terça-feira, 28 de abril de 2015

A 1ª HISTÓRIA DA ECOLOGIA EM QUADRINHOS ESTÁ SENDO LANÇADA PELO CARTUNISTA BRASILEIRO CACO GALHARDO

 Heróis do Clima enfoca as mudanças climáticas nesse gibi do Planeta Sustentável em edição da Abril: livro importante para todos nós que vamos à luta para mudar e avançar a realidade socioambiental do país e do mundo agora quando isso é essencial para a própria vida


Chiaki Karen Tada já havia feito na virada do ano uma matéria prévia de Heróis do Clima no site Planeta Sustentável, relatando que o livro narra as mudanças climáticas como uma uma história ou estória em quadrinhos, protagonizada por pessoas pacientes e perseverantes: um cientista que percebeu, ainda no século 19, que o dióxido de carbono na atmosfera segurava o calor no planeta; pesquisadores que constataram, ainda nos anos sessenta, que o gelo da Groenlândia tinha algo a dizer sobre a temperatura global; gente que tem ido, já há alguns anos, às ruas e aos governos alertar que o aquecimento global é um fato e que somos responsáveis por suas consequências. Este tema aliás tem sido o tom e o conteúdo dos posts diários aqui no nosso blog Folha Verde News, que hoje, resume as principais informações sobre este lançamento "que é um marco feliz na história da luta ambiental", como comenta por aqui o nosso webeditor Antônio de Pádua Padinha. "É uma história que vale a pena ser contada, e que apresenta o desafio de traduzir sua complexidade em uma linguagem simples, durável e que possa ser compartilhada", escreve por sua vez Chiaki Karen Tada no site Planeta Sustentável que patrocina e lança esta publicação superatual, de grande valor. Foi uma criação da dupla Caco Galhardo e Alessandro Meiguins. "A partir de agora este livro pertence a todos e até à Terra, como um manual da luta socioambientalista, que é de todos nós", avalia o repórter e ecologista Padinha. 


HEROIS-WEBDOOR
O gibi de quadrinhos enfoca um ângulo fundamental da história da ecologia
Agora você e todo mundo pode ficar cara à cara com a publicação “Heróis do Clima – A Aventura e A Ciência Por Trás das Mudanças Climáticas”. A obra, desenhada por Caco Galhardo, conta como cientistas, pesquisadores, políticos e cidadãos comuns se engajaram nessa que é uma das mais importantes questões da atualidade. Tudo com humor e clareza, tornados possíveis graças à muita pesquisa, esboços e bules de café de Caco Galhardo lado a lado  com o jornalista que também é designer, Alessandro Meiguins que assina o roteiro da obra junto com o cartunista. “O desafio foi tratar o tema de forma direta, curiosa, aliada à pegada de humor. Saiu um gibi muito simples, informativo e bacana. Ao mesmo tempo, não deixa de ser uma abordagem revolucionária sobre o assunto, sempre tratado com tanto decoro. Se isso trouxer mais pessoas para o debate e a defesa do planeta, a missão estará cumprida”, diz o cartunista. No posfácio da obra, Caco de Paula, diretor do Planeta Sustentável, também afirma que este tipo de publicação, em formato de quadrinhos, ajuda a explicar assuntos que não são lá de muito fácil compreensão. “No nosso trabalho a multiplataforma que usa infografia combate a desinformação, as imagens são nossas maiores aliadas".














A publicação, que teve um pré-lançamento durante a COP 20 do Clima, em Lima, no Peru, está disponível também em versão digital, no site do Planeta Sustentável, em português, inglês e espanhol. Neste site você pode baixar de graça este livro superimportante, o primeiro volume de “Heróis do Clima”, uma realização cultural que contou com o apoio de empresas parceiras Abril, CPFL Energia, Caixa e Braskem. Contou também com o apoio da UN Foundation, da Rede Brasileira do Pacto Global e de mais duas iniciativas empresariais, Cebds e Fórum Clima.


Fontes: BBC
             www.planetasustentavel.abril.com.br
             www.folhaverdenews,com


7 comentários:

  1. Logo mais estaremos postando aqui mais informações e comentários sobre Heróis do Clima.

    ResponderExcluir
  2. Mande vc tb a sua opinião para o e-mail da nossa redação navepad@netsite.com.br e/ou direto pro e-mail do nosso editor de conteúdo padinhafranca@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. "Caaaaraaacaaa!", comentou o economista e ambientalista Sérgio Bersserman.

    ResponderExcluir
  4. "Com ótima narrativa a obra propõe uma divertida viagem pela ciência do clima", é a opinião de Tasso Azevedo, que atua como consultor de clima e florestas.

    ResponderExcluir
  5. "Temos que às vezes nos desdobrar para deixar fáceis e agradáveis as informações, os temas são traduzidos de uma forma bem informativa, sin perde la ternura": comentário de Paulina Chamorro, das rádios Eldorado e Estadão.

    ResponderExcluir
  6. "Essa lista de heróis do clima aumenta cada dia mais, tem muita gente atuando contra o crise do clima e de cara me lembro dos índios que são guardião da nossa ecologia e nem sempre são lembrados": a msm é de Gabriela Gentili, de Campinas (SP), que se prepara para pósgraduação em Biologia.

    ResponderExcluir
  7. "Que bom, vou baixar esse gibi e curtir, mesmo porque quero levar isso para muita gente do meu relacionamento que se preocupa com a luta do meio ambiente, que começa a virar prioridade": quem comenta é José Gigô, de Atibaia (SP), que trabalha com esculturas de madeira.

    ResponderExcluir

Translation

translation