sexta-feira, 18 de outubro de 2013

UNESP FRANCA DEBATE RAÍZES E ATUALIDADE DA DEMOCRACIA E DA CIDADANIA NO PAÍS

Evento de muita importância mobiliza estudantes, professores e comunidade local e regional

A iniciativa do Centro Acadêmico de Direito "Professor André Franco Montoro" (gestão Poiésis) na Unesp em Franca, em parceria com a seção paulista da Comissão da Verdade, foi  um resgate de cidadania e um acontecimento de alcance político e cultural por debater no XIII Ciclo Jurídico as raízes e a atualidade da luta brasileira pela democracia, ainda em andamento. Desde de terça-feira e até hoje, no campus local da universidade, foi debatida a participação estudantil na luta contra a Ditadura, inclusive com a presença do socialista Leopoldo Paulino, também, a transição e a construção democrática  do Brasil, em curso, tendo sido lançado um livro de Teoria Política de Direito, foram questionados o estado brasileiro, a abertura democrática e os direitos humanos, com a participação de mestres nesta área como Dr. Dalmo de Abreu Dallari, se mostrou como as mulheres vêm participando deste processo histórico, foi enfocada a Anistia aos ex-presos e perseguidos políticos, bem como, os desafios da atual Comissão da Verdade, com uma palestra que mexeu muito também com os jovens estudantes de variadas cidades que estudam na Unesp, feita pelo deputado Adriano Diogo, que preside a Comissão Estadual da Verdade de São Paulo, denominada Rúbens Paiva, e até homenageado Caparaó, o Dr. Clóvis de Carvalho Júnior, advogado, um dos fundadores do curso de Direito da universidade paulista, também músico e pioneiro da luta pela democratização no Brasil, em nome de todos os que nos anos 60, 70 e 80 em pleno governo ditatorial colocaram suas vidas em risco para defender a liberdade, a justiça e criar as raízes da cidadania e da democracia que continua a ser criada na atualidade brasileira. "De grande importância este acontecimento que pauta a liberdade e a cidadania  por aqui no interior, onde muita gente foi à luta pela democratização do país, um processo der construção coletiva, envolvendo várias gerações brasileiras, que continua vivo e fundamental para a Nação", comentou o editor  do nosso blog de ecologia e de  cidadania, o repórter e ecologista Antônio de Pádua Padinha.


Adriano Diogo da Comissão da Verdade, entrevistado por Cássio Freires da Rádio Imperador AM na Unesp

O editor do blog Folha Verde News coloca em pauta a luta pela liberdade de informação

O processo de democratização e de cidadania enfrenta ainda muitos desafios

Fontes: www.migalhas.com.br
               http://folhaverdenews.blogspot.com


4 comentários:

  1. Superimportante a iniciativa dos estudantes da Unesp de Franca, liderados pelo grupo Poiésis, de debater as raízes e os atuais desafios da luta pela total democracia e avanço da cidadania no Brasil, estudantes em parceria com a Comissão da Verdade.

    ResponderExcluir
  2. O site jurídico Migalhas, um dos mais acessados no Brasil por advogados e promotores de justiça, destacou no evento a homenagem que foi feita neste XIII Ciclo de Estudos Jurídicos ao Clóvis Caparaó, produtor cultural e ativista do movimento anti-ditatorial, o advogado Dr. Clóvis de Carvalho Júnior, um dos fundadores do curso de Direito da Unesp: um estímulo ao conteúdo e à divulgação deste evento político e de cidadania em Franca.

    ResponderExcluir
  3. O editor do nosso blog de ecologia e de cidadania entregou ao deputado Adriano Diogo, da Comissão da Verdade, através do repórter Cássio Freires um relatório sobre a participação de jovens da região de Franca, Ribeirão Preto, Uberaba e Uberlândia na luta pela democratização e sobre a questão da liberdade de informação, relatando um caso grave de censura.

    ResponderExcluir
  4. Mande vc tb a sua informação, opinião, mensagem ou comentário para o e-mail do nosso blog navepad@netsite.com.br participando assim da construção coletiva da cidadania e da democracia, ainda a meio caminho no país.

    ResponderExcluir

Translation

translation