheiro ou os esconderijos de Cangaceiros, as lendas ligadas ao garimpo ou personagens e fratos ainda anônimos na aventuira do sertão do Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Esta movimentação de autoridades públicas é positiva e vem de encontro à luta de ecologistas, tendo além do mais o interesse de preservar uma região de grande riqueza em termos de recursos naturais e potencial de vida para o futuro da Nação.

    ResponderExcluir
  4. "A Chapada Diamantina é importante para o planeta Terra e não só para o Brasil, um lugar que contém o passado, o presente dos desafios da natureza e uma reserva para o futuro", resume um estudo que está sendo feito pelo editor de conteúdo do nosso blog de ecologia e de cidadania.

    ResponderExcluir

Translation

translation