sábado, 25 de maio de 2013

ALINHAMENTO DE 3 PLANETAS PROVOCA UM SHOW NO CÉU

Neste fim de semana show celestial por causa do triângulo amoroso Júpiter, Vênus e Mercúrio


Vênus e Júpiter, os dois planetas mais brilhantes do céu na região da Terra, neste mês, receberão a companhia do pequeno Mercúrio para um espetáculo celestial raro que terá o seu ápice neste fim de semana. Normalmente, Vênus, o segundo planeta mais próximo do Sol, e Júpiter, que orbita após Marte, estão a dezenas de milhões de quilômetros de distância. Mas, para quem vê o panorama celestial daqui de nosso planeta, eles têm orbitado juntos, enquanto se movem cada vez mais perto um do outro neste mês, Júpiter e Vênus bem junto a Mercúrio, o que levou a astrônomos brincarem entre si, na Internet, trocando mensagens sobre o "triângulo amoroso no céu". A informação astronômica veio da agência de notícias Reuters, captada aqui no blog da ecologia Folha Verde News juntamente com os sites Uol e iG, complementando a notícia: o auge do show celestial será no domingo, quando o trio de planetas irá aparecer como um triângulo de luz brilhante no céu do Ocidente cerca de 30 minutos depois do pôr do sol. "Vale prá gente pela beleza e prá nos lembrar que a nossa vida é todo um universo, acima das nossas misérias do dia a dia, existe esta grandeza da ecologia celeste". comenta aqui no blog o nosso editor de conteúdo, Antônio de Pádua Padinha, que tem recebido dezenas de fotos do fenômeno destes dias e noites, enviadas por amigos internautas e pesquisadores de Astronomia.

Neste fim de semana agora, vendo da Terra por aqui da nossa região haverá este desenho no céu

A conjunção tem conteúdo astronômico mas também inspira mensagem cósmica

Conjunções triplas são relativamente raras, segundo a Nasa
A última conjunção envolvendo três planetas foi em maio de 2011 e a próxima não ocorrerá antes de outubro de 2015. "Essa imagem tríplice é especialmente boa porque envolve os três planetas mais brilhantes do céu escuro em maio", afirmou a agência espacial dos Estados Unidos em sua página na Internet.  A Nasa informa também que a Austrália presencia 1º eclipse anular de 2013. A formação tripla de planetas deve ser visível mesmo em locais com cidades bastante iluminadas. Astrônomos sugerem aos observadores do céu que deixem Vênus e Júpiter serem o seu guia. Quando o céu escurecer, os planetas serão visíveis a olho nu, mesmo para quem não tem telescópio. "Eles realmente brilham tão intensamente que você pode confundi-los com um ou dois aviões se aproximando com as suas luzes de pouso ligadas", escreveu a revista StarDate, da Universidade do Texas, em seu site. No domingo, o Mercúrio formará o topo do triângulo. Na segunda-feira, Vênus e Júpiter vão estar lado a lado, a menos de 1 grau de distância. "Depois disso, Vênus e Mercúrio vão continuar subindo mais alto no céu escuro, enquanto Júpiter cai em direção ao sol", predisse a StarDate, com base em seus estudos astronômicos deste fenômeno. "O show celestial também é, independente de ser ciência, poesia", falou o ecologista Padinha no momento em que editava esta matéria aqui neste blog.

Um show celestial envolvendo Júpiter, Vênus, Mercúrio...

Na região da Austrália se poderá ver o 1º eclipse anular de 2013

Fontes: Reuters
             www.uol.com.br
             iG
             http://folhaverdenews.blogspot.com

4 comentários:

  1. Muita gente verá ao vivo ou pela TV o auge do show celestial que será no domingo, quando o trio de planetas irá aparecer como um triângulo de luz brilhante no céu do Ocidente cerca de 30 minutos depois do pôr do sol.

    ResponderExcluir
  2. Este alinhamento de três planetas do nosso sistema solar tem significado astronômico, cósmico e também um certo sentido mágico, em algumas culturas terrestres antigas, nosso editor lembra que a imagem no céu será pura poesia.

    ResponderExcluir
  3. O alinhamento de Júpiter, Vênus e Mercúrio é tema também de charges sobre triângulo amoroso também nas redes sociais e até de erotismo, relacionando a conjunção planetária com a carnal, porém, para esotéricos é como um alarme.

    ResponderExcluir
  4. Mande informações ou comentário e fotos para o e-mail do blog da ecologia: navepad@netsite.com.br

    ResponderExcluir

Translation

translation