terça-feira, 9 de setembro de 2014

ESPERANÇA NORDESTINA DE CHUVA NO SUDESTE DO BRASIL NESTA SEXTA

                                            A maior seca em 100 anos

Falta de chuvas agrava problemas de saúde, aumenta poeira em suspensão e piora qualidade do ar: poderá chover nesse final de semana para atenuar um pouco o desequilíbrio ambiental?



Em alguns locais do interior do país está assim...
 
...em outros assim clamando por chuva

Mas até o aumento de CO2 segundo a OMM piora o caos do clima no Sudeste...

...por aqui onde há uma pequena esperança de chuva para os próximos dias...

Fontes: www.climatempo.com.br
             Agência Brasil
             www.ambientebrasil.com.br
             www.folhaverdenews.com
 

8 comentários:

  1. Mal a nossa webequipe postou esta matéria sobre previsão de meteorologia para os próximos dias, recebemos três e-mails e logo mais os estaremos divulgando aqui nos comentários.

    ResponderExcluir
  2. Mande vc tb a sua informação, da onde você está nesse momento acessando nosso blog: informação, mensagem ou comentário sobre esta situação de caos no clima: envie por e-mail da nossa redação, navepad@netsite.com.br

    ResponderExcluir
  3. Marilda Santos de São Paulo nos envia a informação a seguir. O professor da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos e presidente do Conselho de Liderança da Rede de Soluções em Desenvolvimento Sustentável, o consultor Thomas Heller defende mais rigidez na gestão da água e das previsões do clima para evitar crises como a seca em São Paulo. "Suspeito que, provavelmente, o maior problema no Brasil seja o aumento da demanda e a ineficiência do uso", diz. Ele não descarta a pouca atenção dada aos sistemas de previsão de chuvas, essenciais para "repensar preço, estrutura e sistemas de adaptação" para situações extremas.

    ResponderExcluir
  4. São Paulo, a maior cidade do Brasil enfrenta sua maior crise de escassez de água. O governo de São Paulo culpa a falta de chuva no verão entre 2013 e 2014. Quem é o verdadeiro culpado em caso de seca? Ainda, o especialista Thomas Heller: É sempre uma combinação de elementos. Devemos analisar sim as condições naturais, mas também como é feito o abastecimento e o aumento da demanda da cidade. A entrevista foi dada na Revista Época e segundo Marilda Santos reafirma que a seca é também por causa de má gestão.

    ResponderExcluir
  5. "O clima está mudando e nossas condições naturais também. A variação sempre existirá, e com ela, uma mudança em relação ao abastecimento. Isso tem que ser levado em consideração. Eu suspeito que, provavelmente, assim como na seca na Califórnia, o maior problema no Brasil é o aumento da demanda e a eficiência do uso. Em outras palavras, sempre desvalorizamos nossos recursos naturais. Nós tratamos como se fossem de graça e, por isso, as pessoas passaram a usar em grande quantidade. Isso e mais falta de gestão ambiental e investimentos na recuperação do equilíbrio ecológico básico e aí, deu no que deu": é a opinião de Mendes, programador eletrônico, que mora no Rio de Janeiro e tem pesquisado muito este assunto. Ele ofereceu duas ou três pesquisas para o nosso blog divulgar. Obrigado, Mendes, vamos aproveitar sim as informações que você pesquisou aí.

    ResponderExcluir
  6. "Já está virando um problema até psicológico a ansiedade para que chova, importante dar informações nesse assunto da Seca que me parece mais grave do que as autoridades divulgam": é em resumo o texto de José Ignácio, professor de Química, de São José do Rio Preto, com malas prontas para mudar para Manaus (Amazonas). "Lá também terei muitos desafios mas acho que em vez de seca vou enfrentar todo ano enchentes"...

    ResponderExcluir
  7. Mário Nascimento, líder ecologista em São Paulo, nos envia informações sobre evento que discute a questão em pauta hoje aqui no blog: "Cantareira um dos maiores do mundo , que abastece de água 12 milhões de pessoas na Grande São Paulo- Brasil, entra na sua pior fase de estiagem cidadãos da cidade de Mairiporã e região unem-se com o objetivo de efetivar um parque ecológico nas encostas do reservatório Paiva Castro como forma de contribuir na amenização da mudança climática global . Dia 21 de setembro, saida 9hs , espaço viário Mário Covas Mairiporã. Caminhada pelo Clima, pela água e pela efetivação do Parque do Pico do Olho dágua. Todos juntos pelo Planeta!
    http://www.avaaz.org/po/event/climate/Caminhada_pelo_Clima_pela_Agua_e_pelo_Parque_Ecologico_Pico_do_Olho_dagua/?ltiQtbb
    OK, Mário, mande depois informações sobre como foi o evento, fotos prá gente divulgar aqui e no Face, abs e paz.




    Fim da conversa no bate-papo




















    Câmera


    Escolha uma figurinha ou emoticon












    ..


    Bate-papo - (16)
























    ..

    ResponderExcluir
  8. "Vi dias atrás aqui neste blog matéria sobre técnica da ONU avaliando seca no Brasil e em SP, agora vejo a confirmação disso num post SECA DE GESTÃO: Para a Relatora Especial da ‪ONU‬ para o Direito a Água e ao Saneamento, Catarina de Albuquerque, Geraldo Alckmin (PSDB) é o culpado pela crise hídrica em São Paulo: “Uma parte da gravidade poderia não ser previsível, mas a seca, em si, era”. Então se o governo paulista não tem projeto ambiental, ele precisa ser responsabilizado por esta seca, que causa tantos problemas à saúde das pessoas, do meio ambiente e da agricultura": o comentário nos é enviado de Sâo Paulo por e-mail por Geraldo Silva, técnico em Informática na rede bancária.

    ResponderExcluir

Translation

translation