domingo, 1 de junho de 2014

CAVERIACOP VERSUS ROBOCOP ANTECIPAM O CAOS NA COPA?...

Policiais tipo Robocop em protesto contra a Copa com 100 manifestantes e uma Caveira

Soldados da tropa da Polícia Militar (PM) de São Paulo utilizaram neste sábado pela primeira vez o traje chamado de Robocop (a proteção foi batizada pelos próprios policiais com este nome por ser um exoesqueleto de polipropileno, resistente a pancadas): a vestimenta de segurança inclui escudos, capacetes e coletes à prova de balas, além de proteções nos braços e pernas, com alguns adereços de segurança também nos cavalos. O traje foi adquirido em função de possíveis protestos durante a Copa do Mundo, mas tirando por base a manifestação de ontem em torno do Teatro Municipal, os cuidados da PM foram desproporcionais, apenas pouco mais de 100 jovens se manifestaram pacificamente, um protesto convocado pela Internet (nono ato contra a Copa), o principal terror foi uma caveira, ela que também mais  chamou a atenção de quem passava pelo centro de Sampa, uma figura de um grande boneco, em forma de caveira, com a roupa da Seleção Brasileira de Futebol, logo batizada como sendo a Caveiracop... Enfim, Robocop X Caveiracop.

A manifestação foi feita por poucos jovens e pacificamente....

 
...o caos foi só o sugerido pelo boneco gigante da Caveira da Copa
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       
Como das vezes anteriores, os manifestantes criticaram os gastos públicos para a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 e empunharam faixas e cartazes nos prometendo que o Mundial, de 12 de junho a 13 de julho, será a “Copa das Manifestações”. "Não sei como será nem posso prever porém, de toda forma, creio que como todo movimento ecológico e de cidadania, espero que o Brasil vença dentro de campo o mundial de futebol e fora de campo, haja diálogo e não violência, que os que são contrários sejam ouvidos e também não apelem para o vandalismo, assim nosso país será campeão na bola e na cidadania", comenta aqui no blog de ecologia e de cidadania Folha Verde News, o nosso editor de conteúdo, o repórter e ecologista Antônio de Pádua Padinha, que no entanto, também confessa um certo temor de que "aconteça o pior". Padinha diz isso, analisando outra informação, uma notícia também de hoje falando que os Black Blocs estão pregando o Caos na Copa e que teriam para este objetivo o apoio dos marginais do PCC. Segundo apurou a Agência Brasil, nos bastidores eles prometem anarquizar a Copa do Mundo da Fifa no país e esperam o apoio do Primeiro Comando da Capital (PCC), organização que domina os presídios paulistas e que teria oferecido concretizar uma soma de esforços com os Black Blocs (uma parceria maldita, segundo fontes governamentais e policiais). E mais, haveria a adesão neste esquema de caos, do Comando Vermelho (CV) do Rio de Janeiro e outras organizações de penitenciárias em outras regiões brasileiras. De acordo com um jovem Black Bloc ,"temos que devolver ao estado o caos que ele tem causado na periferia por meio da violência policial, também na saúde pública, com pessoas morrendo sem atendimento nos hospitais públicos, falhas na educação, falta de dignidade nos transportes, na condição humana de vida".  O depoimento está coerente com a realidade do Brasil, "mas a forma de mudar essa realidade e avançar a cidadania com certeza não é promover vandalismo e sim provocar um diálogo com as autoridades públicas, só precisa ver se elas estão preparadas para isso e não somente para reprimir com força  as manifestações de rua", analisa ainda o ecologista Padinha, "pedindo inteligência nessa hora para ambos os lados, para nosso país virar diante deste desafio de agora uma Nação de verdade".       


A melhor alternativa não é somente aprimorar o esquema de repressão...


...e o que a população espera dos jovens são protestos inteligentes e pacíficos


Fontes: www.terra.com.br
       Agência Brasil
   Futura Press
                          www.folhaverdenews.com
                 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              
    

5 comentários:

  1. Trata-se de um desafio para todos os setores da população, a Copa da Fifa faz todo o mundo via a mídia lançar os seus olhos sobre o Brasil, é o caso de a gente alertar: seja inteligente, você está sendo filmado.

    ResponderExcluir
  2. Caso os brasileiros e brasileiras conseguirem superar este desafio, protestando com inteligência e sem vandalismo sobre os problemas do país e, ao mesmo tempo, as autoridades políticas e policiais evitarem o excesso de força ou de repressão, aí poderá haver um diálogo que avança o país, que então se tornará uma Nação.

    ResponderExcluir
  3. Se acontecer o diálogo, o país vira Nação, o pesadelo da violência se transforma num sonho de avançar o Brasil...

    ResponderExcluir
  4. Aqui no blog da ecologia e da cidadadania, nossa torcida é, como vimos pregando há mais de um ano, para que o Brasil vença o campeonato mundial no campo e fora dos estádios haja uma vitória da cidadania.

    ResponderExcluir
  5. Envie o seu comentário sobre esta pauta aqui pro e-mail do nosso blog: navepad@netsite.com.br

    ResponderExcluir

Translation

translation