sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

MANIFESTANTES ALERTAM SOBRE MAU CHEIRO E CRISE NA BILLINGS CULPANDO GOVERNO E SABESP

PROTESTO CONTRA DESGOVERNO AMBIENTAL CHEGA A PARAR A IMIGRANTES EM SP
 
 
A falta de um gerenciamento ambiental do governo paulista foi criticada em protesto na Rodovia Imigrantes por um grupo de cerca de 100 pessoas de São Bernardo do Campo, na região do ABC Paulista. O uso da ainda seca represa Billings para abastecer SP, o anunciado rodizio de 5 dias, a falta de um plano para restaurar nascentes, rios, represas sem matas ciliares, poluídos e sem água foram criticados. O foco principal, o mau cheiro em toda aquela região do ABC Paulista,  tendo sido acusado pelo desgoverno ambiental tanto o Governador do Estado como a Sabesp. Sites destacaram a  manifestação, que interditou parte da rodovia, participantes explicaram que foi o primeiro alerta pelo fim da retirada de água da represa Billings e contra o mau cheiro que tem chegado ao Jardim das Orquídeas e outros bairros que beiram o reservatório, como o Jardim das Orquídeas de onde vieram a maior parte dos manifestantes.
 

Manifestantes prometem protesto maior durante o Carnaval Foto: Cristiano Souza / vc repórter
Manifestantes prometem protesto maior durante o Carnaval  -  foto vc repórter site Terra
 
  
A manifestação foi pacífica e terminou com a promessa de novos protestos no Carnaval

Conforme noticia o site Terra, ao  longo do trajeto, o grupo acusou o governador Geraldo Alckmin de descaso com a represa Billings e cobrou explicações da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) a respeito do mau cheiro espalhado pela região.  Entidades da região do Grande Alvarenga protocolaram um ofício, cobrando a Sabesp, e um outro ofício foi feito pela Câmara Municipal, não houve resposta. Devido a isso, surgiu a ideia de fazer a manifestação para chamar a atenção da Sabesp e do Governador. A Sabesp joga a responsabilidade na Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A.), que também é do Governo, e alega que o cheiro vem das algas. Ou seja, jogam de novo e em mais este erro na natureza, comenta por aqui no blog da ecologia e da cidadania Folha Verde News, nosso editor Padinha, que lamenta o atual desgoverno ambiental ali, aqui e em praticamente todo o Brasil.

      
               www.folhaverdenews.com
 
 

7 comentários:

  1. Foi um pequeno protesto, que reuniu não mais do que 200 moradores das proximidades da represa Billings, mas pela independência do asto público, pelo conteúdo de ecologia e de cidadania, é o nosso destaque nesta sexta-feira aqui neste blog.

    ResponderExcluir
  2. Moradores do Jardim Orquídea programam um protesto com mais gente durante o Carnaval, importante porque mostra comunidade consciente, alertando pacificamente as autoridades governamentais.

    ResponderExcluir
  3. Aqui neste blog nos manifestamos em outros posts que o problema da falta de água não se resolve apenas com multas e rodizio, exigindo medidas sustentáveis e socioambientais.

    ResponderExcluir
  4. Entre as alternativas de solução da crise hídrica está o reflorestamento em massa de espécies nativas junto a rios, córregos, represas, lagos, nascentes, para revitalizar os recursos naturais, evitando que a seca em 2015 seja ainda pior do que a de 2014, a maior em 100 anos em SP.

    ResponderExcluir
  5. Mande vc tb a sua opinião, comentário ou sugestão e crítica, enviando a sua mensagem para navepad@netsite.com.br ou então envie direto pro e-mail do nosso editor padinhafranca@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. "Eu me lembro que a luta pelas Diretas Já começou em São Paulo com um ato público com menos de 100 pessoas e deu no que deu: espero que este protesto pacífico e oportuno acabe por influir numa mudança do desgoverno ambiental que agrava a crise hídrica do momento", foi o comentário do ecologista Antônio de Pádua Padinha, editor do nosso blog: manifeste vc tb a sua opinião e divulgue este movimento, se concordar com ele.

    ResponderExcluir
  7. A população de São Bernardo de Campo e da Grande São Paulo precisa engrossar fileiras em torno deste grupo de moradores do Jardim das Orquídeas, que tomou a iniciativa desta protesto, não se pode aceitar a Billings como está e nem a falta de medidas do Governo como revitalização das águas para resolver a crise hídrica, que cada vez fica mais trágica": é a msm que nops chega de São Bernardo do Campo (SP), através de Cristiano Mendes, que informa ter participado deste protesto que enfocamos hoje no blog. Ele é estudante de Direito.

    ResponderExcluir

Translation

translation