sexta-feira, 6 de setembro de 2013

CAMPEÃ MUNDIAL DE KUNG FU É UMA JOVEM BRASILEIRA


Aline Toffoli dá aulas na USP, faz apresentações e foi destaque também no Jornalalternativo

Há 4 anos ela venceu na Alemanha o Mundial de Kung Fu apresentando as principais sequências desta arte marcial milenar chinesa, sem haver luta, apenas apresentações coreográficas: depois desta conquista internacional em 2009, Aline Toffoli vem se apresentando sempre em teatro e eventos, em grupos como a Trupe Shaolin e a Equipe Águia Real, seu projeto é participar em seguida do Campeonato Mundial de Kung Fu em 2014 na China, já sendo esperado como um grande acontecimento esportivo e cultural. Ela também dá aulas de Kung Fu e de Tai Chi Chuan no Espaço Rennovar em São Paulo e na USP, onde se formou em Educação Física, outra atividade constante de Aline Toffoli é atuar como personal trainer. Ela destaca as qualidades do Tai Chi Chuan para pessoas de todas as idades, como um caminho para desenvolver nas pessoas que praticam paciência, calma, concentração, disciplina, fatores que são fundamentais no dia a dia da atualidade. “Além do mais, é uma maneira de desenvolver um caminho que não tem nada a ver com a violência da atualidade”, comenta aqui no nosso blog de ecologia e de cidadania, o repórter e ecologista Antônio de Pádua Padinha, divulgando esta arte marcial e filosofia de vida aqui no Folha Verde News. Apesar de bastante jovem, Aline já desenvolveu uma maestria tanto no Kung Fu como no Tai Chi Chuan, vem praticando os dois esportes e artes desde os 11 anos: ela procura elogiar no Jornalalternativo o Mestre Dagoberto, que mantém um espaço para apresentações, lutas e eventos da comunidade em São Paulo. Chegando aos 25 anos (há 14 anos ela vem praticando) ela é uma esperança brasileira para o Mundial da China no ano que vem e uma líder da juventude paulistana para difundir a prática deste esporte, arte e cultura oriental. Nos comentários aqui no nosso blog você pode ter mais algumas informações sobre esta prática made in China: "Mais do que defesa pessoal ou luta se trata de uma busca da sabedoria, do equilíbrio e da não-violência, isso é do maior valor na atualidade em que a UFC e muitos outros esportes estão cada vez mais violentos e até desumanos", argumenta ainda o nosso editor Padinha nesta postagem de apresentação da campeã Aline Toffoli.
Aline Toffoli é perita em todas as sequências coreográficas desta arte marcial



O Tai Chi Chuan é também praticado em grupos também por aqui no Brasil

Fazem sucesso as apresentações da equipe de Aline Toffoli

Bruce Lee celebrizou esta arte marcial através do cinema e da TV

Ficha técnica de Aline Toffoli Martins: professora de Kung Fu desde 2005 e faixa preta de Kung Fu  Garra de Águia e Tai Chi Chuan; participação em apresentações de divulgação do Ano Novo Chinês em São Paulo como no MASP, Parque do Ibirapuera e Parque da Independência; apresentações em redes de televisão, como SBT, Record e TV Gazeta; Campeã Mundial no 3rd World Kuoshu Championship Tournament em 2009 em Ulm-Alemanha; 3ª Colocação no 2005 US International Kuoshu Championship Tournament, em Baltimore nos Estados Unidos; vice Campeã Mundial no Campeonato Mundial Kung Fu Kuoshu em 2003 em São Paulo - Brasil; Octocampeã Paulista pela Federação Paulista de Kung Fu Kuoshu Tradicional; Tetracampeã Brasileira pela Confederação Brasileira de Kuoshu Kung Fu Chinês e convocada para integrar a Seleção Brasileira pela Federação Paulista de Kuoshu, Kung Fu Tradicional no Campeonato Mundial Kung Fu Kuoshu 2003 em São Paulo - Brasil. Há dois e-mails que você pode contatá-la aline.cpsp@yahoo.com.br e aline.toffoli.martins@usp.br


Fontes: www.jalternativo.com.br
               http://folhaverdenews.blogspot.com
 
    

8 comentários:

  1. Kung Fu e Tai Chi Chuan têm a mesma essência, segundo especialistas, o Tai Chi original mescla movimentos rápidos com lentos, não somente com fins somente terapêuticos mas também marciais, há vários estilos de Kung Fu e um dos mais respeitados é o Wushu Sanshou, pelo que apuramos no Google para uma primeira informação dos internautas aqui no nosso blog.

    ResponderExcluir
  2. Por aqui na região há em Franca (SP) a equipe Shaolin com um grande número de praticantes de Kung Fu, que conquistaram recentemente muitas medalhas no Campeonato Paulista: para o mestre da equipe, Isaac Pereira, além de lutas que são sempre técnicas e acirradas, a arte marcial forma cidadãos e aprimora seres humanos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, sou um dos alunos do mestre Isaac Pereira na cidade de Franca e realmente temos vários atletas de grande porte e a cada dia aumenta ainda mais o numero de pessoas interessadas neste maravilhoso esporte e caso alguém queira saber mais sobre a Academia de Kung Fu Dragões de Shaolin en Franca basta curtir a minha página que lá tirarei todas as dúvidas possiveis a respeito https://www.facebook.com/pages/Kung-Fu-Shaolin/424923230959031 muito obg!!!

      Excluir
  3. O Tai Chi Chuan é uma ciência típica do esporte e da cultura chinesa. É também um caminho filosófico e uma arte de autodefesa hábil e elaborada. Daí os antigos mestres chineses a denominarem "chuan" ou graciosa, nutridora da vitalidade e mantenedora da saúde. O Tai Chi Chuan marcial é a técnica de luta e arte de autodefesa, respectivamente. "Tai Chi Chuan" é um aspecto da venerável cultura chinesa e também uma arte única, profunda e peculiar da ciência clássica do país dos mandarins e nas tradições do Oriente.

    ResponderExcluir
  4. Tai Chi Chuan é um tipo de exercício gracioso, resultante do uso hábil do suplemento mútuo do Tai Chi-Yin (ou princípio cósmico), isto é, Terra, Lua, feminino, negativo; e Yang ou princípio positivo, ou seja, céu, Sol, masculino; princípios de expansão, de limitação, de movimento e de quietude. O Tai Chi Chuan serve para tornar as pessoas tanto mental como fisicamente saudáveis, deixando-as, além disso, aptas para enfrentar as lutas físicas e mentais de um modo harmonioso, sendo uma forma de equilíbrio pessoal na atualidade.

    ResponderExcluir
  5. Você pode mandar sua informação, comentário ou opinião por e-mail aqui para o nosso blog: navepad@netsite.com.br

    ResponderExcluir
  6. "Curti muito essa id[eia de Tai Chi Chuan ou mesmo Kung Fu como arte da vida": foi a mensagem que nos enviou Pedro de Alcântara, da FMU, São Paulo, por e-mail.

    ResponderExcluir
  7. "A teoria mais popular sobre a origem do Tai Chi Chuan cabe ao sacerdote taoísta Zhang San Feng (cujo nome se pronuncia, e às vezes se soletra, de acordo com o sistema francês, Chang San Foong), que viveu por volta do final da dinastia Song, no século XIII. Depois de se formar no conhecido Mosteiro Shaolin, o berço do kung-fu shaolin, do chi kung e do zen, Zhang San Feng continuou a praticar artes marciais e o desenvolvimento espiritual no Templo do Pico Purpúreo, no monte Wudang, que é um dos mais importantes montes sagrados do taoísmo.

    Um dia, Zhang San Feng testemunhou uma briga entre uma serpente e um grou (alguns documentos dizem que se tratava de um pardal), e isso o inspirou a modificar o seu kung-fu shaolin, relativamente rude, para um estilo mais suave que passou a ser conhecido como Os 32 Estilos do Wudang do Punho Longo. Este, mais tarde, desenvolveu-se no Tai Chi Chuan. Zhang San Feng foi o primeiro mestre a descartar os métodos de treinamento exterior - como golpear sacos de areia, pressionar as mãos em grãos, treinar com pesos - e estimular os métodos interiores - como o controle da respiração, o fluxo do chi e a visualização. Por esse motivo, ele ficou conhecido como o primeiro patriarca do kung-fu interior, arte que abrange o Tai Chi Chuan, o kung-fu Pa Kua e o kung-fu Hsing Yi. A maioria das escolas de Tai Chi reconhece hoje Zhang San Feng como o fundador do Tai Chi Chuan": este e-mail sem nome do autor nos foi enviado "para completar as informações muito positivas deste blog". Agradecemos a colaboração, a bem da cultura da não-violência e da paz.

    ResponderExcluir

Translation

translation