quinta-feira, 23 de abril de 2015

PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS CONCLAMA TODOS A RECONHECEREM A CRISE DO CLIMA

Obama: "Recuperar a ecologia é economicamente indispensável também para a economia"



Barack Obama falou e disse no Dia da Terra dirigindo-se também a outros países


O presidente americano, Barack Obama afirmou em coletiva nacional e internacional que as mudanças climáticas “não podem mais ser negadas”. Foi durante visita ao parque nacional dos Everglades, na Flórida, em uma tentativa de ressaltar os riscos que o meio ambiente enfrenta. Obama advertiu que o aquecimento global está provocando no planeta “tempestades mais fortes” e “secas mais intensas”, que afetam tanto o ecossistema e  a qualidade de vida quanto a economia, em discurso feito ainda no Dia da Terra nos USA: “As mudanças climáticas não podem mais ser negadas. Não podem ser deixadas de lado. Não podem ser deixadas de fora da conversa e sem gestão dos governos como está atualmente". Ao mesmo tempo ele usou a sua liderança mundial para pedir que os parques nacionais e as unidades de conservação da natureza sejam protegidos para as próximas gerações e aí neste momento, destaque maior da sua fala, Barack Obama disse que recuperar ou preservar o meio ambiente é economicamente indispensável.  Ele usou como exemplo  o fato que o aumento do nível do mar ameaça o ecossistema dos Everglades, o que por sua vez, representa um risco para a indústria do turismo na Flórida (sudeste dos EUA), que gera US$ 82 bilhões. A oposição republicana costuma usar o custo econômico das medidas para enfrentar as mudanças climáticas como uma razão por trás de seu ceticismo sobre o tema. No mês passado, surgiu uma polêmica na Flórida quando nesse estado uma organização de jornalistas denunciou o governo do republicano Rick Scott por proibir os seus funcionários de falar em “mudanças climáticas” e “aquecimento global”. "Não há mais como negar agora as mudanças do clima", concluiu Barack Obama. Será que ele será ouvido em outros países e também aqui no Brasil? É o questionamento que a gente faz aqui no blog de ecologia e de cidadania em cima desta posição deste líder da atualidade no planeta, que pela primeira vez na história dos USA reconhece que se não houver uma gestão ambiental sustentável, haverá um caos do clima na Terra. Não é mais um ecologista ou mais um cientista falando e sim o Presidente dos Estados Unidos. "Isso poderá ajudar até a mudar o mundo se os governantes de todos os lugares ouvirem a voz de Obama", comentou o editor do blog Folha Verde News, Antônio de Pádua Padinha ao postar aqui as informações de sites como BBC, G1 e AmbienteBrasil: "Pode não mudar o mundo, mas a filosofia dos governantes com certeza já está mudando".

O pronunciamento que Obama fez na Flórida é histórico


Ele disse que tornados e desastres estão alertando...

...sobre o valor de recuperar ou preservar a ecologia

Dilma Rousseff vai ouvir isso pessoalmente dia 30 de junho quando se encontrar com Obama nos USA


Fontes: BBC
             G1
             www.ambientebrasil.com.br
             www.folhaverdenews.com

 

8 comentários:

  1. Aqui Brasil especialmente pouca gente, em especial dos governos, deu atenção ao Dia da Terra, que em suma é um reconhecimento do valor da ecologia na atualidade do planeta e da nossa vida.

    ResponderExcluir
  2. Porém, nos Estados Unidos, o Presidente Barack Obama, numa manifestação que marca a história da ecologia e do desenvolvimento sustentável, deixou claro na Flórida que não dá mais para se omitir sobre a urgência de preservar ou recuperar o equilíbrio do meio ambiente.

    ResponderExcluir
  3. A gente aqui da equipe do blog espera que outros governantes ouçam a voz deste líder mundial: dia 30 de junho, em audiência agendada ainda na Cúpula das Américas no Panamá, recentemente, foi marcada uma visita aos States da Presidenta do Brasil. Com certeza, ele voltará a este tema, uma vez que nosso país é vital para o reequilíbrio ambiental do planeta.

    ResponderExcluir
  4. "A posição de Obama pode não mudar o mundo, mas a filosofia de como governar já mudou": é a opinião em resumo expressa aqui no post do nosso blog pelo nosso editor, o repórter e ecologista Padinha, ligado à Não-Violência.

    ResponderExcluir
  5. Mande você também a sua informação, opinião ou comentário dentro desta pauta para nossa redação via o navepad@netsite.com.br e/ou diretamente pro e-mail do nosso editor padinhafranca@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. "Esta pauta do Dia da Terra teve o melhor enfoque que vi aqui nesse blog, a mídia brasileira precisa com urgência dimensionar melhor o valor da ecologia até na economia atualmente": agradecemos a mensagem enviada por Fernando Siqueira, de São Luís (Maranhão), que no momento está em São Paulo fazendo uma especialização em Marketing.

    ResponderExcluir
  7. "Por aqui no Brasil nem os governantes e nem mesmo a mídia em geral deu maior atenção aos temas do Dia da Terra, é exemplar que Barack Obama tenha feito isso, concordo com esse blog, é algo que entra na história da ecologia": Cláudio Mendes nos enviou este e-mail desde Brasília (DF) onde atua na área diplomática.

    ResponderExcluir
  8. "O difícil é convencer algumas autoridades políticas brasileiras sobre o valor da ecologia, para ter uma noção disso basta ver como os parlamentares tratam a questão indígena da PEC. Se não entendem os índios não entendem a força da natureza": o comentário é de Josimar Santos, redator de agência de propaganda em Campinas (SP).

    ResponderExcluir

Translation

translation