quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

ALÉM DO MAIS O DESPERDÍCIO DE ÁGUA E DOS RECURSOS NATURAIS AGRAVA O PROBLEMA DO CLIMA E DO AMBIENTE

MUITO CALOR, POUCA CHUVA, FALTA ÁGUA E DE GESTÃO AMBIENTAL

Recebemos no blog Folha Verde News relatório feito pelo Instituto Trata Brasil, que mostra que 37% da água tratada são perdidos por falhas na tubulação em São Paulo e em todo país: isso, mais a falta de saneamento básico e de uma gestão ambiental que seja sustentável (equilibrando os recursos ecológicos com os objetivos econômicos), isso, agrava a crise hídrica e anuncia que o caos do clima ensaiado na seca de 2014 poderá vir a ser em 2015 e nos próximos anos. "Só há uma única chance de que esta possibilidade não se concretize, que haja mudanças e avanços no setor socioambiental e que eles sejam urgentes, já estamos numa situação limite", comenta por aqui o editor do nosso blog, o repórter e ecologista Antônio de Pádua Padinha, que postou este resumo também no Facebook.

 
 
Continua o comentário do ecologista Padinha: "Não adianta só multas e blablablás, as autoridades políticas, daqui, do estado de SP e de todo o país, precisam urgentemente de zerar o desmatamento, brecar a poluição e iniciar um reflorestamento monstro de espécies nativas junto às nascentes, aos rios, córregos, lagoas e represas para haver uma chance de reequilíbrio na ecologia perdida de nossa natureza". Esta mudança é urgente para a seca 2015 não vir a ser pior ainda do que a do ano passado, a maior em 100 anos na história do clima no interior do Brasil. Uma gestão ambiental sustentável inclui nova estrutura de energia, para acabar com os apagões e todas as formas de desperdícios do potencial econômico brasileiro. Por exemplo, ao invés do sistema elétrico nacional se socorrer com as Termoelétricas, para garantir o abastecimento de eletricidade em geral gerada pelas Hidrelétricas, o mais racional e contemporâneo é ter como fontes auxiliares as energias mais limpas e ecológicas, como a Eólica ou a Solar, que são mais econômicas também, além de não poluir o meio ambiente nem aumentar o efeito estufa. É mas aí já estamos falando de um país realmente desenvolvido.

5 comentários:

  1. Recebemos 3 e-mails em forma de comentários e logo mais os estaremos postando aqui, aumentando o nível de informação e o sentido de cidadania desta postagem.

    ResponderExcluir
  2. Envie você também a sua opinião sobre esta nossa pauta de hoje, mande para a redação do blog navepad@netsite.com.br ou então direto pro e-mail do nosso editor padinhafranca@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. "Eu tinha visto uma matéria aqui nesse blog sobre a tempestade seca e ontem vivenciei isso por aqui na região de Montes Claros, norte de Minas gerais": é a msm de Isidoro, que trabalha como técnico agrícola no interior mineiro.

    ResponderExcluir
  4. "Não podemos desperdiçar nem água nem vento nem sol para realmente termos um desenolvimento sustentável no Brasil": é a opinião do estudante Michel Silvestre, de São Paulo (SP).

    ResponderExcluir
  5. Michel nos enviou um resumo de informações sobre Energias Ecológicas, agradecemos e estaremos utilizando o material, em breve.

    ResponderExcluir

Translation

translation