quinta-feira, 7 de maio de 2015

SÓCRATES E DEMOCRACIA CORINTHIANA CELEBRADOS NA EXPOSIÇÃO SOBRE MOVIMENTO POPULAR DIRETAS JÁ EM SÃO PAULO

Exposição de 30 imagens que marcaram a Ditadura e a luta pela democratização no Brasil é evento de cidadania, de memória, de história e também de futebol no jogo da vida brasileira

Esta é uma das fotos que está na exposição destes dias na UGT na Avenida Paulista

Pesquisadores de história contemporânea, amantes da liberdade e do futebol estão transformando em sucesso a mostra de fotos sobre o ex-jogador Sócrates (líder do movimento Democracia Corintiana na década de 80), o jogador está sendo homenageado na exposição “30 anos da Redemocratização do Brasil”, promovida pela União Geral dos Trabalhadores (UGT), que começou em 1º de maio (Dia do Trabalho) e vai até 25 deste mês,nesta entidade na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo. O site da Gazeta Esportiva, o mais acessado por boleiros do Brasil, está destacando o projeto ao mesmo tempo cultural e futebolístico, que apresenta 30 painéis de fotos de momentos que marcaram a história do país durante a Ditadura Militar: entre as imagens, está uma de Sócrates, comemorando um gol pelo Corinthians com o punho fechado, simbolizando o movimento de protesto que estava na época rolando nas ruas, faculdades e também nos estádios: "Sócrates, a quem acompanhei como repórter em São Paulo nesta época, conseguiu fazer um meio de campo entre o movimento dos estudantes e dos chamados então "subversivos" com a massa torcedora de futebol, popularizando a luta pelas Diretas Já", relata por aqui no blog da cidadania e da ecologia Folha Verde News o nosso editor de conteúdo, Antônio de Pádua Padinha: "É justo que se faça a homenagem, a ele ao locutor e líder popular Osmar Santos e a todos os que batalhamos pelo estado de direito, algo que a população conquistou com muita luta e sacrifícios em 1986", comenta ainda Padinha, repórter e ecologista que edita nosso blog, ele foi preso político durante o governo ditatorial e nesta década agora foi anistiado pelo Ministério de Justiça, que reconheceu as prisões e censuras de que ele foi vítima: "Sócrates não chegou a ser preso só porque era ídolo popular, assim como Osmar Santos no rádio, Casagrande, Zenon, Juninho e Vladimir também companheiros de equipe dele ou como Gonzaguinha na música, o movimento Democracia Corinthiana criou o conceito de que eram urgentes as eleições diretas e a democratização e isso ajudou demais então o sucesso desta conquista dos jovens e do povo brasileiro".

"Futebol não se joga só com os pés mas principalmente com a cabeça" (definição de Sócrates que marca a arte da bola do Brasil, o Magrão e o Doutor, inteligente dentro e fora de campo, na vida

Além de ser destaque dentro de campo com a camisa do Corinthians, o ex-meia ficou famoso pelo envolvimento político. Ele participou ativamente de comícios e movimentos pelas “Diretas Já”, bem como da articulação pela emenda constitucional Dante de Oliveira, que pedia a redemocratização do país entre 1982 e 1986, o que começou a acontecer por volta de 1984, pouco após Dr. Sócrates, o médico jogador, brilhar na Seleção Brasileira dirigida por Telê Santana, que é até hoje top em termos de futebol-arte. "Ao lado de Wladimir, Casagrande e Zenon, Sócrates comandou a Democracia Corintiana entre os anos de 1982 e 1984. O movimento consistia em uma gestão dos atletas sobre as decisões dentro do clube, sendo um combate, na época, ao governo ditatorial que ainda persistia no país", escreve o redator do site da Gazeta.  Depois de brilhar por Botafogo-SP, Corinthians, Fiorentina, da Itália, Flamengo, Santos e Seleção Brasileira, o Doutor acabou morrendo em 2011, com 57 anos, por falência múltipla dos órgãos em decorrência de um choque séptico. A sua morte se deveu também a uma vida muita boêmia e a todo o stress que sofreu dentro e fora de campo na época ditatorial brasileira. Talvez, o último boêmio da arte da bola, Sócrates continua vivo e não só para os corinthianos, mas para todos os que amam o futebol, a democracia, a liberdade e vivenciam a cidadania através do esporte. 

Dr. Sócrates fez o meio de campo do futebol e do movimento popular pela democracia


Como jogador ele se consagrou ao lado de Zico na Copa de 82 pela arte da bola

Imagem de um dos primeiros comícios que mobilizaram a massa e derrubaram a Ditadura

A última foto de Sócrates pouco antes de morrer em 2011: vive até hoje na memória do Brasil

Fontes: www.gazetaesportiva.net
              www.folhaverdenews.com 

8 comentários:

  1. Logo mais estaremos postando nesta seção mais informações e alguns comentários e mensagens sobre esta pauta e sobre este personagem. Aguarde e confira.

    ResponderExcluir
  2. Mande vc tb a sua mensagem aqui prá redação do nosso blog de cidadania e de ecologia navepad@netsite.com.br e/ou pro nosso editor de conteúdo padinhafranca@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. "Futebol não se joga só com os pés mas principalmente com a cabeça" foi o que Sócrates me disse, para explicar seu estilo de jogar, mais na base da arte da bola do que da força física, um intelectual do esporte": é o que comenta Padinha, editor deste blog, que à época o entrevistou num treino no Parque São Jorge em SP para matéria do jornalismo da Globo.

    ResponderExcluir
  4. Estamos com alguns problemas técnicos nesta página hoje, logo voltaremos ao normal, inclusive nas abas e design.

    ResponderExcluir
  5. "Mesmo sem as abas e banners, esse blog pelo conteúdo é melhor do que a maioria na web": a mensagem (que agradecemos) nos foi enviada por Juliano Vieira, de Jaboticabal (SP), que informa ter um parentesco com Sócrates.

    ResponderExcluir
  6. "Mesmo sem as abas e banners, esse blog pelo conteúdo é melhor do que a maioria na web": a mensagem (que agradecemos) nos foi enviada por Juliano Vieira, de Jaboticabal (SP), que informa ter um parentesco com Sócrates.

    ResponderExcluir
  7. "Mesmo sem as abas e banners, esse blog pelo conteúdo é melhor do que a maioria na web": a mensagem (que agradecemos) nos foi enviada por Juliano Vieira, de Jaboticabal (SP), que informa ter um parentesco com Sócrates.

    ResponderExcluir
  8. "Eu mal conhecia Sócrates e este movimento popular pela democracia nos anos 80, conferi também o clip do Gonzaguinha, outro que morreu precocemente, foi mesmo uma época brava, os jovens hoje deveriam ser melhor informados sobre isso": o comentário é de Jakson Vitor, de Belo Horizonte (MG), que fará vestibular na UFMG.

    ResponderExcluir

Translation

translation