sexta-feira, 17 de julho de 2015

AS AUTORIDADES E A POPULAÇÃO DE FRANCA PRECISAM SE POSICIONAR DIANTE DAS DENÚNCIAS DO MP

QUESTÃO DE JUSTIÇA, DE CIDADANIA E DE VALOR ECOLÓGICO SERÁ AGORA PROCESSAR AS DENÚNCIAS DE CONTEÚDO AMBIENTAL E ÉTICO DO PROMOTOR PAULO BORGES CONTRA A PREFEITURA DE FRANCA


A justiça, a população e a história é que vão julgar o eventual crime, o Promotor Paulo Borges cumpriu a sua função constitucional ao denunciar eventuais irregularidades na licença ambiental da Cetesb aos Curtumes de Franca (via a sua associação, a Amcoa, tratamento com deficiências ainda no sistema de despoluição dos efluentes do curtimento do couro contendo inclusive cromo). Dr. Paulo Borges denuncia em cima de documentos como provas. Ao Prefeito de Franca e demais cinco citados no processo cabe a defesa ou a confissão. Já nós do movimento ecológico, científico e de cidadania questionamos algo mais: quando serão feitos investimentos e correções no sistema de despoluição das águas industriais dos curtumes de Franca? Isso é o que mais interessa a todos, até ao Ministério Público e à população da cidade e da região. Só mais um detalhe: lamentamos a falta de autoridade moral da classe política atual até também por aqui... E esperamos que o Senhor Prefeito se defenda no Fórum e não gastando mais ainda em outdoors de propaganda política na cidade, carente demais ainda de uma gestão pública sustentável em meio ambiente e na saúde da população. É urgente equilibrar os interesses econômicos e ecológicos para se atingir esta sustentabilidade, que passa também por uma gestão de cidadania, que só existe com o respeito às leis (também à legislação ambiental) e à ética nos atos das autoridades, o que foi o centro da denúncia do Dr. Paulo César Borges, do Ministério Público, propondo desta forma mudanças e avanços em nossa realidade. (Antônio de Pádua Padinha, repórter e ecologista, editor do blog)





Foto de Antônio Pádua Silva Padinha.
Adicionar legenda
Foto de Luan Saltori e Cássio Freires nas lagoas do sistema de tratamento da Amcoa, curtumes de Franca (SP)



E aqui um flash do que está rolando hoje no Facebook e em outras redes sociais

7 comentários:

  1. Logo mais estaremos postando aqui comentários e mais informações sobre esta pauta, também mensagens que recebemos por aqui no blog em 2013 quando discutimos a necessidade de melhorar e aperfeiçoar o sistema de tratamento dos efluentes industriais dos curtumes de Franca (SP).

    ResponderExcluir
  2. Como repórter e ecologista acompanhamos e estimulamos na mídia a instalação da Amcoa, cheio de esperança e de informações, inclusive com a presença em Franca do cientista ambiental italiano Giuseppe Conflero, mas este sistema deveria ter sido desde 1995 aperfeiçoado e receber mais investimentos, o que não vem acontecendo por parte do poder público em especial.

    ResponderExcluir
  3. Entre aqui nesta seção ou mande a sua mensagem ou informação ou comentário para a redação do blogo navepad@netsite.com.br e/ou direto pro nosso editor de conteúdo padinhafranca@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. "Acompanhei a série de reportagens que o Padinha fez na década de 90 sobre a necessidade de despoluir os curtumes, me lembro da entrevista histórica com este cientista da Itália, alertando já então sobre a urgência de despoluir, vejo agora aqui e no Facebook, bem como no jornal Comércio, as denúncias do Promotor Público sobre irregularidades na licença ambiental. Gostaria de ver a Prefeitura, os governos estadual e federal investirem e apoiarem os curtumeiros e a população para recuperar ao menos um pouco a ecologia de Franca": é o comentário que recebemos às 16h19 desta sexta-feira, enviado por José Eduardo, que é estudante de engenharia na Unesp e está de férias em Franca.

    ResponderExcluir
  5. "Os escândalos políticos estão cada vez mais se espalhando pelo Brasil, até nas pequenas e médias cidades como Franca, que eu tinha em conta como excelência no tratamento de água e esgoto, vejo agora que não é bem assim a realidade": a opinião está em e-mail que nos enviou de São Paulo o técnico em Informática Pedro Soares Pereira, que é do Rio de Janeiro e encontrou este blog em pesquisa no Google.

    ResponderExcluir
  6. "Cruel esta foto de poluição das águas feita em pleno 189º aniversário de Franca, a cidade do calçado...E escandalosa a denúncia de falsa licença ambiental da Cetesb dada aos Curtumes por intermediação do Prefeito, como li hoje na edição digital do jornal Comércio da Franca, a que fui levado por este post aqui neste blog que acesso sempre": a mensagem nos foi enviado por Geraldo Mariano, de Uberaba (MG) que esteve nestes dias em palestra na Universidade federal de Uberlândia sobre despoluição e desenvolvimento sustentável.

    ResponderExcluir
  7. "Existe o Lava Jato e pelo Brasil afora várias formas de propinas e de corrupção como agora vejo esta de Limpa Barra de poluidores, parabéns ao Ministério Público pelas denúncias": o comentário é de Eneide Pinheiro, que advoga no Fórum de São Paulo (SP).

    ResponderExcluir

Translation

translation