sexta-feira, 19 de setembro de 2014

FOTÓGRAFO ITALIANO VENCE CONCURSO MUNDIAL COM IMAGEM DE ÍNDIO BRASILEIRO

Foto de índio brasileiro Assurini vence concurso internacional de fotografias Tribos da Terra


Giordano Cipriani, profissional de imagem na Itália, fez fotos em dezenas das 240 tribos indígenas no Brasil: a população de índios deve ter chegado a 6 milhões de pessoas por volta de 1.500 mas hoje não chega nem mesmo a 1 milhão. Cipriani comentou ao vencer o concurso internacional de fotografia Tribos da Terra que estes povos nativos têm sido vítimas nestes últimos 5 séculos de um verdadeiro genocídio, "destruídos junto com as variadas agressões à natureza e um dos setores da população brasileira mais prejudicados pelo consumismo, disputas por suas terras e por várias formas de violência na realidade": nós aqui no blog Folha Verde News temos sempre destacado este drama, um dos problemas mais agudos do nosso país, também desta forma. "Tentar mudar isso é mais do que um compromisso do movimento ecológico e de cidadania, sendo uma missão de todos os que amam a vida e buscam um avanço do ser humano, em toda a sua biodiversidade, no momento atual", comenta aqui nosso editor, o repórter e ecologista Antônio de Pádua Padinha. E  você pode conferir todas as fotos premiadas de outras tribos que sobrevivem ainda hoje no planeta, acessando um dos sites de notícia mais influentes do mundo: www.bbcbrasil.com.br

Esta é a foto vencedora do concurso mundial sobre Tribos da Terra: índio Assurini


Fontes: BBC
             www.folhaverdenews.com

 

7 comentários:

  1. Nosso editor Padinha teve um rápido contato com o fotógrafo Giordano Cipriani por ocasião da Rio + 20 já que também fazia um trabalho de apoio ao movimento indígena neste evento sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável da ONU.

    ResponderExcluir
  2. Expor a rica diversidade dos povos indígenas: esse foi o objetivo do primeiro concurso global de fotografia Tribos da Terra, lançado pela ONG Survival International, que luta em defesa dos direitos dos povos indígenas.

    ResponderExcluir
  3. O fotógrafo italiano Giordano Cipriani captou toda a cor e a expressão de um índio da tribo Assurini, do Tocantins, e faturou o prêmio, deixando para trás concorrentes de várias partes do mundo e alguns dos mais renomados profissionais de imagem na atualidade.

    ResponderExcluir
  4. A Survival International aproveitou o concurso para lançar o calendário para 2015 We, The People (Nós, As Pessoas, em tradução livre). As fotografias apresentam, entre outros, registros da tribo Tarahumara, no México, conhecida por ter corredores de longa distância, e o ritual de saltar bois da tribo de Hamer, na Etiópia. O calendário pode ser obtido no site da BBC ou clicando aqui: Clique http://shop.survivalinternational.org/products/we-the-people-calendar-2015

    ResponderExcluir
  5. Mande a sua opinião sobre esta e as outras fotos das Tribos da Terra que vc conferir, bem como um comentário sobre os problemas discutidos pelos repórteres fotográficos nesta iniciativa da ONG Survival Internacional da maior importância: envie a sua msm para o e-mail do nosso blog navepad@netsite.com.br

    ResponderExcluir
  6. "Muuuito legais as fotos, uma aventura cultural": é o comentário que nos envia Humberto que assina como X as suas postagens em redes sociais, ele que estuda na ECA da USP em SP.

    ResponderExcluir
  7. "É preciso um fotógrafo estrangeiro e uma iniciativa feita no exterior para revelar o Brasil que os brasileiros não vêm, por culpa também da desinformação da nossa mídia, este blog é exceção": parte do comentário de Jucilene Morais, executiva de shopping em SP, a quem agradecemos os elogios.

    ResponderExcluir

Translation

translation