sexta-feira, 6 de junho de 2014

PADINHA (EDITOR DESTE BLOG) É ENTREVISTADO NO PORTAL POPMUNDI E NÃO ECONOMIZA CRÍTICAS

Ecologista critica políticas públicas em Franca no rescaldo do Dia Mundial do Meio Ambiente e reafirma compromisso com a não violência para criar com todos o futuro do país e da vida 

 
 
Padinha  aqui ao lado de Ricardo Sobrinho, presidente do Comam (consórcio das cidades do nordeste paulista) e prefeito pelo PV de Santo Antônio da Alegria
 

"O jornalista e ecologista, Antônio de Pádua Padinha concedeu entrevista ao Portal PopMundi, quinta feira (05), data em que se comemorava o Dia Mundial do Meio Ambiente. Padinha comentou sobre os assuntos que estão na pauta de discussão a nível mundial e local. O ecologista também apontou sugestões para os problemas socioambientais no município de Franca e relatou sobre o trabalho que desenvolve nas redes sociais", comenta Cássio Freires: agora, aqui em nosso blog, um resumo das principais perguntas e respostas, questionando problemas estruturais do Meio Ambiente.
PopMundi- Qual é a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente? O que tem sido mais discutido entre os ecologistas?
- Os temas e assuntos neste 5 de junho de 2014, a Data Mundial do Meio Ambiente, segundo o calendário da ONU, são os mais amplos e diferentes: é uma forma de celebrar e divulgar a ecologia, mas também, diante da realidade atual de tanta violência em tantos setores (inclusive, violência ambiental) na prática é mais um dia de luta pelo reequilíbrio do meio ambiente, para a construção de uma realidade socioambiental  que tenha menos problemas e mais dignidade para cada pessoa, isso, além de a gente lutar pelo desenvolvimento sustentável, em suma, um programa para concretizar um equilíbrio entre o interesse econômico e o ecológico, isto é, criar o futuro.
PopMundi- Que avaliação você faz sobre as polícias públicas voltadas ao Meio Ambiente em Franca?
- Dando uma nota de 10 a zero, em termos de política pública a questão socioambiental em Franca, merece nota 3 ou 4, apesar do esforço de alguns funcionários da Prefeitura nesta área, que não tem verba de Secretaria, não tem estrutura e muito menos um programa de sustentabilidade sendo colocado em prática. Há alguns flashes de educação ambiental e algumas tentativas na área de plantio de mudas por exemplo para recriar mata ciliar no Rio Canoas ou eventos no Zoobotânico ou no Comitê dos rios Grande e Sapucaí, porém, não há um planejamento para mudar e avançar a realidade sob o ponto de vista ecológico, que envolve a saúde do ambiente e da população.
O movimento indígena em Brasília, uma das recentes matérias de Padinha aqui
 
PopMundi - O que podemos fazer para melhorar a questão ambiental em Franca?
-  A sociedade civil, nas faculdades, escolas, em entidades como o Instituto de Desenvolvimento Sustentável, há uma tentativa de superar os erros e os limites da falta de uma estratégia pública no meio ambiente. Na mídia tradicional, não se dá o devido espaço a esta causa, também, apenas na Internet (e com resultados positivos) se busca mais informação e estimular mais ações sustentáveis. Falta o que é fundamental: autoridades políticas com visão ecológica de verdade. Hoje em toda cidade avançada e em qualquer país de 1º Mundo, os recursos e investimentos na economia e na ecologia são divididos meio a meio, tal a importância atual da questão socioambiental. Aqui em Franca, estamos na contramão da atualidade.
PopMundi - Como surgiu a ideia de trabalhar com Jornalismo Ambiental por meio das redes sociais?
-  Sou ao mesmo tempo um contemporâneo do futuro e no passado, um pioneiro destas lutas. Depois de lutar contra a Ditadura, pela liberdade, desde garoto, tendo sofrido violência e perseguição política, descobri o valor da ecologia. Fui pioneiro em TV e rádio em São Paulo nessa questão, ajudei a trazer pro Brasil a não violência liderada pelo Gandhi e a fundar o Partido Verde, com uma proposta ecológica e de cidadania, que hoje em dia está ameaçada de extinção, tanto quanto  o lobo guará… Depois de ter feito uns 40 documentários, em especial para o Globo Repórter, de sofrer 16 proibições pela censura, em TV e cinema, voltei na década de 90 para minha cidade natal (Franca) e encontrei na mídia Internet o canal para lutar via a liberdade de informação e de crítica para mudar e avançar a realidade daqui, do país e do ser humano, mesmo porque um blog como o Folha Verde News é acessado na região, em todo o Brasil e no exterior por cerca de 3 mil pessoas por mês e por aqui estamos em cima do Aquífero Guarany, uma das maiores reservas de água do país e do planeta. Você aqui do PopMundi sabe a força da web para este jornalismo mais rápido e informativo que pode ajudar a criar o futuro. E olha, se a gente não criar o futuro, ele não existirá, estamos vivendo um caos do clima, a maior seca em meio século e um apocalipse da violência…
PopMundi -  Qual é a importância do Meio Ambiente para a qualidade de vida?
-  Qualidade de vida e Meio Ambiente são dois conceitos que pertencem com a mesma intensidade e importância à luta para fazer valer a ecologia. No caso, a ecologia humana ou a não violência aumentam a saúde da pessoa com uma vida mais natural em meio a estra sociedade de consumo que só se interessa por lucrar mesmo a dano da saúde dos consumidores ou do desequilíbrio socioambiental. Uma coisa tem direto a ver com a outra e o equilíbrio ecológico da natureza, dos recursos naturais e da saúde das pessoas é o que pode levar a uma alegria de viver, uma forma mais natural e humana de vida, que não existe hoje em dia, ao contrário. A violência e os desequilíbrios ameaçam até a existência de futuro na vida. Temos que cria-lo. Esta é a mensagem principal que vejo no Dia Mundial do Meio Ambiente, aqui para os internautas do portal PopMundi.
Cássio Freires é um jornalista e radialista ligado também na questão socioambiental

A crise do clima e a maior seca dos últimos 50 anos resumem a questão ambiental de hoje 

Gisele Bündchen é considerada por Padinha a musa mundial da ecologia

 
             www.folhaverdenews.com
 

8 comentários:

  1. O jornalista e radialista Cássio Freires, tanto na entrevista ao vivo pela Rádio Imperador AM (captada no nordeste paulista e sudoeste mineiro) como também, neste bate papo online no portal PopMundi (um site regional e nacional de notícias), conseguiu com seu enfoque e as suas perguntas provocar uma síntese das lutas do nosso editor e do nosso blog de ecologia e de cidadania. Parabéns e obrigado a este bom profissional da nova geração.

    ResponderExcluir
  2. "A questão da não violência considero a mais essencial no momento da cidade, da região, do país e da vida", comentou por aqui com a nossa equipe do blog o repórter e ecologista Padinha, quando convidado a avaliar esta entrevista, concedida a Cássio Freires/PopMundi.

    ResponderExcluir
  3. Destacamos aqui também as postagens anteriores do Dia Mundial do Meio Ambiente, inclusive a kuta ecológica de Gisele Bündchen, numa campanha internacional ONU, contra o desperdício de alimentos, como uma alternativa para atenuar problema da fome mundial e má nutrição da maioria da população do planeta, de nosso país, também.

    ResponderExcluir
  4. Outro destaque, inegavelmente, nesta entrevista e em outros posts do blog Folha Verde News, é o enfoque da urgência sobre uma gestão pública de desenvolvimento sustentável: não é só carência de Franca mas de todo o Brasil, em geral.

    ResponderExcluir
  5. "Deu para sentir uma crítica sutil do ecologista Padinha nessa entrevista ao PV na atualidade, quando ele se refere ao fato de ter sido um dos fundadores nacionais em São Paulo do Partido Verde, com uma proposta ecológica e de cidadania, que hoje em dia está ameaçada de extinção, tanto quanto o lobo guará...Ele sabe o que está dizendo": é a msm que nos envia de Ribeirão Pires (SP) o líder comunitário Parreira, que diz ainda "ser um internauta que diariamente acessa o blog Folha Verde, sempre com posts da hora".

    ResponderExcluir
  6. Mande vc também a sua opinião, mensagem, informação ou comentário sobre esta e outras pautas do blog da ecologia e da cidadania para o nosso e-mail: navepad@netsite.com.br

    ResponderExcluir
  7. "Curti a entrevista que têm, como sempre em se tratando deste blog, idéias e propostas adiantadas no tempo": é a msm por e-mail de Pedro Deperón Grimaldi, cineasta de São Paulo (SP).

    ResponderExcluir
  8. Envie s/comentário: navepad@netsite.com.br

    ResponderExcluir

Translation

translation