terça-feira, 5 de novembro de 2013

NOSSO BLOG SE MANIFESTOU PELA LIBERDADE DA INFORMAÇÃO


                                                                     MMM

Marcha dos Milhões de Mascarados foi convocada mundialmente, em SP manifestantes protestam por transporte, educação e contra corrupção, alguns falam em ecologia...

A ficção V de Vingança é onde se originou o uso da máscara, que tem aparecido nos mais variados tipos de protestos de cidadania nas mais variadas cidades e regiões de todos os países do planeta na atualidade e diferentes manifestações  são esperadas hoje em diversos lugares ao redor do mundo nesta terça-feira, 5 de novembro, após convocações na web para a Marcha dos Milhões de Mascarado, o dia da indignação ou da revolta diante dos erros e limites dos países para a maior parte da população. No site Terra hoje está postada com destaque esta informação, a partir do que saiu na Internet, na  MillionMaskMarch.org  e é o movimento Anonymous aparece como apoiador da iniciativa, também por aqui no Brasil e no exterior há outras organizações convocando, como a WikiLeaks, The Pirate Party, Occupy and Oath Keepers to Unite Marchers, Occupiers, Whistleblowers e Hacktivists. Segundo o site, "quem acredita em responsáveis pela Marcha dos Milhões de Mascarados sabe pouco sobre o Anonymous. Não há local oficial e ninguém está no comando: é um movimento, não uma organização". O nosso blog da ecologia e da cidadania aproveita a força internacional e moral desta mobilização para também se manifestar por uma das causas que vem defendendo aqui no Folha Verde News em todas as suas edições: "Todos os dias há mais de dois anos a gente por aqui procura avançar as lutas do movimento ecológico, da cidadania, da não-violência, postando também matérias e alertas pela liberdade de expressão e de informação, repudiando a censura ou a manipulação da mídia", comenta nosso editor de conteúdo o repórter, autor e ecologista Antônio de Pádua Padinha, argumentando que faz parte deste universo cultural, " a gente reivindicar a libertação dos ativistas do Greenpeace e dos jornalistas ainda presos na Rússia, devido à ação pacífica de alerta diante da ameaça de poluição pela petroleira Gazprom em áreas de reserva ambiental no oceano Ártico".

Marcha foi marcada para dia mencionado na história de quadrinhos V de Vingança, origem da máscara presente em diversos protestos ao redor do mundo Foto: Reprodução
Manifestação marcada para o dia mencionado na estória-em-quadrinhos V de Vingança



Exatamente por ser um movimento livre e amplo, aberto às mais variadas tendências, sem preconceito, é que o Anonymous ganhou a adesão de multidões de jovens e as mais variadas lideranças, também em nosso país, especialmente em junho. A data de hoje coincide com a "Noite de Guy Fawkes", quando houve uma tentativa mal-sucedida de um protesto no Parlamento Britânico em 5 de novembro de 1605, organizada por um grupo conhecido como "Conspiração da Pólvora". O episódio é mencionado na história de quadrinhos e no filme V de Vingança, origem das máscaras brancas difundidas em protestos ao redor do mundo nos últimos anos. Após anos restrito ao mundo virtual, o grupo Anonymous, fundado em 2003, ganhou as ruas nos últimos anos ao organizar protestos relacionados a causas ligadas à liberdade de expressão, liberdade na Internet e na mídia em geral, apoio a movimentos sociais e populares como no Brasil foi o caso do Tarifa Zero ou como a Primavera Árabe no Oriente ou o Occupy Wall Street e os protestos de todos os tipos de conteúdo que tiveram um clímax em junho de 2013. Segundo a agência RT, manifestações são esperadas nesta terça-feira em cerca de 400 cidades ao redor do mundo, com causas distintas em cada local, em cada lugar onde haja uma razão para alguém ir à luta para mudar e avançar a realidade de um país ou da própria vida. No caso do nosso blog e de nosso movimento, a gente destaca também a importância de qualquer um se manifestar mas sem o uso da violência e sim, somente com a força da inteligência, o que já será um avanço.

























 A legenda hoje é única, imagens resumem algumas das nossas lutas para mudar a atual realidade...

Fontes: MillionMaskMarch.org
              www.terra.com.br
              http://folhaverdenews.blogspot.com 



6 comentários:

  1. Para mudar e avançar a atual realidade, além de não nos omitir, é a gente se manifestar usando a inteligência ou a força cult e não a violência...

    ResponderExcluir
  2. Se criticarmos ou irmos à luta para mudar o que anda errado por aqui, por aí, na realidade do país, da vida, sem usarmos a violência, só isso, por si só já será uma mudança e um avanço.

    ResponderExcluir
  3. Este movimento que a gente aqui no blog resume como MMM em cada lugar do mundo tem uma cor ou um conteúdo diferente, esta versatilidade também enriquece a nossa luta positiva para mudar o mundo, um sonho que ainda é possível e fundamental para que haja futuro, que todos juntos podemos criar.

    ResponderExcluir
  4. Mande vc tb a sua informação, o seu protesto, o movimento que está fazendo em sua cidade ou na sua faculdade ou na empresa onde trabalha, envie a sua crítica, opinião ou mensagem aqui para a redação do nosso blog da cidadania: navepad@netsite.com.br

    ResponderExcluir
  5. "Considero uma exceção este blog, sempre debatendo assuntos de muita importância, como a cidadania e a não-violência, também a luta pela liberdade de expressão, vi também que o blogueiro aí foi vítima de censura na Ditadura, sabe do que está falando": é o elogio que nos mandou por e-mail Maria Eugênia dos Santos, não identificando a cidade. Obrigado pelo apoio.

    ResponderExcluir
  6. De São Paulo vem a notícia do site UOL: Grupo de manifestantes mascarados bloqueia um dos sentidos da avenida Paulista, na área central da capital, durante protesto na noite desta terça-feira. Segundo a Polícia Militar, cerca de 40 pessoas usando máscaras interditavam a pista no sentido Paraíso por volta das 19h55, nas imediações da alameda Campinas. Os participantes do ato se concentraram mais cedo no vão do Masp (Museu de Arte de São Paulo). O protesto foi organizado por meio da Internet. Segundo a página do evento no Facebook, o ato marca o Dia Mundial de Resistência e Rebelião pela Anonymous, que vem tendo variados protestos em vários lugares do mundo.

    ResponderExcluir

Translation

translation