domingo, 2 de junho de 2013

FIM DA GREVE DE FOME NA RÚSSIA É UMA DAS NOTÍCIAS SOCIOAMBIENTAIS DE AGORA

Entre manchetes, Maria Alyokhina, da banda Pussy Riot: mais uma vitória da não-violência

Uma das principais notícias internacionais deste fim de semana captamos aqui para o blog via a Reuters, informando desde que Moscou que uma das três integrantes da banda Pussy Riot (presas por fazer um protesto contra o presidente Vladimir Putin na principal catedral de Moscou) encerrou sua greve de fome neste sábado, depois que as autoridades prisionais cederam às suas exigências, marcando assim uma vitória para a sua ação de cidadania dentro das propostas da Não-Violência: Maria Alyokhina, de 25 anos, líder da banda punk Pussy Riot iniciou o protesto no mês passado, quando as autoridades governamentais e policiais russas a impediram de comparecer a uma audiência de condicional. Ela foi hospitalizada quando sua condição física piorou. E o seu gesto comoveu a população russa, obrigando as autoridades - pela primeira vez na história daquele país - a admitirem que há um sistema de crueldade nas prisões e em especial contra presos ou presas com motivação política. A advogada de Maria Alyokhina, Irina Khrunova, disse que a greve de fome conseguiu a reversão das medidas de segurança excessivas na prisão. Pyotr Verzilov, marido de Nadezhda Tolokonnikova, outra das integrantes presas, declarou ao repórter Alexei Anishchuk, da agência de notícias Reuters por telefone, que acredita ser "inédito" autoridades prisionais russas ouvirem exigências de detentos. Alyokhina e suas duas colegas de banda foram condenadas por vandalismo motivado por ódio religioso em agosto, após um julgamento visto pelos opositores de Putin como parte de uma repressão a dissidentes no início de seu terceiro mandato. A terceira integrante presa, Yekaterina Samutsevich, foi libertada em outubro quando um juiz suspendeu sua sentença após apelação. "Mesmo quem não curte o som punk e irado da banda Pussy Riot com certeza concorda que todos têm o direito de fazer músicas de protesto e mais, que os sistemas prisionais que usam tortura ou algum tipo de crueldade precisam ser abolidos em todo o mundo", comentou por aqui o editor de conteúdo do nosso blog Folha Verde News, o repórter e ecologista Antônio de Pádua Padinha, também um ativista há quase três décadas do movimento da Não-Violência: "A greve de fome e a vitória, ainda que parcial da artista russa Maria Alyokhina, mostra mais uma vez este movimento que busca a inteligência e não a violência vitorioso, bom pro futuro do planeta e avanço da condição humana de vida do ser humano", disse aqui Padinha.



Maria Alyokhina da banda Pussy Riot fez greve de fome

...liderando movimento de liberdade e cidadania

O gesto da líder da banda punk avança a luta da Não-Violência

Outras manchetes quando começa no Brasil e no planeta a semana mundial do meio ambiente

Vacina contra dengue pode chegar ao mercado em 2015

(Ainda não existem medicamentos disponíveis para prevenir ou tratar a doença)

Físico britânico Stephen Hawking vira personagem de quadrinhos
(Cientista de 71 anos foi homenageado como super-herói por editora, a história foi lançada esta semana e está disponível também em formato virtual)

Brasileiros conquistam prêmio internacional em feira de ciência
(Estudantes de Novo Hamburgo, no RS, desenvolveram um projeto para dessalinizar água do mar por meio de uma bactéria)

Ibama implanta base em Apuí, no AM, para reduzir desmatamento
(Município é o 2º maior produtor de gado do estado, precisando de pastos. Em maio, órgão aplicou mais de R$ 5 milhões em multas por desmatamento)

Evento em Brasília divulga avanços da produção orgânica no Brasil
(Semana dos Alimentos Orgânicos foi até o dia até dia 2 de junho e no final deste mês em São Paulo, no Ibirapuera acontece uma feira internacional de produtos orgânicos)

Vulcão Popocatépetl lança nuvem de cinza e lava
(Vulcão no México lançou fragmentos incandescentes a uma distância de até 1,5 quilômetro)

Brasil tem dois anos para apresentar marco regulatório de proteção de ecossistemas
(As regras nacionais para proteger os ecossistemas costeiro e marinho serão a base para que as economias cumpram as metas internacionais)

Em Manaus/AM, zoológico urbano reúne quase 200 animais da Amazônia
(Local conta com 56 espécies diferentes de mamíferos, répteis e aves. Recintos reproduzem o habitat natural dos animais neles alocados)

Entidades da sociedade civil pedem cumprimento do Código Florestal
(Manifesto destaca a preocupação com a demora no início do Cadastro Ambiental Rural (CAR), ainda não regulamentado)

Filhotes de anfíbio raro comem pele da mãe para sobreviver
(Quando está esperando os ovos eclodirem a "Microcaecilia dermatophaga" produz uma camada extra de pele rica em gordura para alimentar os recém-nascidos)

Criação de abelhas nativas gera renda e combate o desmatamento na Amazônia
(Pequenos produtores usam técnica natural para aumentar polinização e produção de frutas.)
Política de gestão territorial e ambiental em terras indígenas é desafio da Funai este ano
(Embora o grande volume de demarcações tenha ocorrido nos anos de 1990, a assessora para Assuntos Internacionais do órgão, advogada Cristina Timponi Cambiaghi, admitiu que ainda existem hoje alguns remanescentes de terras para serem demarcadas e regularizadas)

Tartarugas que hoje vivem em Galápagos saíram da Amazônia
(Chelonoidis pré-histórico, o maior de seu gênero descoberto até agora no mundo, foi reconstruído por paleontólogos da Universidade Federal do Acre a partir de fósseis descobertos em 1995 no meio da Amazônia e nunca antes analisados)

Peixes criados em cativeiro despoluem igarapés amazônico
(Técnica permite engorda confinada de peixes típicos da bacia do Amazonas.)
Escavações acham pedaços de utensílios domésticos em São Paulo
(O trabalho de escavação, que começou em dezembro de 2012, já descobriu cerca de 2.000 fragmentos de cerâmica de uso cotidiano e pode ajudar a compreender os hábitos dos antigos moradores e como se deu a ocupação dessa área, um pedaço da antiga margem do rio Pinheiros)

Rotas de aviões recriam mapa-múndi
(Projeto de visualização de tráfego aéreo revela que trajetos de aeronaves traçam a silhueta de continentes)

Cientistas descobrem novo pássaro em parte ocupada da Amazônia
(Torom-de-alta-floresta foi encontrado em área próxima a rodovias federais. Achado foi possível graças a exames de DNA e análise do canto da ave)

Associações protetoras de animais temem abandono e morte de gatos
(O aumento no número de casos de esporotricose no Rio de Janeiro, segundo pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz divulgada na semana passada, soou o alerta entre entidades protetora de felinos)

Xangai produzirá biocombustível com óleo usado em restaurantes
(O governo de Xangai, em colaboração com uma universidade local e com seis empresas, prevê agora produzir biodiesel a partir de óleo utilizado para os ônibus, táxis e caminhões da cidade)

Alemanha quer 1 milhão de carros elétricos, mas enfrenta entraves
(Resistência de montadoras e consumidores, alto custos e falta de infraestrutura para recarga de automóveis ameaçam meta alemã de popularizar automóveis elétricos, que governo Angela Merkel garante que será cumprida)

Asteroide equivalente a nove navios passou pela Terra nesta sexta sem problemas
(1998 QE2 se aproximaou do nosso planeta às 17h59 de Brasília na sextam 31/05 e apesar de não representar perigo, objeto foi alvo de estudos científicos)
Brasil será décimo país em capacidade eólica instalada
(Até o final do ano, serão 6GW instalados. Apesar do aumento, a baixa demanda ainda é um desafio para a expansão do setor. Hoje, só 1% da energia consumida vem dessa fonte)

União Europeia identifica novo inseticida mortal para as abelhas
(Fipronil ainda é usado em cinco países do bloco para proteger milho. Três outros pesticidas já haviam sido provisoriamente banidos.Sumiço de abelhas é fenômeno também no interior do Brasil, pela mesma razão)

Acidente em laboratório nuclear no Japão expõe funcionários a radiação
(Segundo agência nuclear japonesa, 30 pessoas foram expostas. Incidente foi em Tokaimura; nível de radiação felizmente foi pouco maior que de raio X)
Índios voltam a ocupar canteiro de obras da Usina de Belo Monte
(Como nas outras vezes em que ocuparam as obras, os índios exigem a paralisação imediata da construção e que seja aberto um diálogo com as autoridades do governo para discutir a situação dos moradores da região que serão deslocados para a construção)

Quase 300 animais silvestres foram apreendidos em MT neste ano
(A metade dos animais apreendidos são répteis, segundo a Polícia Ambiental. Hoje, Batalhão Ambiental abriga 40 animais)
Chile e Argentina retiram moradores das proximidades do vulcão Copahue
(Vulcão, próximo à fronteira dos dois países, pode entrar em erupção. Mais de 3.000 moradores estão em área sob risco)

Surto do vírus H1N1 teria causado 17 mortes na Venezuela
(Números não foram confirmados pelo governo. Vírus da nova gripe matou mais de 18 mil desde 2009, segundo a OMS)
Novo Código Florestal fez país perder até 40% de áreas protegidas, diz ONG
(Lei ambiental foi aprovada há um ano, após anos de discussões. Regulamentação de vários pontos só deve ser publicada ainda esta semana e este é somente um dos problemas)
Dia da Mata Atlântica é celebrado com alerta de risco para a extinção do bioma
(Porção da Mata Atlântica do Nordeste situada ao Norte do Rio São Francisco é a mais ameaçada do Brasil)



Fontes: www.ambientebrasil.com.br
             http://br.reuters.com
             http://folhaverdenews.blogspot.com

4 comentários:

  1. A greve de fome da líder da banda punk Pussy Riot, que conseguiu um avanço do movimento pela liberdade e pela não-violência na Rússia, realmente dá o tom da semana mundial do meio ambiente da ONU, começando nestes dias.

    ResponderExcluir
  2. Aqui estão no blog, além desta informação da Reuters, dezenas de manchetes captadas no site nacional Ambiente Brasil, manchetes que dimensionam o momento presente das lutas socioambientais, no país e no planeta.

    ResponderExcluir
  3. Tenha liberdade para opinar e participar desta edição do nosso blog, enviando também para nossa redação alguma notícia de evento ou outra iniciativa aí de sua cidade ou região relacionada com a semana mundial do meio ambiente: navepad@netsite.com.br

    ResponderExcluir
  4. Desde o início da luta cult e ecológica do blog Folha Verde News, há cerca de dois anos, ações e práticas de não-violência têm sido destacadas aqui em vários posts, mesmo porque acreditamos que o uso da inteligência e não da força é um fator que avança o movimento pela criação do futuro.

    ResponderExcluir

Translation

translation