quarta-feira, 10 de setembro de 2014

NÃO SÓ PELO REEQUILÍBRIO ECOLÓGICO DA TERRA E DO CLIMA MAS TAMBÉM PELO DIREITO À VIDA

Biólogo da Harvard, ganhador do Pulitzer, pede metade da Terra para os animais e diz não se tratar de bondade dos humanos mas do direito à vida de todas as espécies do nosso planeta
Há espaço para todos os seres vivos na Terra, diz em resumo a proposta Half Earth
"Ele fala como as crianças, vistas como ingênuas ou inocentes, ou como os ecologistas mais radicais, abominados pelos políticos e pelos governos em todos os países, porém, Edward Osborne é atualmente um dos cientistas mais conceituados do mundo e a sua proposta, devido a este detalhe, começa a ser considerada em todos os meios e em todo o planeta", comenta o editor do nosso blog Folha Verde News, Antônio de Pádua Padinha, ao editar aqui esta matéria que está tendo o maior destaque nos sites Planeta Sustentável e Ambiente Brasil: um dos biólogos mais importantes hoje e de projeção internacional surpreendeu ao propor à revista do Instituto Smithsoniano uma estratégia de conservação audaciosa, segundo o Dr. Edward Osborne Wilson, que é influente cientista de 85 anos da Universidade de Harvard, para prevenir a “extinção em massa de espécies”, precisamos destinar metade do planeta exclusivamente para a proteção dos animais. Duas vezes vencedor do Prêmio Pulitzer e autor de mais de 25 livros científicos, Dr. Wilson acredita que estamos enfrentando um “holocausto biológico”, causado pelos seres humanos. De acordo com ele, a sexta extinção em massa por acontecer agora será tão devastadora quanto a extinção dos Dinossauros, a menos que nós, os chamados seres  humanos compartilhemos o mundo com as outras 10 milhões de espécies de uma forma mais igualitária. A tese também é defendida pela jornalista Elizabeth Kolbert no livro The Sixth Extinction, trabalho de fôlego que dá uma perspectiva histórica do papel do ser humano no planeta. Metade para os animais, metade para nós: este tema já está virando o slogan de uma campanha. Além de ajudar a salvar a ecologia terrestre, ajudará até mesmo a qualidade de vida humana também. O plano de conservação de Wilson Osborne, apelidado de Half Earth, inclui a criação de cadeias de corredores ininterruptos de vida selvagem, alguns deles grandes o bastante para abrigar “parques nacionais de biodiversidade”, idealizados para impedir o desaparecimento de espécies. Estes corredores ecológicos ajudarão inclusive a criação de um novo padrão de condição de vida planetária, hoje, totalmente desequilibrado. Tais medidas ajudariam os animais a reagir aos efeitos das mudanças climáticas por meio da migração e também evitariam isolamento em ilhas sem conexão com outros habitats, afirmou na entrevista este biólogo de vanguarda, "com certeza ele é  um homem contemporâneo do futuro que precisamos criar, para que a própria vida sobreviva", comentou ainda aqui em nosso blog de ecologia e de cidadania o nosso editor, repórter e ecologista Padinha.

O agrotóxico, a pecuária, os empreendimentos imobiliários, a poluição dizimam espécies selvagens

Metade pros animais, metade prá nós, slogan desta campanha

Aqui no Brasil com grande diversidade de espécies...

...poderemos criar uma nova realidade mais ecológica

Fontes: Planeta Sustentável
             www.ambientebrasil.com.br
             www.folhaverdenews.com

7 comentários:

  1. Realmente, esta tese do renomado biólogo da Harvard, ligado Instituto Smithsoniano, Dr. Edward Osborne Wilson, influente e experiente cientista de 85 anos, se parece com a emoção pura das crianças ou com o radicalismo dos ecologistas e naturistas mais radicais...

    ResponderExcluir
  2. Por trás do que parece ser somente pureza ou idealismo, é ciência: para prevenir a “extinção em massa de espécies”, precisamos destinar metade do planeta exclusivamente para a proteção dos animais, com eles, sobrevivem os ecossistemas, a biodiversidade e a própria vida da Terra.

    ResponderExcluir
  3. É muita felicidade da ecologia e da própria luta pela vida na Terra que haja um cientista duas vezes vencedor do Prêmio Pulitzer e autor de mais de 25 livros de pesquisas de muito valor, se interessando por esta causa.

    ResponderExcluir
  4. Metade para o homem, metade para os animais: parece simples mas é profunda esta equação para garantir sobrevida à Terra.

    ResponderExcluir
  5. Envie sua informação dentro desta pauta, seu comentário para esta proposta extraordinária do Dr. Edward Osborne Wilson, enviando a sua mensagem pro e-mail do nosso blog: navepad@netsite.com.br

    ResponderExcluir
  6. "Dá alegria na gente ver esta proposta de um cientista com renome internacional, é como se diz neste blog o que está no coração das crianças e de todos os que amam a natureza, temos que compartilhar a vida na Terra para que ela sobreviva": é a mensagem que nos envia o estudante de Oceanografia, na Unicamp, Mário Alvarez.

    ResponderExcluir
  7. "Du caramba essa tal de Half Earth do Osborne, meia à meia com os animais pode ser que o homem acorde e pare com a destruição da vida": é a msm que nos envia Rosalvo, que estuda Teologia em São Paulo, após ter feito Filosofia na USP.

    ResponderExcluir

Translation

translation