terça-feira, 10 de setembro de 2013

CERRADO É O BIOMA MAIS AMEAÇADO E DESPREZADO DO BRASIL

Ele ainda é uma das maiores reservas de água e biodiversidade

Ele é o segundo maior bioma da América do Sul e o mais ameaçado: em razão disso, abrimos aqui o nosso webespaço de ecologia e de cidadania no blog Folha Verde News para informações e comentários atualizados sobre os desafios da fauna, da flora e da biodiversidade no interior do país diante do avanço do agronegócio. Enquanto  o Brasil e o mundo estão em alerta contra o desmatamento na Amazônia e na Mata Atlântica, o Cerrado já é o bioma mais ameaçado do país e esta é a notícia neste 11 de setembro, dia nacional da natureza do centro-oeste brasileiro.  Ele tem sido visto por um erro histórico ou outros interesses apenas como ‘mato’, uma vegetação sem valor que precisa ser extirpada para dar lugar ao desenvolvimentismo representado pela agropecuária em grande escala e com o uso de agrotóxicos. 
O mais grave é que o Cerrado só é menor em extensão do que a Amazônia, ocupa uma área de 2.045.064 km2, abrangendo oito estados do Brasil Central: Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e o Distrito Federal. Algumas das suas características naturais em alguns pontos atinge também regiões do Sudeste, como a Serra da Canastra (nascente do São Francisco) no sudoeste mineiro e até parte do interior paulista. O bioma abriga 10.400 espécies de plantas, das quais 50 são endêmicas, ou seja, só ocorrem nesta macrorregião.  A fauna também apresenta uma importante diversidade, incluindo 180 espécies de répteis, 113 espécies de anfíbios, 837 de pássaros e 195 espécies de mamíferos. Texto do site da WWF diz ainda que o Cerrado tem um papel de destaque no fornecimento de água para o país.  Localizado principalmente no Planalto Central Brasileiro, um divisor continental de águas, fornece águas para as três maiores bacias hidrográficas da América do Sul: São Francisco, Tocantins-Araguaia e Paraná, daí as referências como o Berço das Águas do Brasil. Todos os biomas do país de alguma forma, bebem das águas do Cerrado. Mas, já agora, sem qualquer gestão de desenvolvimento sustentável, que equilibraria o negócio da agricultura com a proteção da ecologia, hoje 45% do Cerrado já estão ocupados pelo agronegócio e pelo desenvolvimentismo a qualquer custo.

Queimadas e agronegócio desequilibram o Cerrado...

...e o próprio clima de todo o interior do Brasil


Desenvolvimento sustentável, energias renováveis e ecoturismo, futuro do Cerrado


Fontes: www.wwf.org.br
               Agência Brasil
               http://folhaverdenews.blogspot.com

8 comentários:

  1. Só pelo fato de fornecer água para as três maiores bacias hidrográficas da América do Sul, o Cerrado mereceria um tratamento especial e sustentável no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Junto com as perdas em fauna, flora, riqueza natural, biodiversidade, está também o extermínio dos indígenas: eles e o povo mais caboclo e nativo do Cerrado são fundamentais também para a luta pelo equilíbrio do ecossistema.

    ResponderExcluir
  3. A criação de um fundo internacional de proteção ao Cerrado vem sendo defendida desde o ano passado: “Mecanismos de financiamento da proteção do meio ambiente” um caminho para preservar o que resta do bioma.

    ResponderExcluir
  4. O Cerrado hoje se encontra extremamente vulnerável e ameaçado, alerta o diretor do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (UnB), Saulo Rodrigues Filho. Ele disse que, com a Amazônia no centro dos debates e dispondo de um fundo internacional com participação da Noruega, é preciso trazer as atenções para o Cerrado. Ele classificou este bioma como o mais ameaçado do Brasil. O especialista lembrou que a área contínua incide sobre Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além de porções do Amapá, Roraima e Amazonas. Todo o interior do Brasil.

    ResponderExcluir
  5. Com o crescimento da produção agrícola no Centro-Oeste, já se pode notar que este bioma requer atenção especial, instrumentos de proteção como o pagamento por serviços ambientais teriam a oportunidade de corrigir as distorções de mercado. Os serviços ambientais são atividades geralmente ligadas à manutenção da vida, como a produção de oxigênio; a estabilidade das condições climáticas e do ciclo hidrológico; a decomposição e a ciclagem dos dejetos; e a produção, manutenção e renovação da fertilidade do solo.

    ResponderExcluir
  6. O secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Roberto Brandão Cavalcanti, considera que o governo possa disponibilizar recursos a serem transferidos aos beneficiários, em todo o País. Ele disse que alguns estados já estão colocando em ordem programas de pagamento por serviços ambientais e que a União deve dividir esse tipo de desafio.
    O secretário citou o lançamento recente, no Panamá, de um programa de bioclima, com a concessão de um inovador programa de biocréditos voltado a unidades de conservação particulares; à conservação de florestas para geração de carbono; à recuperação de áreas de matas ciliares e estratégicas; e à comercialização de crédito de carbono pelo setor industrial. Há também projetos em São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Ele ainda destacou como característica essencial desses instrumentos seu caráter voluntário, que o diferencia das demais ações utilizadas em gestão ambiental. Ele destacou ainda a adicionalidade, com o reforço de sistemas de monitoramento, acompanhamento e fiscalização para que de fato estejam promovendo o serviço que se espera desses projetos.

    ResponderExcluir
  7. Já há projetos no Congresso Nacional prevendo ações de produção agrícola associada com conservação florestal.Precisamos defender a regulação sobre esses mecanismos, que, sozinhos, não conseguem competir com atividades tradicionais da agricultura, muitas delas danosas ao meio ambiente.

    ResponderExcluir
  8. Você que vive dentro ou estuda o Cerrado manda para o e-mail do nosso blog a sua mensagem, informação, comentário ou opinião, enviando aqui para o navepad@netsite.com.br

    ResponderExcluir

Translation

translation