terça-feira, 7 de abril de 2015

UM DESAFIO PARA FOTÓGRAFOS NA CIVILIZAÇÃO DA IMAGEM E NA REALIDADE DE VIOLÊNCIA

Olhar de Paz é um concurso sobre imagens: a que for considerada a melhor sob este enfoque será premiada pela Unesco. Você também poderá participar desta aventura cultural, confira



Dentro da cultura atual da violência é uma busca de imagens que revelam ou transmitem paz


Suzana Camargo postou uma boa reportagem sobre este festival de fotografia no site Planeta Sustentável, que destacou a foto de Emil Gataullin, a mulher que venceu a 1ª edição desde concurso mundial em 2014,  Emil é uma fotógrafa russa, ela concorreu com uma série de imagens "Towards the Horizon". Na ocasião em que foi premiada, ela comentou que o olhar da paz é algo raro no dia a dia violento hoje em todo o mundo. Sim, esta profissional da Rússia tem razão, comenta por aqui no blog da ecologia e da cidadania Folha Verde News o nosso editor Antônio de Pádua Padinha: "Além do mais, agora na chamada civilização da imagem, a mídia em geral prefere destacar escândalos, crimes, agressões, o que chega a ser visto por críticos da realidade atual até como uma indústria da desgraça, por outro lado, captar momentos de equilíbrio, de energia positiva, de alegria espontânea, de paz, chega a ser mesmo um desafio de grande dificuldade, buscar uma imagem com este conteúdo em meio à violência da atualidade exige busca, pesquisa, criatividade e sintonia pura que qualquer um pode ter de repente num flash de felicidade", conclui o repórter e ecologista Padinha ao postar aqui em nosso blog a notícia deste concurso. Ele ressalta ainda que "o melhor desta aventura cultural é que você também, todo internauta, toda pessoa pode participar desta promoção da Unesco, que assim se transforma numa espécie de manifestação de amor pela busca de uma realidade mais feliz e mais pacífica, que reflete o equilíbrio ecológico perdido em nossa vida cada vez mais violenta".


 Confira aqui a foto vencedora deste festival da Unesco em 2014


Esta fotografia de Emil Gataullin (Rússia) simboliza a busca do equilíbrio na vida da gente

O concurso do órgão de educação, arte e cultura da ONU questiona: qual é a aparência da paz para você? Para revelar o olhar de fotógrafos das mais variadas nacionalidades sobre o tema, a Unesco promove o Prêmio Internacional Alfred Fried de Fotografia. Esta será a segunda edição d este evento bem positivo realizado pela primeira vez no ano passado. Podem participar do concurso tanto
fotógrafos amadores como profissionais, com uma ou diversas fotos. No caso de ser inscrito um conjunto de imagens (no máximo 20 fotografias), ele deverá contar com um texto sobre a obra. Já as fotos individuais, precisam ter legenda, em inglês, com até 750 caracteres.  As inscrições já estão abertas no site do Prêmio Alfred Fried  -  http://www.friedward.com  - e poderão ser feitas até  14 de maio. Serão selecionadas as 5  melhores fotografias e a grande finalista receberá um prêmio no valor de 5 mil euros, o que equivale a cerca de 15 mil reais. Todas as fotos premiadas farão parte de uma exposição no Parlamento da Áustria por um ano e incluídas na coleção de arte permanente do local. O resultado será anunciado em 21 de setembro, Dia Internacional da Paz das Nações Unidas. Para a sua informação, Alfred Hermann Fried foi um escritor e pacifista austríaco, que em 1911 recebeu o Prêmio Nobel da Paz. A intenção da Unesco com a realização do concurso é disseminar a cultura da paz e da vida, estimulando os esforços humanos por um mundo sem guerras através da arte. As fotos que foram premiadas em 2014, assim como outras 320 inscritas que se destacaram, ficaram expostas até março deste ano na DigitWall, na estação de trem Hauptbahnhof Wien, na capital da Áustria. em Viena, já aguardando as imagens desta segunda edição deste festival muito oportuno na atualidade, daqui e de todos os lugares do mundo.


Foto de agência de notícias mostra paz de criança em acampamento de refugiados de guerra




Fontes: www.unesco.org.br
             www.planetasustentavel.abril.com.br
             www.folhaverdenews.com

7 comentários:

  1. Falta praticamente um mês de prazo para o fim das inscrições de fotos para este concurso da Unesco. Atente para o prazo e as normas do concurso e o site para inscrever as fotografias que estão no texto deste nosso post.

    ResponderExcluir
  2. Mande também informnações, comentário ou opinião sobre esta pauta ou sobre este tema, a paz em meio à guerra da vida na atualidade...

    ResponderExcluir
  3. Envie seu e-mail para navepad@netsite.com.br e/ou para o nosso editor de conteúdo deste blog padinhafranca@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. "Uma promoção realmente oportuna, levando em conta a violência que está em tudo quanto é lugar, na vida, na mídia, em tudo": a opinião foi mandada por Eric Azevedo, de Brasília (DF), produtor cultural e ator de teatro.

    ResponderExcluir
  5. "Importante este concurso porque mobiliza muita gente, nem que seja pelo valor do prêmio que pode faturar, para uma causa de tanto valor": a opinião é de Isabel Moreira, de Ribeirão Pires (SP), técnica em informática.

    ResponderExcluir
  6. "Uma alternativa interessante também para profissionais que queiram divulgar o seu trabalho": a msm nos foi enviada por Antônio Fernando, de Santos (SP), que se formou na ECA da USP mas trabalha no setor de educação.

    ResponderExcluir
  7. "Além de um bom prêmio e de projetar talentos, o concurso da Unesco é uma forma de se lutar pela paz": o comentário nos foi enviado por Nair Cerqueira, de São Paulo (SP), que trabalha com cultura alternativa.

    ResponderExcluir

Translation

translation