sábado, 16 de novembro de 2013

FICÇÃO INSPIRA E DIVULGA HABITAÇÕES SUSTENTÁVEIS NA SUÉCIA

Uma vila de casas tipo Hobbits fiel a valores ecológicos está sendo construída na Suécia

A primeira casa de Hobbits da ilha deve ficar pronta em meados de 2014 e a cidade completa somente em alguns anos mas o projeto já chama a atenção de crianças, adolescentes, como também de engenheiros e de arquitetos ou até de defensores do desenvolvimento sustentável em construções e em estilo de viver: assim que postada na agência de notícias France Press esta informação passou a ser uma das mais acessadas por internautas em toda Europa, também nos Estados Unidos e agora no Brasil, onde o site e o jornal Estado de Minas estão fazendo uma matéria especial sobre a iniciativa de arquiteto e empreendedores suecos que o editor do nosso blog Folha Verde News, o repórter e ecologista Padinha considera exemplar: "Esta iniciativa é feliz porque através dela as pessoas em geral, especialmente os que curtiram os filmes e em especial todas as crianças e os adolescentes, todos eles terão estímulos para a vivenciar a cultura da sustentabilidade, algo que é um fator de muita importância para a criação do futuro, estimulando a melhoria de nossa atual forma de viver e até de pensar a vida". 
 
Esta casa, onde o arquiteto já viveu com a família no País de Gales, serviu de inspiração para o projeto (Simon Dale/Divulgação)
Esta casa, onde o arquiteto do projeto viveu com a família no País de Gales é a inspiração para a Vila Hobbits


Esta notícia está bem dentro do clima de um feriado, uma Vila dos Hobbits ganhará vida nas florestas viçosas de uma ilha na Suécia, um cenário extravagante considerado o primeiro do tipo que, por trás dos ares de fantasia, preserva um interesse genuíno pelo desenvolvimento sustentável. Os Hobbits, os pequenos personagens com pés peludos de "O Senhor dos Anéis", criados pelo autor do clássico da literatura fantástica J. R. R. Tolkien, são um modelo de convivência em harmonia com o meio ambiente, explicou o arquiteto britânico responsável pela casa dos Hobbits Simon Dale. "Os Hobbits retratam pessoas que vivem uma vida pacífica, em harmonia com a natureza", declarou à AFP Dale, de 35 anos, em visita recente a Estocolmo. Ele estava na capital sueca para planejar um conjunto de 30 casas em Muskoe, ilha situada a 40 km do centro da cidade, enquanto uma multidão se dirigia para o pitoresco arquipélago de Estocolmo. A primeira casa de Hobbits da ilha deve ficar pronta em meados de 2014 e a cidade completa em alguns anos. À primeira vista, as choupanas lembram a residência de Bilbo Baggins no condado retratado no romance "O Hobbit", publicado por Tolkien em 1937. No site em do jornal Estado de Minas de BH em há um link para as pessoas conhecerem mais detalhes sobre o projeto da Vila Hobitts desenvolvido por Simon Dale, um arquiteto que tem um perfil de ecologista.
Inspirada na série de filmes de aventura e nos livros de Tolkien...
...a Vila Hobbits em uma ilha da Suécia será um estímulo para ....

...crianças e pessoas em geral vivenciarem sonhos e até uma outra forma de viver

"Num buraco no chão vivia um Hobbit", assim começa o livro de Tolkien. "A toca tinha uma porta perfeitamente redonda como uma portinhola, pintada de verde, com uma maçaneta de latão bem no centro", prossegue. No idílico cenário agrário de Tolkien, os Hobbits viviam em sintonia com a natureza, em total contraste com a época em que o autor viveu, de uma industrialização crescente. O projeto que construirá na ilha de Muskoe dezenas de casas ambientalmente sustentável, em termos de energia e modo de vida, será uma forma de Simon Dale divulgar um forma de viver mais ecológica em meio à sociedade atual de consumo e à sua cultura da violência. Os fazendeiros e moradores locais n esta região sueca estão intrigados em ver o antigo território agrícola ser trazido de volta à vida de forma tão original. No entanto, até o momento o projeto inteiro está ainda no reino da fantasia, aguardando liberação burocrática. "Cabe à prefeitura nos dar a luz verde, mas estamos otimistas", afirmou a administradora do projeto, Marie Eriksson, que tem recebido centenas de e-mails todos os dias de pessoas interessadas em vivenciar esta experiência ao mesmo tempo de ficção e de realidade sustentável. 
 
Na Nova Zelândia já foi construída uma primeira Hobbiton, uma vila ecológica dos Hobbits
 
Fontes: AFP
             www.em.com.br
             http://folhaverdenews.blogspot.com 
 

5 comentários:

  1. Em meio à violência da atualidade, de repente esta Vila Hobbits abre a chance de uma realidade mais próxima da aventura e da fantasia que as crianças e todas as pessoas em geral precisam para se equilibrarem no stress de hoje em dia.

    ResponderExcluir
  2. Aproveitando o clima deste feriado prolongado, fugimos aqui no blog da ecologia e da cidadania de postagens críticas sobre a realidade: a gente divulga o projeto do arquiteto Simon Dale e da empresária Marie Eriksson em Muskoe, uma ilha da Suécia, com o uma forma de estimular também a cultura da ecologia como forma de viver e da sustentabilidade em termos de habitação.

    ResponderExcluir
  3. Estas 30 casas na ilha de Muskoe, que já tem um precedente na Nova Zelândia, onde faz sucesso a Hobbiton, a vila dos Hobbits, esta notícia é feliz por concretizar no dia a dia nada ecológico das cidades tanto a fantasia divertida dos livros de J.R.R.Tolkien como os filmes de aventura que têm feito tanto sucesso com a garotada de todo o planeta e até também o sonho dos ecologistas de uma cidade sustentável e integrada à natureza.

    ResponderExcluir
  4. Mande você também a sua mensagem, informação, opinião ou comentário aqui para a redação do nosso blog da ecologia e da cidadania, através do e-mail navepad@netsite.com.br

    ResponderExcluir
  5. "Bom que alguém como o pessoal deste blog esteja ligado numa iniciativa como esta, uma maneira de divulgar a cultura ecológica, algo que faz muita falta hoje em dia, cada vez mais", nos envia esta mensagem José Eduardo, da USP de Ribeirão Preto.

    ResponderExcluir

Translation

translation