segunda-feira, 7 de julho de 2014

NA C0PA DO ENVIRONMENTAL RANKING INDEX AQUI OS MELHORES E OS PIORES PAÍSES DO MUNDO

Em desempenho ambiental o Brasil está bem pior que na Copa do Mundo de Futebol da Fifa chegando ao final por aqui: no ranking EPI 2014 estamos mais perto é do fim do mundo...

Veja o ranking dos melhores (e dos piores!) países em desempenho ambiental
O EPI 2014 (Environmental Ranking Index) é um ranking que pretende mostrar como os países estão lidando com questões ambientais importantes em duas áreas principais: proteção da saúde humana contra danos causados pelo meio ambiente e proteção dos ecossistemas. A partir desses dois pontos, diversos países ao redor do mundo são classificados de acordo com uma série de indicadores.
Esses indicadores medem o quão perto os países estão de se adequar aos padrões estabelecidos em conselhos internacionais ou, na falta desses padrões, como eles estão com relação a outros países. Cada nação recebe um total de 100 pontos, dos quais são descontados os devidos critérios.
O ranking é feito a cada dois anos pelas Universidades de Yale e Columbia, nos Estados Unidos, hoje conta com 178 países que são classificados de acordo com seu desempenho nas categorias saúde, qualidade do ar, água e saneamento, recursos hídricos, agricultura, florestas, recursos pesqueiros, biodiversidade e habitat e, por fim, clima e energia. Os números mais recentes mostram que, em geral, algumas categorias na área da saúde apresentaram melhoras, como a mortalidade infantil, o acesso à água potável e ao saneamento. Por outro lado, também é possível notar uma diminuição ou notas baixas em geral com relação à qualidade do ar, tratamento da água e recursos pesqueiros. Como não é difícil de imaginar, boa parte dos países desenvolvidos ocupam lugares mais altos na lista, enquanto nações pobres e do chamado Terceiro Mundo ficam mal colocadas no ranking.
 
O Brasil ficou quase na metade da lista com a 77ª posição
De acordo com a pontuação atribuída para cada uma das categorias, nossos pontos fortes são a qualidade do ar e a agricultura, enquanto os setores mais fracos são as florestas e os recursos hídricos. As boas qualificações trazem uma espécie de alívio, mas se compararmos com outros países fica fácil entender o quanto ainda podemos melhorar. Abaixo, os dez países que ocupam as pontas do ranking. Para ver a classificação completa e conferir as notas dos países em cada uma das categorias, acesse o site do Environmental Ranking Index
 

Os 10 melhores na Copa Ambiental: a Suíça é a campeã hoje

1º lugar – Suíça (87,67 pontos)

  • 2º lugar – Luxemburgo (83,29 pontos)
  • 3º lugar – Austrália (82,40 pontos)
  • 4º lugar – Cingapura (81,78 pontos)
  • 5º lugar – República Tcheca (81,47 pontos)
  • 6º lugar – Alemanha (80,47 pontos)
  • 7º lugar – Espanha (79,79 pontos)
  • 8º lugar – Áustria (78,32 pontos)
  • 9º lugar – Suécia (78,09 pontos)
  • 10º lugar – Noruega (78,04 pontos)
Além da situação da Colômbia, que sofreu uma queda brusca no ranking ultimamente, Bangladesh, Congo, Sudão, Libéria, Serra leoa, Afeganistão, Lesoto, Haiti. Mali e especialmente, Somália, estão entre os países desclassificados, mas últimas posições da Copa Ambiental do mundo em 2014.

Só com uma gestão que equilibre economia com ecologia (desenvolvimento sustentável) o Brasil sobe no ranking


             www.folhaverdenews.com.br
             Environmental Performance Index
             Angel HSU
             www.exame.com
 

7 comentários:

  1. Se o Brasil não tomar cuidado vai se unir à Colômbia e descer para as últimas posições do ranking, está na hora dos governantes e do povo do nosso país (no caso, através das Eleições em outubro, seguindo este critério), fazer a escolha certa e buscar ficar pelo menos no Top 10 do planeta. Pelos nossos recursos naturais temos chance disso.

    ResponderExcluir
  2. A Suíça, que na Copa de Futebol da Fifa, ficou somente entre as 16 melhores seleções nacionais, no ranking EPI 2014 é a campeã do mundo. Precisamos estudar a realidade suíça, em busca de mudar e avançar a nossa realidade socioambiental.

    ResponderExcluir
  3. Se entrasse como critério de (des)classificação, com certeza a violência da atualidade colocaria o Brasil entre os 10 piores países do ranking socioambiental do mundo...

    ResponderExcluir
  4. Mande vc tb a sua opinião, comentário ou mensagem dentro desta pauta para o nosso blog, através do e-mail da nossa redação que é o navepad@netiste.com.br Participe que aí vc começa a ajudar uma recuperação brasileira no ranking do desenvolvimento de verdade.

    ResponderExcluir
  5. "Espero que o Brasil vença a Copa de futebol e também os outros desafios, da cidadania e do desenvolvimento com equilíbrio ambiental porque só assim teremos o que comemorar": é a msm de Eleni Soares, de São Paulo (SP), que faz decoração de interiores e acessa todos os dias o nosso blog.

    ResponderExcluir
  6. Faça como Eleni Soares e mande a sua msm para o nosso blog pelo e-mail navepad@netsite.com.br

    ResponderExcluir
  7. "Só mesmo mudando o Brasil escapa da vala comum dos países sem futuro": é em resumo o texto bem legal que escreveu e nos enviou Mário Rossi, de Florianópolis (SC), que divulgaremos numa primeira oportunidade. Envie vc tb a sua mensagem ou comentário através do nosso e-mail: navepad@netsite.com.br

    ResponderExcluir

Translation

translation