sábado, 24 de maio de 2014

O LADO POSITIVO DO PAÍS REVELADO PELO PRÊMIO ÉPOCA DE EMPRESAS VERDES

A Algar Telecom daqui da região está entre grandes empresas premiadas pela Revista Época por investimentos em desenvolvimento sustentável, algo de muito valor para todos no Brasil

Normalmente e quase todos os dias a gente posta aqui no blog da ecologia e da cidadania Folha Verde News críticas ou denúncias sobre problemas socioambientais, erros e limites da realidade atual, em todos os setores do país, como forma de irmos à luta por mudanças e avanços que tornem viável a criação do futuro Brasil sustentável, "equilibrando crescimento econômico com defesa da última ecologia que ainda sobrevive em nossa vida", costuma dizer o nosso editor de conteúdo, o repórter e ecologista Antônio de Pádua Padinha. Falhas de gestão governamental, de poluição de empresas, erros no Congresso Nacional e em especial, aumento cada vez mais intenso dos índices de violência de todas as formas: este tem sido o dia a dia de nossas pautas aqui neste blog. Mas nesta edição de hoje, já no clima da Copa do Mundo da Fifa e já antecipando o debate das Eleições deste ano, temos na Nação graves questões ainda não resolvidas, como a dos índios e a dos lixões ou a falta de saneamento básico ou de despoluição, entre outras de muita gravidade. Mas, para quebrar a rotina e mudar o ritmo aqui, estimulando positivamente mudanças e avanços no país e na vida de todos nós, na edição de hoje abrimos nosso webespaço para o Prêmio Época de Empresas Verdes. Esta revista vem fazendo uma série de artigos e de reportagens sobre este tema com vários repórteres e fotógrafos de sua equipe: resumimos aqui algumas destas informações.  A economia brasileira voltou a patinar, comenta uma destas matérias. O consumidor anda ressabiado com o aumento da inflação e do custo de vida. Teme gastar. O mesmo ocorre com as empresas. Muitas precisam ajustar orçamentos. É nesse momento que os investimentos em sustentabilidade ficam na berlinda. Porém, o economista  Sérgio Besserman, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), afirma que além de uma economia instável, vivemos também uma crise ecológica. “E quem optar por cortar justamente a área que controla o impacto da corporação no meio ambiente até economiza em pouco tempo. Perde, porém, reputação em médio prazo”, diz ele, que é um dos membros do conselho desta premiação que valoriza a cultura ambiental. Besserman afirma que não há receita para os líderes enxugarem gastos e manterem uma postura correta diante dos desafios climáticos e ambientais. Cada um terá que descobrir seu próprio jeito de ser sustentável, sugere o economista.

Uma empresa da região nordeste paulista e sudoeste mineiro está entre as premiadas

A Algar Telecom, do setor de telefonia, daqui da região, ela que que centraliza sua administração entre Franca (SP) e Uberlândia (MG), está entre as empresas premiadas por ações ambientais ou gestão sustentável, no caso da ex-CTBC, pela reciclagem de orelhões desativados em várias cidades e transformados em cochos de alimentação para o gado em fazendas ou em vasos de plantas em ruas ou praças. A Caixa Federal também ganhou prêmio, pela recuperação de 186 nascentes no interior do país. A Natura, pela redução do lixo e reciclagem na sua produção. A Samarco, por contribuir para a redução de carbono da atmosfera. A Vale, por ter investido 30 milhões no problema dos resíduos da mineração. A OAS, por usar materiais recicláveis em suas construções. O banco HSBC, que atua com esta politica ambiental em vários países, aqui no Brasil se dedica a um programa de preservação da
Bacia Hidrográfica do Pantanal (MT). A Honda, que produz automóveis e motos flex, por utilizar energia eólica. A Dow Brasil, por corte em 20% na refrigeração na empresa. Também está entre as empresas premiadas a Camargo Corrêa, pela preservação de vegetação nativa, algo que reduz o gás carbono. A BRF, por usar em suas atividades 96% de fontes renováveis de energia. A Beroca, na sua atuação na Amazônia, por uma programa que intensifica a inclusão social. Além da petroquímica Braskem, por investir no tratamento de seus efluentes industriais e na despoluição. "A gente aqui do nosso blog, ligado ao movimento ecológico e de cidadania, quer cumprimentar a Revista Época por esta iniciativa que influi positivamente na realidade brasileira" afirmou nosso editor Padinha ao jornalista Marcelo Mussa, em mensagem enviada à redação, com um resumo desta postagem. Um post raro, uma vez que o tom de costume por aqui no Folha Verde News é o de críticas, denúncias e de levantamento de problemas, como da violência e do caos ambiental do Brasil na atualidade. Este prêmio verde faz parte já hoje da criação do futuro sustentável em nosso país, que só assim, poderá ter avanços de cidadania e virar mesmo uma Nação.

Executivos das empresas de vários setores estimuladas na mais recente edição do Prêmio Época - PWC
  
Cristina Heluy da Algar recebe prêmio da PWC - Revista Época

A Natura também entre empresas premiadas

 
Ações empresariais deste tipo estimulam também a cidadania brasileira...
 
 

O tom de nossa  pauta caminha no sentido também do raro IDH...

 
Fontes: Blog do Planeta
              http://epoca.globo.com
              www.folhaverdenews.com
 

6 comentários:

  1. Realmente, parece ser um outro Brasil, a gente reportando aqui algumas das ações verdes destas empresas premiadas pela Revista Época, de toda uma um lado positivo da realidade e um estímulo a que nossa Nação acabará por construir um futuro sustentável.

    ResponderExcluir
  2. Nunca é demais também a gente destacar o caráter exceção destes programas empresariais premiados justamente pela Época e pela PWC que organiza este evento, infelizmente, isso não é o normal da realidade brasileira das empresas em geral.

    ResponderExcluir
  3. Outro comentário que nossa equipe aqui do blog acha oportuno é lembrar que uma premiação como esta da Época é histórica no sentido da formação de uma cultura socioambiental e da sustentabilidade: a gente espera que inclusive nosso post estimule essa virada.

    ResponderExcluir
  4. Mande a sua opinião ou a sua informação e comentário sobre este prêmio e esta pauta, envie a sua msm para o e-mail do nosso blog: navepad@netsite.com.br

    ResponderExcluir
  5. 'São realmente uma exceção estas ações sustentáveis de algumas grandes empresas premiadas pela Época, mas mesmo porisso este prêmio é importante, pode incentivar uma virada cultural nisso aí": este é um resumo do comentário do ecologista Otoniel Prado, de São Luís (Maranhão) que disse também: "Confesso que me assustei ao ver a postagem, pensei que até esse blog tinha vacilado, mas aí lendo, vi que o enfoque é correto".

    ResponderExcluir
  6. A gente agradece o elogio do Otoniel e abrimos aqui nosso espaço também para o seu comentário ou opinião: mande vc tb a sua msm para o e-mail do nosso blog: navepad@netsite.com.br

    ResponderExcluir

Translation

translation