segunda-feira, 15 de junho de 2015

ESTÁ SENDO LANÇADO PELO IBICT O LIVRO VERMELHO DAS CRIANÇAS E DA FAUNA DO BRASIL

Livro informa e mobiliza crianças sobre espécies brasileiras ameaçadas de extinção



Num universo de 1.173 espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção, 50 foram selecionadas para o Livro Vermelho das Crianças, uma publicação que visa familiarizar o público infantil sobre o tema e que apresenta, de forma simples, gostosa e explicativa, os problemas que afetam a fauna brasileira.

O livro foi editado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e está disponível no Canal Ciência, portal de divulgação científica, em cooperação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Também no site Greenme você poderá baixar gratuitamente as 87 páginas de textos e de desenhos. As 50 espécies do livro representam os diferentes grupos taxonômicos e biomas e são espécies muito conhecidas como desconhecidas pelas crianças, como a arraia-aramaçá, a ararinha-azul, o tatu-bola, a fadinha, o pato-mergulhão, o tamanduá-bandeira, o balança-rabo-canela e o peixe-boi-marinho. As ilustrações que compõem o livro foram feitas por 76 crianças de diversas regiões do Brasil e as histórias, escritas por Otávio Maia e Tino Freitas, trazem humor e afeto e tentam despertar a afetividade no leitor e reforçar a relação de equilíbrio entre a fauna e o meio ambiente. O livro também traz explicações, curiosidade e citações de autores como Guimarães Rosa, Helmunt Sick, Manoel de Barros e Orlando e Cláudio Villas Bôas. Na página 9 do livro, há também um desenho feito por um dos filhos do naturalista britânico Charles Darwin no verso de uma das folhas do manuscrito original A Origem das Espécies, de 1859, livro que apresenta a teoria da evolução. "Em termos de motivação, superlegal a parte em que Messi e Neymar estão no ninho da Ararajuba". comenta por aqui no nosso blog da ecologia e da cidadania Folha Verde News o repórter e ecologista Antônio de Pádua Padinha, "elogiamos a Ibict por esta iniciativa de educação ambiental e de investimento cult numa mudança da atual realidade".


Uma realização que avança mudanças culturais na realidade de forma gostosa para a garotada



Otávio Maia, que é analista de Ciência e Tecnologia do Ibict e conteudista do Canal Ciência, explica que a ideia de um livro sobre as espécies ameaçadas surgiu em 2012, enquanto selecionava desenhos para outra publicação, o Vocabulário Ambiental Infantojuvenil. “Após me encantar com dezenas de desenhos feitos pelas crianças da Escolinha de Criatividade (Biblioteca Pública) sob a batuta da professora Beatriz Almeida e sua trupe docente liguei para Tino Freitas e disse algo como: ‘precisamos fazer um livro sobre as espécies ameaçadas de extinção. Temos desenhos sensacionais aqui!’” , disse a este profissional de arte.  O Livro Vermelho das Crianças não será comercializado, serão distribuídos também entre os participantes do Concurso de Desenhos Animais em Perigo, de onde as ilustrações do livro foram escolhidas. As instituições interessadas em utilizar ou distribuir, gratuitamente, o livro, deverão solicitar ao Ibict autorização de reprodução da obra original e arcar unicamente com os custos de impressão e distribuição. Segundo Maia, o Canal Ciência pode vir a editar outros livros para a garotada, abordando outros temas. "Produzir o livro foi tão desafiador e exaustivo quanto escrever ou adequar os textos lúdicos à luz da zoologia, da biologia da conservação e da divulgação científica”, analisou Otávio Maia.  Uma realização que pode mudar e avançar a realidade brasileira da ecologia, a partir de mudanças e avanços cults das novas gerações.



O livro pode ser baixado gratuitamente e tem até Messi e Neymar como personagens motivadores



Fontes: Instituto Brasileiro de Formação em Ciência e Tecnologia
              www.ambientebrasil.com.br
              www.greenme.com.br
              Agência Brasil
              www.folhaverdenews.com



8 comentários:

  1. Já recebemos por aqui mais informações e algumas mensagens que em seguida estaremos postando. Aguarde, confira e participe.

    ResponderExcluir
  2. Envie a sua mensagem para a redação do nosso blog também através do e-mail navepad@netsite.com.br e/ou direto por nosso editor de conteúdo padinhafranca@gamil.com

    ResponderExcluir
  3. "Um investimento cult na mudança na atual realidade de violência também contra a natureza": é a opinião do ecologista Padinha, da nossa equipe.

    ResponderExcluir
  4. "A criança e os bichinhos podem dar samba nessa iniciativa de muito valor do Canal Ciência, onde tinha visto falar sobre esse Livro Vermelho das espécies ameaçadas de extinção na fauna do país": é o comentário de Anísio Souza, de Cuiabá, Mato Grosso, que atua com turismo na região.

    ResponderExcluir
  5. "Vou tentar baixar este livro pelo site greenme, imprimir e distribuir prá meninada em meu bairro": é a msm que nos enviou Antônio Pedro, que mantém panificadora em São Paulo e mora no bairro da Aclimação.

    ResponderExcluir
  6. "Parece pouco mas não é, destacar 50 entre quase 2 mil espécies da fauna brasileira ameaçada de extinção já é mais do que suficiente para que as crianças entrem nessa luta, esse Livro Vermelho é também Verde": quem comenta é Ângelo Aparício, de Niterói (RJ), publicitário, diretor de arte.

    ResponderExcluir
  7. "Informação é o primeiro passo para a preservação ou mesmo também para a recuperação da ecologia perdida no país, as crianças precisam saber disso para se posicionarem na vida": quem comenta é a professora Fabíola Sanches, que atua na rede de ensino fundamental no interior de São Paulo, em Presidente Prudente.

    ResponderExcluir
  8. "Um material muito bom para as crianças que acaba também sensibilizando os adultos": o comentário é de Josué Almeida, que pretende fazer Biologia e nos envia um texto que compara alguns animais da fauna brasileira com alguns tipos de pessoas, que aproveitaremos numa primeira oportunidade.

    ResponderExcluir

Translation

translation