quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

CENTENAS DE PROJETOS DE LEI E DE AÇÕES NO BRASIL CONTRA OS DIREITOS DOS ÍNDIOS

Site Brasil de Fato posta todo o processo de perseguição aos índios que são os Pais do País

 

A vida dos índios superameaçada e neste contexto também toda a última ecologia da nossa natureza

Num trabalho de grande alcance e valor das antropólogas Artionka Capiberibe e Oiara Bonilla, você pode conferir hoje em www.brasildefato.com.br  toda a extensa relação de projetos de lei e ações, medidas e movimentos que estão sendo articulados no Congresso Nacional contra os direitos dos índios brasileiros, um crime de cidadania, liderado pela banda dos ruralistas e lobbies que não respeitam a ecologia nem a história desta Nação, a foto de Ruy Sposati expressa bem esta situação-limite. "Não é apenas o crime de usurpar as terras nativas dos indígenas mas toda uma articulação para sobrepor interesses do grande agronegócio e de grupos econômicos poderosos ao interesse nacional, o Brasil com certeza deveria incluir como prioridade a proteção dos nossos recursos naturais e como questão de honra, a condição de vida dos índios, na verdade os fundadores do país", comenta aqui no blog Folha Verde News o repórter e ecologista Antônio de Pádua Padinha, abrindo o nosso webespaço a esta postagem superimportante deste site de jornalismo. Confira projetos de lei, decretos e outros instrumentos legais que estão em curso e que, em sua maioria, atingem diretamente os direitos  já constitucionalmente garantidos das populações indígenas. "Apesar de já serem constitucionais, estes direitos de cidadania não estão sendo respeitados, ou seja, estão rasgando a Constituição Brasileira", argumenta ainda aqui no blog Padinha. O site Brasil de Fato comenta ainda que nos últimos anos, a disputa fundiária no Congresso tornou-se mais aguda, a “bancada ruralista” virou a mais triste realidade. Essa bancada tem sua atenção voltada principalmente para os direitos indígenas e quilombolas à terra. Este ano de 2013 foi palco de grandes embates no Congresso entre os ruralistas e os representantes indígenas, assim como, com  ambientalistas. O mais recente ataque foi a instalação da comissão especial para analisar a PEC 215, aquela  que propõe transferir para o Congresso Nacional os processo de demarcação de terras indígenas. Não é o melhor caminho. Alguns dias antes, grandes proprietários de terra e seus apoiadores com representação política (deputado/as e senadore/as com apoio de empresas lobistas) organizaram um leilão para financiar a luta contra ocupações de terra por indígenas no estado do Mato Grosso do Sul.  As tensões e conflitos fundiários atuais não podem ser desvinculados dos ataques que vêm sendo perpetrados por congressistas  ruralistas contra os direitos que deveriam estar sendo protegidos constitucionalmente para as populações tradicionais do país. É também um aumento da cultura da violência, na contramão dos avanços que buscam hoje a população brasileira.

 Projetos de lei, decretos e outros instrumentos legais relativos a direitos das populações indígenas: confira toda a longa relação hoje em Brasil de Fato e se informe sobre esta luta urgente para a Nação


Fontes:  Frente Parlamentar dos Povos Indígenas
               www.ecoamazonia.org.br
               www.brasildefato.com.br
               http://folhaverdenews.blogospot.com

6 comentários:

  1. Colocamos nosso blog hoje como uma ferramenta de informação crítica para divulgar a relação de projetos de lei e todo o processo de crime contra os direitos constitucionais e de cidadania dos indígenas, linkando nossa edição diretamente com o site Brasil de Fato, com este objetivo.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, toda esta extensa lista mostrada no site Brasil de Fato de projetos de lei ou outros instrumentos legais, processos e movimentos contra os direitos indígenas, devem ser vistos na verdade como um crime constitucional e de cidadania.

    ResponderExcluir
  3. Nós que lutamos via a informação aqui no blog Folha Verde News pela não-violência, pela ecologia e cidadania, também pelo desenvolvimento sustentável do Brasil e evolução cult do ser humano da atualidade, não podemos nos calar diante deste aumento oficial da cultura da violência.

    ResponderExcluir
  4. Mande vc tb a sua opinião, informação, comentário ou mensagem aqui pro nosso blog: navepad@netsite.com.br e vamos à luta pelos direitos dos povos indígenas, cada internauta em seu setor e como for possível fazer valer a Constituição do Brasil de a democracia que todo nosso povo vem conquistando nas últimas décadas. Ela precisa ser resgatada neste caso.

    ResponderExcluir
  5. Estamos enviando este post do blog da ecologia e da cidadania para a ONU e também para o deputado federal José Luiz Penna (PV), presidente da Comissão do Meio Ambiente da Câmara Federal, no sentido de pedir providências e apoio a esta luta praticamente humanitária.

    ResponderExcluir
  6. "Super gostei do rap dos garotos Guaranis", comenta Maria Lúcia, que nos envia e-mail diretamente de Salvador (Bahia), elogiando o clip de Bro Mc's - Egu Orendive e agradecendo as informações do nosso blog, já que ela vai acessar o site Brasil de Fato e fazer um estudo mais a fundo deste tema.

    ResponderExcluir

Translation

translation