quarta-feira, 13 de maio de 2015

DE FRANCA PARA O MUNDO EMPRESA DE DESIGN, ARTE E ILUSTRAÇÃO AGORA TEM STUDIO NA CIDADE

Simbiosi é comandada por dois irmãos e mantém uma parceria com 18 artistas de todo país que assim formam com eles um coletivo de ilustração, arte coletiva na criação de designs originais



Fabrício Torres e Fabiano Torres, uma dupla de irmãos e de parceiros

A identificação, proximidade, colaboração mútua e relação afetiva estão no dia a dia de dois jovens irmãos gêmeos Fabrício e Fabiano, nascidos em Franca (SP). Este conteúdo está também na filosofia da Simbiosi, empresa de design que os dois dirigem juntos, cada um dedicado a um setor: Fabrício Torres é designer formado pela Faculdade de Desenho Industrial da Unesp, já o seu irmão Fabiano Torres é executivo que se formou em Sistema de Informação, também pela Unesp, ambos estudaram no campus de Bauru (SP). Fabiano foi trabalhar por uns tempos em grandes empresas em São Paulo mas agora com mais know-how voltou para junto de Fabrício no comando desta empresa que tem uma estrutura contemporânea no seu processo industrial, na sua operação que se baseia no uso da informática, da comunicação online e do e-commerce. Com o apoio deste coletivo de arte formado por 18 colaboradores que são profissionais de ilustração de variados estilos e de vários lugares, Fabrício e Fabiano hoje produzem basicamente camisetas personalizadas que fogem da padronização do pret a porter e das roupas de consumo graças à arte e à imagem que estampam e que comunicam mensagens ligadas ao ícones, mitos, símbolos e fatos da atualidade da cultura digital. Processadas por uma empresa que tem o sistema mais profissional de impressão e que é mais uma parceria nesta rede de colaboradores, as camisetas terceirizadas da Simbiosi além de produto único, se destacam pela originalidade e pela criatividade das mensagens, são mais do que vestuário ou moda, usam o mercado fashion em busca da qualidade de viver e do prazer visual, para não dizer beleza da vida. Comunicam atualidade, como se fosse cada camiseta um jornal de arte que a pessoa veste e sai da mesmice.


Cada camiseta que a Simbiosi produz é como se fosse um jornal de atualidade


Além dos 2 irmãos há uma rede coletiva de 18 ilustradores de vários estilos e lugares


Como fotógrafo e produtor cultural, que também já se dedicou a restauração, Fabrício Torres criou o conceito da marca Simbiosi inspirado também na arte indígena e na comunicação alternativa que vem sendo desenvolvida no país e no planeta desde a geração dos hippies dos anos sessenta e que agora com a Internet e a computação gráfica é algo que se completa e avança mais dentro agora da era globalizada e digitalizada como uma expressão mais original de cada pessoa. Os hippies diziam, "leia na minha camisa". Fabiano e Fabrízio dizem que cada camiseta transmite um pouco do que é cada pessoa, via mensagem visual, o tecido natural, a arte contemporânea. "A pessoa se expressa também pela forma como se veste e uma camiseta é como um outdoor pessoal", fala Fabrício Torres. Ele e Fabiano bem que podem também fazer outros produtos de design, como logomarcas, banners, kits, materiais para publicidade, ilustração de livros, letreiros e cartazes de programas de TVs, vídeos ou filmes. Já estão nestes dias desenvolvendo uma TV virtual como ponto de expansão da Simbiosi e de expressão de cada um dos dois, duas pessoas, dois cidadãos, sócios e irmãos. O desafio é o tempo, lojas de Curitiba, Rio, São Paulo, Jundiaí, Franca, São Bernardo, São Caetano, destas e de outras cidades, estão sempre encomendando novas camisetas, isso além, dos internautas que acessam o site www.simbiosi.com.br para visualizar e escolher estes produtos, gente de todas as regiões brasileiras. Já há um planejamento de exportação por causa da qualidade original das camisetas Simbiosi, que em menos de 5 anos já se consagraram como uma arte industrial brasileira. Fabiano cita o sucesso mundial da Theadlers, a maior empresa deste novo setor produtivo, ligado à busca de bem estar, indústria fashion de lazer, arte e cultura  tipo mais ecológica ou mais alternativa. "Não se trata só de mercado, existe um conteúdo a mais, um conceito maior em tudo o que fazemos na Simbiosi".


Momento em que Fabiano e Fabrízio eram entrevistados pelo repórter e ecologista Padinha


Na cidade natal de Fabiano e Fabrício existe uma loja (Cafuné) que comercializa as suas camisetas, assim como em outras 20 cidades, algumas já citadas aqui neste post. Os dois irmãos formam uma dupla. Mas não é de sertanejo nem de rock e sim de designer e...de futebol. Sim os dois quando crianças jogavam com amigos (um deles é o goleiro Paulo Vitor, do Flamengo, filho do jogador Vidotti, ex-Corinthians e ex´-Francana). Jogaram em times nas faculdades também e agora estão formando uma dupla de bola no Acácia Clube, um grupo informal de amigos, a maioria veteranos de futebol, como o pai deles (Wilsinho Torres): se encontram todos os sábados para uma boa pelada sem compromisso, para manter a forma e em busca da alegria de viver. Este lazer deixa Fabrício e Fabiano leves e soltos no dia a dia, para sem stress se dedicarem ao trabalho que está agora sendo centralizado num estúdio em Franca (SP), à rua Elivelton Antônio de Sousa, 4631, num bairro novo nas proximidades da AABB, que fica entre a Associação dos Servidores Municipais e uma pequena mata na região do córrego Espraiado, local com a tranquilidade que ainda sobrevive em alguns pontos duma cidade do interior. Fabrízio e Fabiano além de irmãos e de dupla são dois simbiontes associados (assim como todos os outros 18 artistas desse coletivo de ilustração chamado Simbiosi). Os dois se ligam na paz e na cultura visual, isso, em plena civilização da imagem, ou seja, têm muito potencial de caminho. Por fugirem dos erros e dos limites do consumismo, da artificialidade e da maior violência das grandes cidades Fabrício e Fabiano se unem ao povo do interior do país com a atualidade da arte digital, que é também uma linguagem contemporânea e uma ferramenta da hora para a criação do futuro. (Texto de Antônio de Pádua Padinha, fotos David Radesca, edição do blog Folha Verde News).


Wilsinho Torres entre seus dois filhos no studio Simbiosi

Fabrício e Fabiano trabalham lado a lado a criação das artes e do futuro


Fontes: www.simbiosi.com.br
             www.folhaverdenews.com


9 comentários:

  1. Em breve, Fabrício e Fabiano devem cuidar dos letreiros, legendas e artes do documentário Não-Violência X Fim do Mundo, que nosso editor Padinha está preparando para lançar num festival de filmes em Amasterdan na Holanda, no final de 2105.

    ResponderExcluir
  2. O potencial da criação da Simbiosi é muito amplo e a produção cultural e industrial destes dois irmãos e parceiros com certeza está avançando a arte contemporânea, o design e a cultura alternativa.

    ResponderExcluir
  3. Logo mais estaremos postando aqui nesta seção mais informações e comentários, aguarde a edição. E envie vv tb uma mensagemn para a redação do nosso blog navepad@netsite.com.br e/ou direto para o nosso editor de conteúdo padinhafranca@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. "Superinteressante o trabalho e a proposta profissional e de vida destes dois caras": o comentário é de Valdivino Franco, ecologista e técnico agrícola em área rural na região nordeste paulista.

    ResponderExcluir
  5. "Adorei a idéia destes meninos, numa próxima edição seria interessante você colocar algumas da artes criadas por eles": é a msm de Mariana Gonçalo, estudante da UFMG, que mora em BH e é de Montes Claros, Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  6. OK, Mariana, vamos postar nesta página e em outras matérias com esta equipe da Simbiosi uma ou mais artes deles, abraços e obrigado pela sugestão.

    ResponderExcluir
  7. "Muito bom o texto, os personagens, a proposta, esta realidade positiva também é Brasil, a gente se encanta com jovens assim que avançam a nossa população": o comentário é de Ari Santos, advogado em Niterói, no Rio de Janeiro, ligado a causas do movimento de cidadania carioca.

    ResponderExcluir
  8. "Beleza Padinha , atitude é tudo , parabéns à iniciativa da Simbiosi. Desejo o melhor a todos. Em frente": é o com,entário do músico e produtor cultural Edson Nardi (Nardão), via Facebook, ele que é de Franca e que atua em Ribeirão Preto (SP).

    ResponderExcluir
  9. "Beleza Padinha , atitude é tudo , parabéns à iniciativa da Simbiosi. Desejo o melhor a todos. Em frente": é o com,entário do músico e produtor cultural Edson Nardi (Nardão), via Facebook, ele que é de Franca e que atua em Ribeirão Preto (SP).

    ResponderExcluir

Translation

translation