sexta-feira, 5 de junho de 2015

ATÉ ONTEM 1043 PESSOAS VISUALIZARAM ESTA MANIFESTAÇÃO ECOLÓGICA AQUI NO BLOG PELO DIA MUNDIAL DO AMBIENTE

Cerca de duas mil pessoas visitarão nosso blog nestes dias por causa do Dia Mundial do Meio Ambiente celebrado nesse 5 de junho em todo o planeta e por aqui também, evento criado pela Assembléia Geral das Nações Unidas (resolução XVII) em 1972 na Conferência Mundial na Suécia, tendo então como tema principal, o Ambiente Humano, o que é atual demais em 2015: o pouco que cada um de nós fizer pelo reequilíbrio socioambiental é algo de muito valor para nossa vida. Agora, aqui em nosso blog da ecologia, da cidadania e da não-violência a nossa pauta está sintetizada nessa pequena poesia a seguir, confira:




Você uma árvore na natureza da vida







não deixe que te arranquem da terra
sim você é uma árvore da última floresta
você morrendo a natureza morre
salve a vida que sobrevive 
dinossauro do futuro
a ecologia não será então mais um crime
mas a principal economia
na emoção sustentável 
de ser feliz na paisagem de Deus


você
uma última árvore
nós floresta
mundo dos homens


não morra e sim multiplique beleza

nesse caminho do caos

(Padinha)





Foto do Ipê de Cássio Freires, do chão seco e do Cerrado de David Radesca, a poesia é a mensagem de Antônio de Pádua Silva Padinha ao movimento dos que estão indo onde for nesse momento à luta ecológica/científica/cultural/de cidadania/pela não violência/pelo desenvolvimento sustentável, para criar o nosso futuro. Participe você também, envie sua foto, texto ou mensagem, clic em comentários e mande ver.



"As energias limpas no país, esperança de desenvolvimento sustentável" recado da SENP


"Me sinto uma planta à beira da lagoa poluída de São Paulo", diz a curitibana Clara Antunes



Moradores do Jardim das Paineiras em Franca (SP) também se manifestam

"A guerra pela água é amor pela natureza": msm de Maria Oliveira (Montes Claros, MG)



Gente do meio rural mandando fotos e msm que iremos postando aqui e nos comentários







Há os que lutam pela vida como esta árvore nativa aqui no meio do caminho



Fontes: www.onu.org.br

             www.folhaverdenews.com 

12 comentários:

  1. Estaremos hoje e amanhã postando outras palavras e outras imagens aqui nesta página: envie alguma sugestão, particpando assim dessa manifestação ecológica e cultural.

    ResponderExcluir
  2. Mande seu texto, poesia, foto ou comentário em mensagem aqui para a nossa redação navepad@netsite.com.br e/ou diretamente pro e-mail do nosso editor de conteúdo padinhafranca@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Participe, envie sua msm e aguarde logo mais nova edição.

    ResponderExcluir
  4. "Vou mandar só um olá: via a nossa natureza!": a msm nos foi enviada por José Manuel Santos, de Sorocaba (SP), técnico agrícola formado pela USP.

    ResponderExcluir
  5. "São dois sítios da família, um do lado do outro, a estradinha vicinal para ser construída teríamos que derrubar umas 6 árvores e um arvoredo de flor que minha mãe tinha plantado, Aí convenci meu irmão e irmã, gastamos um pouquinho mais, contornamos a estrada e não derrubamos nada. É a minha mensagem": quem nos envia é Júlio de Souza Vieira, de Brodósqui (SP), empresário na cidade e sitiante.

    ResponderExcluir
  6. "Aqui na região do Piracicaba, diminuíram os peixes, o volume das águas, os pescadores e as alternativas de alimento mais saudável e quase de graça para quem mora nas barrancas e na beiradas deste rio que é um marco no interior, mas sua condição me preocupa, ele ficará para a história de nossa gente e de nossa natureza?": é a mensagem superatual de José Cleo, engenheiro florestal formado pela Unesp e que pesca por lazer no Rio Piracicaba: "Em vez de peixe, o anzol às vezes traz lixo".

    ResponderExcluir
  7. "Oi, estava ouvindo um acústico do Dream Theatre e dando uma olhada na web, cai aqui nesta poesia da árvore. Eu também sou uma planta na beira do lago poluído de São Paulo. É a minha manifestação pro dia do ambiente, abraços": é a msm que recebemos de Clara Antunes, que é de Curitiba (PR) e estuda na ECA da USP em São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Recebemos por e-mail a versão digital do livro de contos de Oscar Kellner Neto, "Quilombo de Palmira": em breve, estaremos por aqui fazendo uma matéria sobre este trabalho deste cidadão de Franca (SP) que vive metade do seu tempo em Delfinópolis (MG), junto ao Rio Grande, na divisa entre São Paulo e Minas.

    ResponderExcluir
  9. Dois dos moradores do Jardim Paineiras e que ajudam a associação do bairro, mandaram para a gente matérias dos jornais Diário e Comércio da Franca com temas ambientais, como a foto da Paineira, que não deixaram ser derrubada, por ser histórica, junto à Rodovia Cândido Portinari.

    ResponderExcluir
  10. "Um poço qualquer, um açude ou uma lagoa, aproveite a nascentinha que tem na sua chácara ou na saída da sua cidade para fazer uma reserva que a seca de 2015 será pior do que a de 2014": é a foto e msm que nos envia o engenheiro agrônomo Dante Bassi, de Uberaba (MG).

    ResponderExcluir
  11. Recebemos uma foto que registra no litoral do Ceará um parque eólico, enviada nesta promoção de nosso blog pelo ecologista José Moreno, fundador da SENP, sociedade ecológica do nordeste paulista, em Pedregulho (SP), que criou o Parque Estadual das Furnas do Bom Jesus. A imagem é para valorizar esta energia sustentável.

    ResponderExcluir
  12. Maria Aparecida Silva Paula, professora de Português e Francês, em Franca (SP) sobre a data comemorada pelo blog nos mandou o que disse sobre isso o Papa Francisco: "A ecologia humana e a do ambioente caminham juntas".

    ResponderExcluir

Translation

translation