domingo, 28 de setembro de 2014

EDITOR DO NOSSO BLOG VÍTIMA DE VIROSE POR CAUSA DA SECA TEVE QUE INTERROMPER POST SOBRE A SERRA DA CANASTRA

O ecologista Padinha já se recupera e ficou feliz com o caderno especial Vidas Secas de jornal e site de Franca (SP): "Um alento para a luta ambiental e um alerta forte d+ sobre este caos".

Caos da Seca na nascente do São Francisco no Parque Nacional da Serra da Canastra

"Agreste de Patrocínio Paulista. Semi-árido de Rifaina. Zona da Mata de Delfinópolis. Caatinga de Claraval"...Assim começa a reportagem de Paulo Godoy, com fotos de Divaldo Moreira, uma edição extraordinária do Comércio da Franca em edição ecohistórica: além do mais, com fotos e textos na melhor estrutura atual do jornalismo. O maior valor com certeza é a informação, de extrema urgência, sobre o alcance da falta de chuva e de redução de águas nas nascentes, córregos e rios de toda a mocrorregião norte/nordestepaulista. Tragédia que alcança também o sul/sudoeste  mineiro. Por sinal, no sudoeste de Minas, a questão da Serra da Canastra e o Rio São Francisco, com as suas principais nascentes secando (a 100km em linha reta de Franca (SP), " algo antes inimaginável mas que já vinha sendo previsível por causa também dos últimos anos de falta total de uma gestão sustentável das autoridades públicas"). Uma tragédia diferente da que foi descrita por Graciliano Ramos em seu livro clássico, mas que desequilibra totalmente a vida da natureza e das pessoas por aqui na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, uma macrorregião estratégica pelos seus recursos econômicos, naturais e hídricos, que está na UTI a espera de chuvas que possam fazer o que os governos, deputados e prefeitos não têm feito, a recuperação do equilíbrio ecológico regional", comentou Antônio de Pádua Padinha, o repórter e ecologista que edita o nosso blog Folha Verde News. Aliás, ele teve que interromper um post Caos da Seca sobre as Serra da Canastra por ter sido, ele próprio, vitima da poeira em suspensão e baixa umidade do ar, que o fez paralizar por dois dias a sua luta aqui no blog.  Padinha avisa aos milhares de internautas do movimento ecológico e de cidadania da região e do país que acompanham a sua luta, que já está bem, "mas esta região ainda continua sofrendo as sequelas desta situação limite, que não se explica somente pelo fenômeno natural El Niño...", faz questão de assinalar. Nosso editor de conteúdo esta recomendando, como o melhor dos últimos tempos em toda a mídia produzida no interior do Brasil, o caderno especial do jornal Comércio da Franca, colocado à venda nas bancas e nas casas dos assinantes neste domingo, ainda seco, de 28 de setembro nesta cidade. O material está disponível também na web, através do GCN. Confira. E a luta continua. Mudar o país passa por avançar uma gestão de desenvolvimento sustentável no interior do país...

Aqui, duas das fotos fora do comum de Divaldo Moreira do GCN Comunicações....

...que editou caderno especial com Paulo Godoy nesse domingo


 Fontes: www.jornalcomerciodafranca.com.br
              http://gcn.net.br
              www.folhaverdenews.com

8 comentários:

  1. A reportagem especial do jornal Comércio da Franca faz uma referência explícita e expressiva ao livro de Graciliano Ramos, que marcou época na literatura nacional e no debate dos problemas brasileiros.

    ResponderExcluir
  2. Agora, funciona como uma alerta final a este caos socioambiental, hoje, esta mesma reportagem especial lembra os grandes momentos da imprensa brasileira, vividos por exemplo pelo Jornal do Tarde em São Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Com os recursos e a rapidez dos meios contemporâneos e digitais, nosso blog posta esta matéria para divulgá-la no país e até no exterior com 150 mil líderes do movimento ecológico e de cidadania que tem acompanhado nestes 3 anos na web o nosso blog Folha Verde News.

    ResponderExcluir
  4. A questão do nosso editor, (vitimado por um virose, ele teve que interromper um post sobre a série Caos da Seca) mostra o alcance da seca e má gestão ambiental, que envolve também a própria saúde das pessoas. Que bom que o Padinha já se recuperou.

    ResponderExcluir
  5. Fiquei chocado e ao mesmo tempo feliz, com a notícia sobre o ecologista Padinha e com este caderno especial Vidas Secas, eles não dão ânimo para lutar por mudanças já nesta eleição": é a msm que nos envia por e-mail Antônio Pereira, que é ator, vindo da Paraíba mas que atua hoje no movimento cultural em São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. "Envie vc tb sua msm, comentário ou informação para o e-mail do nosso blog: navepad@netsite.com.br

    ResponderExcluir
  7. "O stress que este repórter sofreu aí na Serra da Canastra é a cruz de todos jornalistas nesse pais, a seca nordestina em SP é um caos realmente também de má administração pública": opinião de Guilherme Sandoval, engenheiro que mora em Noêmia, São Paulo (SP).

    ResponderExcluir
  8. "Esta seca vai passar, as eleições também, mas será que vamos permitir que continue o desgoverno ambiental do estado e do país?": é em resumo o comentário se José Ricardo, de Sorocaba (SP) que envia material sobre a situação ainda dramática do Rio Piracicaba.

    ResponderExcluir

Translation

translation