sábado, 8 de novembro de 2014

DEVIDO AO SUCESSO DA 1ª EDIÇÃO E ATENDENDO A PEDIDOS AQUI MAIS CHARGES, CARTUNS E ILUSTRAÇÕES ECOLÓGICAS DESTA ARTE DO FLASH

Estas artes têm a rapidez da própria web para comunicar temas socioambientais como a não violência ou a inteligência para mudar e avançar a realidade, com a linguagem da flash art


Recebemos por e-mail duas dezenas de ilustrações e selecionamos para postar nesta 2ª edição de charges, cartuns e artes, algumas que comunicam mais  conteúdos ligados à ecologia, à cidadania, aos temas e às lutas do dia a dia aqui no nosso blog Folha Verde News: um destes ilustradores que nos enviou alguns trabalhos para esta página, Ariel M., comentou que "nem sempre encontramos espaço em jornais e mesmo em outras mídias, como TVs, assim é legal saber que este blog da ecologia está aberto a esse tipo de comunicação que considero a mais contemporânea de todas". Ele tem razão no seu argumento, os telejornais e a grande mídia em geral andam meio que inexpressivos em suas edições, que como são diárias, acabam sendo repetitivas e quase todos os dias e noites estão quase sempre a destacar crimes, variadas formas de violência e de escândalos, com certeza bem que poderiam veicular ilustrações às matérias mais importantes, as artes poderiam ser até feitas aos vivo, já que existe tecnologia para isso e estamos na era do online, do skipe e da informação simultânea. Para não ficar somente criticando, nosso webespaço pelo menos valoriza estas criações e divulga o
trabalho dos ilustradores brasileiros, um pessoal muito criativo, que sintoniza exatamente a atmosfera da realidade de agora com um meio de expressão da hora. Nosso blog se une a outros sites de notícia que se comunicam direto com internautas de todas as regiões do Brasil, em especial lideranças do movimento ecológico, científico e de cidadania por causa das nossas pautas nestes setores. E também com redações de jornais, rádios e TVs sempre em busca de informações. Desta forma, nossa meta de revalorizar este meio de expressão talvez atinja o ponto X, o alvo, comunicando mensagens de valor para nossos amigos e amigas internautas, estimulando mudanças e avanços no país e na vida, também ampliando a luta dos ilustradores. Um deles, que vamos destacar numa próxima edição, é o Paulo César Pereira, que saiu do interior (Franca), atua profissionalmente em São Paulo e hoje faz tantas ilustrações para a mídia impressa, que pode até dizer que ele faz arte como qualquer pessoa fala, sem nem precisar pensar muito, no insight, na velocidade mesmo que precisa ter agora a comunicação. É a linguagem do flash. Confira as criações de mais estes ilustradores e em breve teremos por aqui mais posts com a criatividade dessa gente  de talento que cria imagens com maior expressividade e mais economia de meios, mais ecologia no conteúdo e mais velocidade do que as TVs  ou os filmes de hoje em dia, enfim, uma arte sustentável. (Antônio de Pádua Padinha)




 
 

 


 
 
 





 


 






 

 

 
 


 
 










Fontes: www.google.com.br
             www.folhaverdenews.com

7 comentários:

  1. A gente tem um carinho especial pelos ilustradores e designers porque temos em nossa equipe um craque nesta arte, o Aguinaldo Lazarini, que fez toda a implantação do nosso blog, estas duas edições são também uma homenagem a ele.

    ResponderExcluir
  2. Quando no texto da edição de hoje citávamos o ilustrador Paulo César Pereira, que tem um estilo bem sintético de se expressar, falamos dos cartuns, caricaturas e charges como a arte do flash. Esta é a linguagem que melhor se adequa à própria estrutura da Internet.

    ResponderExcluir
  3. Caso você seja um ilustrador e tenha trabalhos para divulgar ou mesmo se você quiser dar a sua opinião sobre estas ilustrações aqui postadas nesta edição ou na anterior, envie sua arte ou o seu comentário para o e-mail do blog: navepad@netsite.com.br

    ResponderExcluir
  4. Tiras?,,,Arrrgghh. Mas falando sério, curti todas essas artes, com muito bom humor": é a msm que nos envia hoje de Taubaté (SP) o técnico em Informática e designer, Paulo Pedro Xavier.

    ResponderExcluir

  5. "Acho que assim como eu + gente gostaria de poder curtir mais charges e cartuns aqui e em toda a mídia, é a arte da hora": esta foi a mensagem que nos enviou Cris Wat, que é o pseudônimo de artista plástica que veio da Inglaterra para o Brasil fazer um estágio em agências de publicidade em São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. "Acho que é uma boa definição chamar as ilustrações da arte do flash, só por esse detalhe já valeu esta edição desse blog que vou sempre acessar a partir de agora, parabéns": A gente agradece o elogio e estamos aqui na luta cult e ecológica, Maria Campos, jovem que estuda Engenharia na Unicamp, em Campinas (SP).

    ResponderExcluir
  7. "É legal chamar essas ilustrações de Flash Art porque ela sintetizam dezenas e até centenas de palavras e argumentos": é o que comenta Plácido Vieira, que é de Novo Hamburgo (RS) mas estudou na Unesp de Bauru (SP) e atua em BH (MG) com assessoria de imprensa.

    ResponderExcluir

Translation

translation