quarta-feira, 29 de julho de 2015

AS CIDADES BRASILEIRAS PODEM SE TORNAR MAIS ECOLÓGICAS? A SIEMENS ACREDITA QUE SIM

Desenvolvimento sustentável de megacidades pode inspirar nova realidade urbana no Brasil já agora em meio a uma realidade com problemas monstros?



Com tecnologias inovadoras, as megacidades podem conquistar esta chance de sustentabilidade, segundo o projeto urbano da Siemens, que planeja o aumento da qualidade de vida dos habitantes e ao mesmo tempo o corte de custos e gastos: mas, este avanço é possível?.. E as pequenas ou médias cidades, ficarão no passado e no caos?... Elas avançariam por acréscimo, pelo que também acredita um especialista da área, o engenheiro Manuel Moreira, de São Paulo, pesquisando este tema na USP: "As pequenas e médias cidades imitam as grandes e as megacidades e então, esta onda de sustentabilidade poderia ir se espalhando através de todo o universo urbano brasileiro, universo hoje mais preso ao passado e aos problemas, do que está realmente aberto a inovações e criação do futuro com maior qualidade de vida. Como dentro deste contexto pode entrar este projeto de sustentabilidade?...


Resultado de imagem para Megacidades Sustentáveis da Siemens
A busca de soluções urbanas sustentáveis equilibrando ecologia com economia          






O projeto da Siemens conceitua que a América Latina é a região mais urbanizada por aqui no mundo em desenvolvimento. Assim, com um know how de 110 anos de atuação no Brasil, esta empresa acredita existir um grande potencial para se criar desenvolvimento sustentável em megacidades do país e de toda a América Latina. Aproximadamente 80% da população do Brasil (hoje,196 milhões de habitantes) vivem em cidades. Os centros urbanos mais densamente povoados são: São Paulo, com uma população de 20,3 milhões de habitantes, e Rio de Janeiro, com aproximadamente 11,4 milhões. Essa urbanização crescente está forçando as cidades por aqui e em outros países a tornarem as suas infraestruturas mais eficientes e sustentáveis em áreas como fornecimento de eletricidade e smart grid (redes inteligentes de transmissão e distribuição de energia com uso de comunicação digital até com consumidores finais), além, de edifícios verdes. Por causa dos próximos grandes problemas atuais, as soluções de segurança também estão se tornando cada vez mais necessárias e cada vez mais urgentes. Em cima destes fatos se embasa o projeto Siemens de cidades mais ecológicas. Em busca de solução para desafios como violência, poluição, surto de doenças, sofrimento da população.


Resultado de imagem para Megacidades Sustentáveis da Siemens
Ampliar a condição humana de vida faz parte do equilíbrio econômico e ecológico da grande cidade



A história ou o know how da empresa que propõe este desafio monstro



9 comentários:

  1. Dentro do movimento ecológico, científico e de cidadania rola um slogan criando pelo nosso editor, se nós não criarmos o futuro, ele não existirá. Este tema tem tudo a ver agora com o projeto da Siemens que estamos postando hoje aqui no blog.

    ResponderExcluir
  2. Logo mais estaremos postando mais informações e comentários ou mensagens aqui nesta seção, aguarde, participe e confira.

    ResponderExcluir
  3. Você pode entrar direto aqui nesta seção ou então enviar o seu comentário para a redação do nosso blog navepad@netsite.com.br

    ResponderExcluir
  4. Outra opção é enviar sua mensagem diretamente pro e-mail do nosso editor de conteúdo padinhafranca@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. "Por mais utópico que possa parecer, planejar megacidades sustentáveis na verdade já é algo urgentemente necessário, não sei se nesta geração atual vamos conseguir este avanço diante do volume dos problemas que todos sofremos agora": é o primeiro e-mail que recebemos sobre o nosso post de hoje, mandado do Rio de Janeiro (RJ) por Paula Santos, que diz ter "adorado o desafio da Siemens, porque quanto maior o desafio, mais crescemos". Paula atua na área de educação ambiental no Rio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Contataram nosso editor 5 jovens que formam uma equipe de automação em empresa de Engenharia em Jundiaí (SP), eles informaram após conhecerem o nosso tema no blog hoje que já haviam realizado um trabalho terceirizado para a Siemens e que iriam analisar em profundidade esta matéria de hoje.

      Excluir
  6. "Tudo que se trata de inovação tecnológica me interessa e esta proposta da Siemens é superboa": o comentário foi de José Eduardo, de São Paulo (SP), que estuda na USP.

    ResponderExcluir
  7. Contataram nosso editor 5 jovens que formam uma equipe de automação em empresa de Engenharia em Jundiaí (SP), eles informaram após conhecerem o nosso tema no blog hoje que já haviam realizado um trabalho terceirizado para a Siemens e que iriam analisar em profundidade esta matéria de hoje.

    ResponderExcluir
  8. "Essa empresa Siemens tem sempre coisas boas, inclusive fiquei sabendo do Prêmio Inovação que terá quatro opções, Futuro da indústria, uma outra é Infraestrutura Inteligente, outra Energia Limpa e um concurso sobre idéias sustentáveis para a Saúde": a mensagem nos veio de Piracicaba (SP) e vamos analisar o texto sobre este concurso, nos foi mandada por Almir Souza, metalúrgico.

    ResponderExcluir

Translation

translation