quarta-feira, 8 de maio de 2013

PROJETO EIDOS BUSCA AMPLIAR VISÃO E AUDIÇÃO DO SER HUMANO

Cientistas criam máscaras que aguçam visão e audição, antecipando homem do futuro

Protótipos criados por pesquisadores da Royal College of Art permitem ao usuário regular e até ampliar a capacidade de ver e ouvir de acordo com suas necessidades: já foram desenvolvidos por exemplo, os protótipos do dispositivo Eidos Visão, que permite ver trajetos e padrões de movimento invisíveis a olho nu, informa o site da Veja (Abril) e aqui no nosso webespaço de ecologia e de cidadania, Folha Verde News, "estamos divulgando estas máscaras que são uma antecipação pela ciência do que poderá ser a visão e a audição do ser humano futuro", comenta nosso editor, o ecologista Antônio de Pádua Padinha. O que vivenciamos no mundo são diversos sinais que se sobrepõem, nós podemos usar a tecnologia para isolar e amplificar aqueles que queremos, afirmam os pesquisadores do chamado Projeto Eidos, que consiste em dois equipamentos experimentais, um para a visão e outro para a audição. O dispositivo de visão tem o formato de um grande par de óculos. Um dos efeitos que o usuário pode escolher é semelhante ao de uma fotografia de longa exposição, que "grava" o rastro de objetos em movimento. Para obter esse efeito, o aparelho envia as imagens captadas por uma câmera para um computador, que utiliza um software especial para processá-las e exibi-las ao usuário. Já o Eidos Áudio , que cobre a boca, o nariz e os ouvidos, possibilita isolar um determinado som em meio a outros ruídos do ambiente. Pode ser uma pessoa falando em uma multidão ou até mesmo o baterista de uma banda em um show de rock. Diferentemente de fones de ouvido comuns, que têm dois canais, direto e esquerdo, o aparelho têm três: os dois fones e mais uma peça bucal para a fala. A área externa é atingida pelos alto-falantes, enquanto a peça bucal fala diretamente ao ouvido interno, usando a transmissão cerebral. Isso cria até também a sensação de ouvir alguém falar de dentro da sua cabeça. Os pesquisadores da Royal College of Art dizem que o dispositivo de visão pode ser utilizado por atletas e seus treinadores para observar a performance com precisão em tempo real e criar estratégias para melhorá-la. Ele também pode ser utilizado para aprimorar a experiência de assistir a espetáculos de dança, teatro ou desfiles de moda. Quanto à mascara de áudio,  eles acreditam que o aparelho pode ajudar no desenvolvimento de crianças com transtornos de atenção ou hiperatividade, eliminando as distrações do ambiente e facilitando a concentração, podendo também reverter danos à audição causados pela idade. De acordo com Tim Bouckley, um dos integrantes da equipe de pesquisadores, os dispositivos ainda são protótipos, mas já funcionam. Ele afirma que o próximo passo é fazer com que essa tecnologia se torne wireless (sem fio), o que aumentaria a mobilidade do usuário e ampliaria o potencial de uso em variadas situações destas invenções futuristas do Projeto Eidos.


A Edo Visão e a Edo Audição ampliam a capacidade humana de ver e de ouvir

Fontes: http://veja.abril.com.br
             http://folhaverdenews.blogspot.com

5 comentários:

  1. Estas máscaras de ver e de ouvir desenvolvidas pelo Projeto Eidos tem aplicações na ciência, na saúde, na tecnologia digital e em variadas situações que venha a ser essencial um aguçamento da visão e da audição.

    ResponderExcluir
  2. À primeira vista, estas criações de Tim Bouckley e sua equipe de pesquisadores da Royal College of Art podem parecer apenas figurinos ou adereços de personagens de ficção, mas desde já têm um potencial de serem muito úteis na realidade.

    ResponderExcluir
  3. Estas máscaras de ver e ouvir podem até, num segundo estágio de desenvolvimento desta tecnologia, abrirem perspectivas para deficientes de visão e de audição, além de outras aplicações já imediatas dos atuais protótipos, como informa a reportagem so site veja.abril.com.br em cima das informações da Royal College of Art.

    ResponderExcluir
  4. Nosso blog, que tem se empenhando ao longo de dois anos na web em divulgar lutas e avanços da ecologia, da cidadania e da tecnologia, mais uma vez informa uma pesquisa científica que tem o dom de antecipar o futuro.

    ResponderExcluir
  5. Mande seu comentário, opinião ou informação a este respeito para o nosso e-mail da redação do blog navepad@bol.com.br

    ResponderExcluir

Translation

translation