quinta-feira, 5 de junho de 2014

POR AQUI E EM TODO O PLANETA ALGUMAS NOTÍCIAS SOBRE HOJE, O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Gisele Bündchen e a ilha de Barbados são destaques da ONU no Dia Mundial do Meio Ambiente e por aqui no interior do país, a preocupação com as queimadas de vários tipos marcam esta data internacional da ecologia: por sinal, em Franca (SP) foi formalizada pelo nosso blog uma denúncia contra mais um caso de poluição do ar por queima de outdoors

A maior seca dos últimos 50 anos no Brasil é o alerta do meio ambiente aqui

Gisele Bündchen realiza campanha pela ONU de educação socioambiental 

Se nós não criarmos o futuro, ele não existirá...








....é a mensagem contra o apocalipse que hoje é ambiental

A Copa tem um símbolo ecológico no Tatu Bola em extinção

Quase 300 espécies sofrem a ameaça de serem extintas na atual  violência ambiental


Gisele tenta conseguir a adesão de Neymar  à luta pela ecologia

A questão da violência, também contra os índios, é um destaque negativo...

....do Dia Mundial do Meio Ambiente por aqui no país da Copa e da desnatureza

Barbados, ilha do Caribe que investe cada vez mais em Energia Solar, Eólica e em desenvolvimento sustentável  (bem ao contrário do Brasil) contra a mudança do clima, foi escolhido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) como sede das celebrações globais do Dia Mundial do Meio Ambiente (DMMA). A data é comemorada hoje, dia 5 de junho e as celebrações acontecerão ao longo de toda a semana em todo o planeta.  O tema da ONU neste ano é “Aumente sua voz, não o nível do mar”, e chama a atenção para os desafios relativos às mudanças climáticas. Barbados, um país de 430 km² e uma população de 270 mil pessoas, é altamente suscetível aos efeitos da mudança do clima, dos impactos agrícolas à destruição de seus ecossistemas costeiros. No entanto, a pequena nação tem dado passos largos para reduzir sua pegada de carbono e oferecer formas sustentáveis de energia limpa e renovável, bem como oportunidades para um crescimento econômico verde.
Outro destaque internacional nesta data símbolo da ecologia é a  super top model brasileira e famosa em todo o mundo, Gisele Bündchen, ela e os atores Don Cheadle e Ian Somerhalder e o jogador de futebol Yaya Touré vem participando há meses (como aliás informamos há uns 60 dias aqui no blog Folha Verde News)  de um desafio para ver quem acumula o maior número de compromissos para o Dia Mundial do Meio Ambiente de 2014. Por meio de campanha (resumida aqui no blog neste clip inserido hoje nesta página), os Embaixadores da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente desafiam indivíduos e organizações do mundo todo a escolher um time e participar positivamente desta celebração.  Gisele Bündchen procura destacar hoje a importância de se enfrentar o desperdício de alimentos em cada casa e em cada país., ajudando assim, também, a atenuar o problema da fome e da desnutrição em várias regiões da Terra. Você também pode registar uma iniciativa, um compromisso socioambiental entrando no site www.wedchallenge.com/po. Um dos materiais da campanha é um vídeo estrelando Gisele, Don e Yaya, que está disponível em sete línguas no Youtube  e que você pode conferir e divulgar. Mesmo porque a data mundial do Meio Ambiente hoje é na realidade mais um dia de luta do que de celebração... .Dias atrás, postamos aqui no nosso blog da ecologia e da cidadania a luta contra seca e a favor dos recursos naturais, como a água, essencial para a vida de todos nós. Para dimensionar a gravidade da seca brasileira (a maior em meio século), basta ver as baixas reservas de água tanto em São Paulo como até por aqui no Rio Grande, por exemplo, em Furnas, em Delfinópolis e até na Serra da Canastra, onde os córregos e nascentes estão secando. Junto vem o drama das queimadas. Só em Minas Gerais até o dia 24 de maio houve 55 ocorrências, mais que o triplo da média de 15 casos para o mesmo período de 2009 a 2013. O fogo já destruiu 573,21 hectares nas áreas protegidas, contra uma média de 155,91 nos últimos cinco anos, segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). O órgão planeja contratar 330 brigadistas temporários em 2014, mais que o dobro do efetivo empregado no ano passado. "Isso só sinaliza o desafio ambiental destes dias, que são um risco também de doenças respiratórias, trata-se de uma questão também policial, alguns incêndios são criminosos, embora haja um contexto de seca, o estio dura praticamente há 3 meses, com raras garoas neste meio tempo, em todo sudeste do país", comenta por aqui no blog Folha Verde News o repórter e ecologista Antônio de Pádua Padinha..
 
Estamos entrando na temporada das queimadas que serão maiores e mais danosas neste ano aqui e em todo o país
 
Luta contra queima de outdoors: nosso blog postou ontem mais uma ocorrência de crime ambiental por aqui na Avenida São Vicente em Franca (SP) entre um condomínio residencial e uma escola estadual (com centenas de crianças e milhares de pessoas afetadas pela poluição tóxica do ar) por conta da empresa Mega Door:  a denúncia foi formalizada e protocolada na Cetesb local e o jornalista e ambientalista Randáu de Azevedo Marques em São Paulo comunicou à direção estadual da Cetesb mais este crime socioambiental, que tipifica mais uma forma de queimada, a dano da saúde do meio ambiente e das pessoas. SOS Pulmão da gente....Randáu nos enviou mensagem, comentando nesse sentido que "verei o que é possível fazer hoje, vivenciamos agora um cenário pavoroso, em que até o Greenpeace compactua com o sucateamento dos órgãos que nós os ecologistas criamos em plena Ditadura e fica, em conluio com a Sabesp, distribuindo canecas para a população, como se esta fosse responsável pelos até 40% de água que a Sabesp desperdiça nos vazamentos (ou seja, ela joga fora H2O suficiente para abastecer a capital por oito meses...).  Óu seja, cá entre nós, falta água mas em especial, um programa de desenvolvimento sustentável, mas planejamento, mais investimentos e mais políticas públicas para a recuperação do meio ambiente, antes que seja o caos. E para finalizar este post de luta nesta data de grande valor para a educação socioambiental, a seguir algumas das manchetes de hoje, 5 de junho de 2014 no site Ambiente Brasil. Confira.  E a gente agradece aqui também ao repórter Cássio Freires, da Rádio Imperador AM e do portal Pop Mundi, que colocou no ar ao vivo um resumo destes conteúdos do Dia Mundial do Meio Ambiente, por aqui, uma data de luta pela ecologia, seja com Gisele Bündchen em Nova Iorque ou com você, em qualquer lugar do mundo, onde quer que você esteja agora, atuando com amor e energia para mudar a realidade atual e criar o futuro sustentável da vida. Confira algumas manchetes deste dia de luta...
 

9 comentários:

  1. Seja a iniciativa mundial da ONU que inclui também um esforço da Gisele Bündchen, seja a luta contra a queima de outdoors aqui numa avenida de Franca (SP), hoje em todo e qualquer lugar do mundo é um dia de celebração mas também de luta pelo reequilíbrio ambiental.

    ResponderExcluir
  2. Envie vc também a sua mensagem, informação ou luta que esteja desenvolvendo pela ecologia do meio ambiente, mandando o seu e-mail para navepad@netsite.com.br para divulgarmos melhor esta data, essa luta.

    ResponderExcluir
  3. Acabamos de receber um telefonema da técnica da Cetesb em Franca (SP), Cíntia, que terminou de formalizar a denúncia contra a empresa Mega Door e outras empresas que promovem queima de outdoors na substituição de campanhas, poluindo o ar com substâncias altamente tóxicas (tinta e papel fotográfico), que atingem os pulmões de pessoas alérgicas ou crianças, como foi na ocorrência de ontem denunciada por aqui no blog, que afetou centenas de estudantes de escola estadual e moradores de um condomínio por aqui na Avenida São Vicente.

    ResponderExcluir
  4. A queima de outdoors é mais uma forma de poluição do ar, além das queimadas tradicionais de lixo urbano ou de áreas de vegetação nativa e florestais no meio rural, aumentando o desafio socioambiental do meio ambiente e da saúde pública, ainda mais em meio a esta seca de agora, agravada com ventos da chegada do inverno, espalhando a poeira em suspensão no ar.

    ResponderExcluir
  5. Ontem recebemos aqui denúncias de um técnico agrícola de Araraquara (SP) e de um professor da Unesp de Rio Claro (SP), também sobre este tipo de queimada urbana. Mande vc tb a sua informação ou comentário para navepad@netsite.com.br

    ResponderExcluir
  6. "Muuuuito legal esta edição especial sobre o Dia do Meio Ambiente, as fotos, os textos, os comentários, a entrevista, o clip, tudo enfim, creio que este blog mereceria ao invés de milhares, milhões de internautas acessando estes toques": é a msm que nos envia Marilda Ribeiro, de Por Alegre (RS), ela diz tb que se interessou pelo grupo Ambientalistas Verdes de Tapes, que é gaúcho, através do nosso blog. OK, vamos juntos à luta pela ecologia, pela vida.

    ResponderExcluir
  7. "Tudo bem mas eu acho que figuras como Gisele Bündchen ou Neymar estão mais usando a ecologia do que na verdade divulgandp esta causa que é mesmo uma forma de luta": o comentário é de Pedro Jr, da Unesp de Bauru. Envie vc tb a sua opinião: navepad@netsite.com.br

    ResponderExcluir
  8. E por falar em meio ambiente, o líder da classe odontológica Dr. Paim nos telefona agora desde Brasília, para onde foi um ônibus com gente de Delfinópolis, Cássia, Franca, Serra da Canastra, para discutir com autoridades governamentais e judiciárias a questão da água na região (Rio Grande, represa de Delfinópolis) vivendo um eminente erro de gestão (baixar em 13 metros o nível da represa para formar uma reserva de água para as hidrelétricas de Furnas). É uma luta que mostra bem o alcance da causa ecológica, também nesse Dia do Meio Ambiente.

    ResponderExcluir
  9. A gente entra aqui para uma correção: o endereço de uma de nossas fontes saiu digitado erradamente, na verdade é www.ambientebrasil.com.br Acesse este site que vale a pena...

    ResponderExcluir

Translation

translation